Buscar

fisiologia

Prévia do material em texto

Disc.: FISIOLOGIA INTEGRATIVA DO CORPO HUMANO   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para manter o meio interno dentro da faixa de normalidade, nosso organismo realiza vários processos orgânicos. Por exemplo, quando a pressão arterial eleva-se,  sinais são enviados para o bulbo a fim de diminuir a frequência cardíaca, a força de contração do coração e promover vasodilatação periférica. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai.
O mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de:
		
	 
	b. Feedback negativo (retroalimentação negativa)
	
	e. feedback positivo (retroalimentação positiva)
	
	d. Irritabilidade
	
	c. Metabolismo
	
	a. Ciclo cardíaco
	Respondido em 08/04/2021 22:39:47
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A membrana plasmática é constituída, basicamente, por uma bicamada de fosfolipídios associados a moléculas de proteína. Essa estrutura delimita a célula, separa o conteúdo celular do meio externo e possibilita o trânsito de substâncias entre os meios intra e extracelular.
		
	 
	e) No transporte ativo, ocorre a passagem de substâncias por proteínas de membrana com gasto de energia.
	
	b) A difusão facilitada é o transporte de substâncias pela membrana com o auxílio de proteínas transportadoras e gasto de energia.
	
	d) Uma membrana permeável à substância A possibilitará o transporte dessa substância para fora da célula, desde que exista ATP disponível.
	
	c) A osmose é a passagem de substâncias através da membrana plasmática em direção à menor concentração de solutos.
	
	a) A passagem de substâncias através da membrana plasmática, utilizando proteínas transportadoras é denominada difusão simples.
	Respondido em 08/04/2021 22:41:02
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em um sarcômero do músculo-esquelético, o filamento de actina é constituído por actina filamentosa, que é formada por dois filamentos de actina globulares  entrelaçados, por moléculas de tropomiosina fixadas sobre a actina filamentosa, e por molécula de troponina  fixada ao complexo tropomiosina-actina em intervalos de cada 7 actinas globulares. Assinale a alternativa que relata aonde o filamento de actina encontra-se ancorado no sarcômero e indica sua constituição predominante.
		
	
	Anconrados na miosina que é constituída de valina e isoleucina
	
	Anconrados nas miofibrilas que são constituídas de ATP
	 
	Ancorados na linha Z que é constituída de alfa actinina
	
	Ancorados na tropomiosina que é constituída de troponina
	
	Ancorados na tintina que é constituída de nebulina
	Respondido em 08/04/2021 22:42:31
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando uma pessoa apresentar uma lesão ao nível do bulbo, qual distúrbio provável de ocorrer:
		
	
	e) na temperatura corporal
	
	c) no sono
	 
	a) na respiração
	
	b) na audição
	
	d) na fome e saciedade
	Respondido em 08/04/2021 22:43:55
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando uma pessoa está em uma situação de emergência ou perigo, ou num momento de estresse mental, poderemos identificar o aumento do hormônio:
		
	
	D) Acetilcolina
	
	B) corticotrofina
	 
	E) Noradrenalina
	
	A) tiroxina
	
	C) gonadotrofina
	Respondido em 08/04/2021 22:44:59
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A manutenção da pressão arterial em níveis de constância relativa, representa um dos mais importantes mecanismos de preservação da homeostase em seres humanos. Para tanto, o tônus vascular recebe influências neuro-endócrinas e locais derivadas do endotélio vascular, em conjunto com outras provenientes das próprias hemácias que podem secretar óxido nítrico ou ATP para produzir resposta de vasodilatação dependente de endotélio. Rins e coração, também secretam hormônios envolvidos no controle da eliminação ou absorção de água nos túbulos renais, e contribuem diretamente para regular a pressão arterial em seres humanos. A esse respeito, o baro-reflexo representa importante mecanismo autonômico de controle da pressão sanguínea. Assinale o mecanismo envolvido neste processo.
		
	
	Reduções da pressão arterial são sentidas por barorreceptores localizados no seio carotídeo e aorta, que aumentam a frequência de disparos de neurônios aferentes que inervam a região ventro-lateral da medula cauldal (CVLM) no bulbo do tronco encefálico. A ativação do CVLM, eleva a atividade da região ventro-lateral da medula rostral (RVLM), responsável pelo controle da atividade da cadeia de neurônios simpáticos e induz aumento da frequência cardíaca e do tônus vascular noradrenérgico
	
	Aumentos da pressão arterial são sentidos por barorreceptores localizados no seio carotídeo e aorta, que reduzem a frequência de disparos de neurônios aferentes que inervam a região ventro-lateral da medula cauldal (CVLM) no bulbo do tronco encefálico. A menor ativação do CVLM, eleva a atividade da região ventro-lateral da medula rostral (RVLM), responsável pelo controle da atividade da cadeia de neurônios simpáticos e induz aumento da frequência cardíaca e do tônus vascular noradrenérgico
	 
	Aumentos da pressão arterial são sentidos por barorreceptores localizados no seio carotídeo e aorta, que aumentam a frequência de disparos de neurônios aferentes que inervam a região ventro-lateral da medula rostral (RVLM) no bulbo do tronco encefálico. A ativação do RVLM, inibe a atividade da região ventro-lateral da medula caudal (CVLM), responsável pelo controle da atividade da cadeia de neurônios parassimpáticos e induz aumento da frequência cardíaca e do tônus vascular noradrenérgico
	
	Reduções da pressão arterial são sentidas por barorreceptores localizados no seio carotídeo e aorta, que reduzem a frequência de disparos de neurônios aferentes que inervam a região ventro-lateral da medula cauldal (CVLM) no bulbo do tronco encefálico. A menor ativação do CVLM, reduz a atividade da região ventro-lateral da medula rostral (RVLM), responsável pelo controle da atividade da cadeia de neurônios simpáticos e induz diminuição da frequência cardíaca e do tônus vascular noradrenérgico
	 
	Aumentos da pressão arterial são sentidos por barorreceptores localizados no seio carotídeo e aorta, que aumentam a frequência de disparos de neurônios aferentes que inervam a região ventro-lateral da medula cauldal (CVLM) no bulbo do tronco encefálico. A ativação do CVLM, inibe a atividade da região ventro-lateral da medula rostral (RVLM), responsável pelo controle da atividade da cadeia de neurônios simpáticos e induz redução da frequência cardíaca e do tônus vascular noradrenérgico
	Respondido em 08/04/2021 22:46:46
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual condição irá resultar em um coração dilatado e flácido?
		
	
	Aumento da concentração de noradrenalina no sangue
	 
	Excesso de íons potássio no sangue
	
	Excesso de íons cálcio no sangue
	
	Excesso de íons sódio no sangue
	
	Aumento da estimulação simpática
	Respondido em 08/04/2021 22:50:25
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A velocidade dos movimentos respiratórios aumenta quando, no sangue, a concentração:
		
	
	e) da carboemoglobina permanece constante
	 
	c) de CO2 é alta
	
	b) da carboemoglobina diminui
	
	a) da ureia aumenta
	
	d) da oxiemoglobina é elevada
	Respondido em 08/04/2021 22:51:48
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
		
	
	A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
	 
	A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
	
	A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismonecessita para sobreviver.
	
	As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.
	
	A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
	Respondido em 08/04/2021 22:56:02
	
	Explicação:
É no duodeno que ocorre grande parte da digestão do quimo, enquanto no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Sendo assim, a remoção do duodeno seria mais drástica.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A fim de transportar e processar água e nutrientes, e ainda excretar substâncias que não foram completamente transformados pelos processos químicos e mecânicos, o trato digestório, costuma ser descrito como um tubo que se estende desde a boca até o ânus. A esse respeito assinale a opção que descreve as fases da deglutição
		
	
	Fase lingual, fase laríngea, fase esofágica
	
	Fase traqueal, fase esofágica, fase intestinal
	 
	Fase oral, fase faríngea, fase esofágica
	
	Fase bucal, fase laríngea, fase estomacal
	
	Fase estomacal, fase intestinal, fase anal
	Respondido em 08/04/2021 22:58:37

Continue navegando

Outros materiais