Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE- A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A2- TEORIA DA CONTABILIDADE
1) Dentre as definições apresentadas no CPC 00 elencadas abaixo, reflita qual delas representa nitidamente as origens de recursos próprios da entidade.
a) As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade.
b) Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. 
c) A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade.
d) Um ativo deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros, dele provenientes, fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.
e) Um passivo deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.
Questão 2
Quando constituídas, as organizações começam a desenvolver transações diferenciadas, que vão desde investimentos no ativo imobilizado, às aplicações de recursos nas atividades operacionais como operações mercantis, operações financeiras e operações com pessoal. Quanto ás operações com pessoal pode-se dizer que:
A) Corresponde às atividades originárias da relação de empregador com a legislação vigente, previstas, disciplinadas e resumidas no relatório chamado orçamento anual.
B) Correspondem às atividades originárias da relação de empregado, somente,, previstas e disciplinadas na legislação trabalhista e resumidas no relatório chamado Folha de Pagamento.
C) Corresponde às atividades originárias da relação de emprego temporárias, previstas e disciplinadas na legislação trabalhista e resumidas no relatório chamado Folha de Pagamento.
D) Corresponde às atividades originárias da relação de empregador e empregado, previstos e disciplinados na legislação trabalhista e resumidas no relatório chamado Folha de Pagamento.
E) Corresponde às atividades originárias da relação de empregador, somente, previstas e disciplinadas na legislação trabalhista e resumidas no relatório chamado Folha de Pagamento.
Questão 3
 Princípio Contábil da Resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade que determina que os efeitos das transações ocorridas nas entidades devem ser reconhecidos nos períodos a que se referirem, mesmo que não haja o recebimento ou o pagamento desses eventos. Dessa forma, pressupõe-se haver a simultaneidade da confrontação entre despesas e receitas. Esse princípio é: 
A) Continuidade.
B) Entidade.
C) Prudência.
D) Competência.
E) Oportunidade.
Questão 4
Determinada empresa adquiriu matéria-prima para produzir cadeiras que fabrica e comercializa. O custo da matéria-prima foi de $ 10.000. Além do valor da matéria-prima, incorreram custos de importação no valor de $ 2.000, de transporte da mercadoria no valor de $ 800 e seguros no valor de $ 1.000. Considerando que não havia estoques na empresa e que toda a mercadoria comprada foi transformada, e que, para produzir a mercadoria a empresa gastou $ 4.000 de mão de obra direta e mais $ 800 relativos aos custos indiretos de fabricação, calcule o valor a ser contabilizado como estoque de produto acabado.
A) $ 16.000
B) $ 14.000
C) $ 17.000
D) $ 10.000
E) $ 18.600
Questão 5
Conforme a Resolução CFC 1.374/20111, a maioria dos usuários utiliza as demonstrações contábeis para tomar decisões econômicas, entre elas:
A) Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais.
B) Determinar políticas sociais e não tributárias.
C) Avaliar a capacidade da entidade pagar seus empregados sem proporcionar outros benefícios.
D) Avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, porem indiferente quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas.
E) Recuperar com base nos riscos os recursos financeiros emprestados a entidade.
Questão 6
O reconhecimento da profissão contábil se deu quase cem anos depois da chegada da contabilidade no Brasil. Em que momento isso aconteceu? 
A) Com a adoção do pensamento contábil da Escola Norte-Americana pelo Brasil.
B) Com a obrigação da adoção do método das partidas dobradas pelo Rei D. João VI.
C) Com o movimento dos guarda-livros e surgimento da primeira escola contábil.
D) Com a obrigação de publicação dos balanços e escrituração cronológica dos fatos.
E) Com a adoção do pensamento contábil da Escola Patrimonialista de Masi.
Questão 7
Segundo Luz (2015), A verdadeira contabilidade preza a continuidade. O regime de competência para receitas e despesas e o controle patrimonial fornecerão aos dirigentes instrumentos de gestão vitais. O lançamento da receita de impostos pelo ano de competência (independente de o contribuinte ter feito o recolhimento) vai permitir que a gestão contábil tenha uma previsão do total a ser auferido. O mesmo vale para despesas, que serão contabilizadas pelo ano em que deveriam ter sido feitas. 
Analisando a imagem abaixo apresente e tendo uma visão sistêmica da contabilidade. Em outras palavras queremos dizer que a contabilidade cresceu e passou a ser uma ciência deixando de ser apenas controle de contas a pagar e a receber. 
Essa nova visão foi a adoção, pela iniciativa privada, de princípios contábeis convergentes às normas internacionais de contabilidade, mas, pergunta-se: porque? Para que? E para quem? Responda apresentando exemplos.
Questão 8
O estudo da Teoria da Contabilidade mostra que a contabilidade tem acompanhado de alguma maneira a evolução histórica da humanidade. Sintetize com as suas palavras o surgimento da contabilidade desde 10.000 a.C. até o ano de 1494 d.C.
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização. O surgimento da contabilidade se deu na necessidade do homem em calcular suas riquezas e evidenciar suas conquistas utilizando técnicas específicas, que foram sendo aperfeiçoadas e especializadas.
Com o tempo, as gravuras foram dando lugar para documentos onde se registravam informações de bens, uso de materiais e contagem de animais.
Em 1494 surge o método das partidas dobradas que consiste no entendimento de que para cada devedor existe um respectivo credor. dessa forma, cada débito corresponde a um crédito de igual valor.
Hoje, a Contabilidade tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio e no controle empresarial.

Continue navegando