Buscar

Ana Carolina Ribeiro -Atividade 3

Prévia do material em texto

Como os agentes econômicos tomam decisões
 
1- Como os agentes econômicos tomam decisões?
 Eles tomam decisão a partir de escolhas, levando em consideração seus benefícios e custo (pensando na margem). As pessoas reagem também a incentivos o que as influencia a mudarem suas escolhas e deste modo, a alteração dessas variáveis altera o comportamento desta decisão.
Quais são estes agentes? 
Os agentes econômicos são famílias (consumidores), empresa, estado e o resto do mundo que são conjuntos de pessoas com operações de trocas de bens e serviços entre países, através das suas ações fazem o sistema econômico funcionar.
2- Decisões sujeitas a que tipo de restrições?
 As restrições são os fatores que limitam as organizações de ter aquilo que desejam. Ela pode ser, por exemplo, um uma falha no processo de produção, ou de equipamento, um concorrente, o preço como no caso da oferta e demanda. Esses gargalos são mecanismos, recursos, métodos ou ferramentas que não são capazes de atender a demanda à qual são submetidos. Dessa forma, eles representam pequenas falhas para a organização e prejudicam o seu desempenho como um todo.
3- Como tais decisões ou escolhas afetam o sistema
Econômico? 
Como os recursos disponíveis são limitados às decisões/escolhas afetam o sistema econômico a fim de 
determinar como escolher entre os bens existentes a fim de que os mesmos não venham a faltar, portanto é necessário decidir o que o que, Quanto, Como e Para Quem produzir Influenciando assim na oferta e demanda. Essas decisões afetam o sistema econômico na oferta e demanda, por exemplo, ao escolher consumir mais um produto do que outro. Tais escolhas acabam afetam o sistema econômico influenciando na formação dos preços
4- Como pode o governo influenciar em tais
decisões? 
O governo influencia para corrigir as falhas de mercado. Com o objetivo de maximização e bem-estar geral da população. Proporcionando a eficiência (otimização da produção, do uso e alocação dos recursos sejam eles matéria-prima ou capital) e a equidade (redistribuição da renda). 
O mercado possui suas imperfeições e deste modo, a fim de regular a interação entre famílias e empresas o governo pode influenciar promovendo medidas para estabilizar a economia agindo nas falhas de mercado, objetivando a maximização e bem-estar geral da população, garantindo o poder de compra do consumidor, uma concorrência mais justa, o comprimento de regras, entre outros que juntos proporcionam a eficiência e equidade

Continue navegando