Buscar

Documento (14)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Itamar Sacks (1372479)
	
	Disciplina:
	Fundamentos de Hidráulica e Hidrometria (ECE09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670518) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29377129
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No escoamento de líquidos pode ocorrer a redução da pressão local na linha de sucção ou dentro da bomba centrífuga. Se a pressão na sucção reduzir a um valor abaixo da pressão de vapor (saturação) do líquido na dada temperatura, o líquido ferve e forma as bolhas de cavitação nestes locais. Estas bolhas sofrem colapso (implosão) quando atingem regiões de pressões maiores dentro da bomba, o que prejudica a operação do sistema e danifica a bomba. Com base no fenômeno de cavitação, defina e explique qual é o efeito das perdas de carga na sucção no cálculo do parâmetro NPSH disponível e o que pode ser executado para aumentar o valor do NPSH disponível com base nas perdas de carga de sucção.
	
	Resposta Esperada:
Tubulações rugosas, conexões e válvulas na linha de sucção atuam como resistências à passagem do líquido em direção à bomba. O atrito e a presença de acessórios na tubulação aumentam as perdas de carga do fluido, reduzindo o valor do NPSH disponível do sistema.
Portanto, o valor das perdas de carga na sucção deve ser o menor possível. A melhor maneira de se reduzir perdas de carga na linha de sucção é aumentando o diâmetro da tubulação. Essa ação diminui o atrito do líquido com a parede do tubo em função da redução da velocidade de escoamento, além de reduzir a influência das rugosidades da superfície interna do tubo sobre o líquido.
Com o objetivo de aumentar o valor do NPSH disponível do sistema e evitar a ocorrência de cavitação na bomba, podem ser adotadas as seguintes ações associadas ao termo de perdas de carga na sucção:
- Aumentar o diâmetro da tubulação de sucção.
- Reduzir o número de acessórios instalados na tubulação de sucção.
- Reduzir a viscosidade do líquido com aquecimento (esta ação aumenta a pressão de vapor do líquido).
- Quando possível, utilizar tubos novos ou com baixa rugosidade.
	2.
	O enunciado geral do teorema de Bernoulli pode ser descrito da seguinte maneira: "Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia (H), em qualquer ponto de uma linha corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos." Assim, podemos identificar as linhas de carga (energia) e piezométrica em um escoamento permanente de fluido. A linha piezométrica (LP) une as extremidades das colunas piezométricas, sendo representada pela soma dos termos de carga de pressão e de elevação (posição), expressando assim, a altura do fluido nas tubulações. Acrescentando-se os valores da altura de carga cinética, obtém-se a linha de carga ou de energia (LE). Portanto, a linha de carga representa a energia total do fluido, ou seja, as três cargas (velocidade, pressão e posição). Com base nas representações gráficas da linha piezométrica e linha de carga (energia) utilizadas para um ilustrar as cargas de um sistema de escoamento de fluido da figura a seguir, explique por que a linha de energia (LE) não intercepta o fluido da mesma forma que a linha piezométrica (LP) na saída da tubulação.
	
	Resposta Esperada:
Na saída de um tubo, a carga da pressão (manométrica) é zero, pois o tubo está aberto à pressão atmosférica e, portanto, a LP coincide com o fluido na saída da tubulação. Entretanto, a LE ainda é mais alta do que a LP por um valor equivalente a carga cinética neste ponto, uma vez que o jato de fluido está saindo do bocal do tubo a uma dada velocidade. A linha de energia (LE) está sempre separada e acima da linha piezométrica (LP) por uma distância equivalente à carga cinética (velocidade) quando o fluido está escoando.
Recordamos que a Linha Piezométrica (LP) é a soma das cargas de posição (elevação) e de pressão e a Linha de Energia (LE) é a soma das cargas de posição (elevação), pressão e cinética.
Parte inferior do formulário

Continue navegando