Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual - Fundamentos de Hidráulica e Hidrometria - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

20/03/2024, 15:31	about:blank
Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:956054) Código da prova: 77044121
Disciplina: Fundamentos de Hidráulica e Hidrometria (ECE09) Período para responder: 05/03/2024 - 20/03/2024
Peso: 2,00
1 - No escoamento de líquidos pode ocorrer a redução da pressão local na linha de sucção ou dentro da bomba centrífuga. Se a pressão na sucção reduzir a um valor abaixo da pressão de vapor (saturação) do líquido na dada temperatura, o líquido ferve e forma as bolhas de cavitação nestes locais. Estas bolhas sofrem colapso (implosão) quando atingem regiões de pressões maiores dentro da bomba, o que prejudica a operação do sistema e danifica a bomba. Com base no fenômeno de cavitação, defina e explique qual é o efeito das perdas de carga na sucção no cálculo do parâmetro NPSH disponível e o que pode ser executado para
aumentar o valor do NPSH disponível com base nas perdas de carga de sucção.
	Minha Resposta: Tubulações, valvulas e conexões são um obstáculo para a passagem livre do liquido até a bomba. O atrito que é gerado por esses acessórios aumenta a perda de carga, o que, diminui o NPSH do sistema. Para minimizar a perda de carga, pode-se aumentar o diâmetro do tubo, diminuir o número de dispositivos na tubulação e diminuir a viscosidade do liquido, assim reduzindo o atrito e melhorando a velocidade de escoamento.
	Resposta Esperada: Tubulações rugosas, conexões e válvulas na linha de sucção atuam como resistências à passagem do líquido em direção à bomba. O atrito e a presença de acessórios na tubulação aumentam as perdas de carga do fluido, reduzindo o valor do NPSH disponível do sistema. Portanto, o valor das perdas de carga na sucção deve ser o menor possível. A melhor maneira de se reduzir perdas de carga na linha de sucção é aumentando o diâmetro da tubulação. Esta ação diminui o atrito do líquido com a parede do tubo em função da redução da velocidade de escoamento, além de reduzir a influência das rugosidades da superfície interna do tubo sobre o líquido. Com o objetivo de aumentar o valor do NPSH disponível do sistema e evitar a ocorrência de cavitação na bomba, podem ser adotadas as seguintes ações associadas ao termo de perdas de carga na sucção: - Aumentar o diâmetro da tubulação de sucção. - Reduzir o número de acessórios instalados na tubulação de sucção. - Reduzir a viscosidade do líquido com aquecimento (esta ação aumenta a pressão de vapor do líquido). - Quando possível, utilizar tubos novos ou com baixa rugosidade.
2 -
[Laboratório Virtual – Canal Aberto] Em uma das práticas do laboratório virtual desta disciplina, você conheceu detalhes sobre o escoamento de líquidos em canal aberto e suas aplicações na Engenharia.
Considere um canal aberto utilizado para transportar água. Com o passar do tempo, técnicos observaram que, devido à alta vazão de água, os taludes do canal estão sofrendo erosão.
Quais são as medidas que podem ser adotadas para diminuir a erosão?
Minha Resposta: Posicionar barreiras no canal para que tenha um ressalto hidráulico e diminuir a velocidade da água. Pode-se também ter a implantação de vegetação, que com o aumento da matéria organica irá diminuir a velocidade da água.
Resposta Esperada: Colocar obstáculos no fundo do canal para causar um ressalto hidráulico e assim alterar avelocidade da água. Uma possível solução é a introdução de obstáculos na montante do localonde está ocorrendo a erosão e, desta maneira, causar o ressalto hidráulico e uma diminuição davelocidade com o aumento do nível de água. Essa ação reduz o efeito de erosão na superfície dotalude pelo fluxo intenso e alta velocidade de água.
about:blank	1/1

Outros materiais