Buscar

CAP 1 PSICOLOGIAS - UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
ATIVIDADES
1. Você leu no texto que existem a Psicologia Científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.
Ao atravessar uma rua, ao dirigir um carro mantendo uma distância segura de um carro para o outro, chá de camomila acalma, chá de boldo é bom para o estomago, chá de quebra pedra e bom para os rins. 
2. Conversem sobre a Psicologia Científica – sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões: 
A psicologia científica se baseia em ciência, compreensão teórica e pesquisas, mas o senso comum se baseia na experiência e raciocínio. Esta é a principal diferença entre as duas palavras. https://psicoativo.com › 2016/09 › diferenças entre-psicol. Sua matéria prima é o homem.
A psicologia estuda os pensamentos, sentimentos e razão, ou seja, são os processos mentais. A psicologia deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”
a) Qual é a matéria-prima da Psicologia? O homem. É o ser humano em sua totalidade, e todas as seus expressões.
b) O que é subjetividade? A Subjetividade é a síntese singular e individual do homem, ao longo da vida temos experiências e vivências, isso contribui para a formação dos nossos valores e crenças. A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade – é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana. 
Nossa matéria-prima, portanto, é o ser humano em todas as suas expressões, as visíveis (o comportamento) e as invisíveis (processos psíquicos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o ser humano-corpo, ser humano-pensamento, ser humano-afeto, ser humano-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade. (UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA) 
c) Por que a subjetividade não é inata? Ele a constrói aos poucos, a partir do nascimento, apropriando-se do material do mundo social e cultural (a expressão subjetiva coletiva), e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre o mundo, ou seja, é ativo na sua construção. Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio.
d) Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia Científica? A psicologia científica trabalha com a ciência e as praticas místicas não tem comprovação cientifica, ela acredita na existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material. 
3. Verifiquem quantas pessoas do grupo já procuraram práticas adivinhatórias. A partir da leitura do texto, discutam a experiência, e ao final, diferenciem essas práticas das práticas e do saber da Psicologia.
Algumas pessoas acreditam em adivinhações e devemos respeitar o direito do ser humano, o tarô, a astrologia, a quiromancia, a numerologia, entre outras práticas adivinhatórias e/ou místicas. Alguns casos mudaram a forma de agir ou até superaram uma depressão depois de verem nelas a resposta ou a revelação da sua vida.
Esses saberes não estão no campo da Psicologia, mas podem se tornar seu objeto de estudo.
Essas não são práticas da Psicologia. São outras formas de saber sobre o humano que não podem ser confundidas com a Psicologia, pois: 
Não são construídas no campo da ciência a partir do método e dos princípios científicos,
 Porém não se deve misturar a Psicologia com práticas adivinhatórias ou místicas com base em pressupostos diversos e opostos ao da Psicologia.

Continue navegando