Buscar

LITERATURA BRASILEIRA I - aula 2

Prévia do material em texto

LITERATURA BRASILEIRA I
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0637_EX_A2_202001128239_V1 
	17/03/2021
	Aluno(a): 
	2021.1 EAD
	Disciplina: CEL0637 - LITERATURA BRASILEIRA I 
	202001128239
	
	 
		1
          Questão
	
	
	.(UnB ¿ 2016)
A feição deles é serem pardos, maneira de  avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir  ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. 
    Os cabelos seus são corredios.(...). E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte para detrás, uma espécie de cabeleira de penas de ave amarelas, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço  e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena e pena, com uma confeição branda como cera (mas não o era), de maneira que a cabeleira ficava mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar.
Silvio Castro. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1985 (com adaptações)
Tendo o trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O texto de Caminha é relevante por seu caráter histórico ¿ o registro da chegada dos portugueses ao Brasil.
	
	 A carta de Caminha apresenta certa qualidade literária, presente, por exemplo, na exposição da subjetividade do autor, das suas impressões e surpresas.
	
	A linguagem da Carta extrapola a linguagem usualmente empregada em um relatório.
	 
	No trecho é perceptível o interesse dos portugueses por ouro e pedras preciosas.
	
	O trecho  ilustra a descrição feita por Caminha dos habitantes que se encontravam em terras brasileiras.
	Respondido em 17/03/2021 14:01:12
	
Explicação:
Embora seja perceptível o interesse dos portugueses por ouro e pedras preciosas, tal aspecto não se encontra no trecho transcrito.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A Carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel é considerada a Certidão de nascimento do Brasil porque
		
	
	foi o primeiro texto escrito por um brasileiro.
	
	foi o primeiro texto escrito em língua portuguesa
	
	constitui-se em documento de posse das terras.
	 
	por ter sido o primeiro registro escrito, tendo como objeto nossas terras.
	
	por ser uma demonstração de fé.
	Respondido em 17/03/2021 14:03:36
	
Explicação:
"Ao desembarcarem nas terras brasileiras, os portugueses registraram por escrito a primeira impressão do colonizador. Considera-se a Carta de Pero Vaz de Caminha, datada de abril de 1500, a ¿certidão de nascimento¿ do Brasil por ter sido esse o primeiro registro escrito, tendo como objeto nossas terras."(Terra, Sandra Salviato. Literatura brasileira I. Rio de Janeiro : SESES, 2016. p21)
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta  a razão pela qual devemos estudar os textos de informação - como são chamados os primeiros textos escritos sobre o Brasil quando de seu descobrimento:
		
	 
	porquanto representam os primeiros registros que documentam a instauração do sistema colonial.
	 
	porque podem ser considerados como obras literárias
	
	uma vez que já defendem a existência de uma literatura autenticamente brasileira
	
	já que evidenciam as características típicas da literatura brasileira
	
	pois apresentam os textos escritos pelos índios
	Respondido em 17/03/2021 14:09:20
	
Explicação:
"Quando aqui chegaram, os colonizadores portugueses encontraram indígenas que não possuíam registros escritos de sua cultura; logo, se não havia escritores, também não havia leitores entre os índios; O Brasil permaneceu como colônia portuguesa de 1500 a 1822, ano de nossa Independência. Até 1808, com a chegada da família real ao nosso país, não havia em solo brasileiro cursos superiores, bibliotecas ou imprensa. As famílias mais abastadas enviavam seus filhos para a Universidade de Coimbra, Portugal.
Toda e qualquer atividade de imprensa, como a publicação de jornais ou livros, foi proibida por lei até a chegada da família real portuguesa, em 1808. Compreender o panorama histórico da época da chegada dos portugueses ao Brasil e a relação de Colônia e Metrópole que duraria por três séculos é fundamental para a descrição do movimento evolutivo da Literatura Brasileira. Nesse sentido, consideram-se como documentos de valor inestimável os textos, mesmo que não literários, como as crônicas e as obras que registraram a especificidade de nossa natureza e cultura. São textos, em sua maioria, de origem portuguesa, escritos entre 1500 e 1627.
É pelos olhos do colonizador ¿civilizado¿ que fomos vistos e descritos pela primeira vez, por isso o exotismo e a diferença de costumes são tomados como aspectos importantes nessa descrição. Mas interessam, sobretudo, por serem os primeiros registros que documentam a instauração do sistema colonial. Ideias como o Éden bíblico, o Eldorado, a fonte da eterna juventude fazem parte do imaginário como traço constante a destacar da perspectiva europeia em relação à colônia. Essa visão ingênua ou otimista do mundo recém-descoberto é encontrada em alguns textos de viajantes e, de certa forma, corroboram e fundamentam a futura literatura brasileira." ( Livro proprietário, p. 21 e 22)
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	 Sobre Pero Magalhães Gandavo, autor dos textos O Tratado da Terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que Vulgarmente Chamamos Brasil, os quais datam de 1570 e 1576, respectivamente, é importante ressaltar
		
	 
	o caráter pioneiro em divulgar os aspectos positivos da colônia, incentivando a imigração para as terras recém-conquistadas.
	
	a criação da gramática da língua tupi.
	
	a qualidade literária de seus textos.
	
	o aspecto religioso de sua visão sobre as terras.
	
	a descrição das rotas de minérios.
	Respondido em 17/03/2021 14:11:07
	
Explicação:
"São da autoria de Pero Magalhães Gandavo os textos O Tratado da Terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que Vulgarmente Chamamos Brasil, os quais datam de 1570 e 1576, respectivamente. É importante ressaltar o caráter pioneiro do autor em divulgar os aspectos positivos da colônia, incentivando a imigração para as terras recém-conquistadas." (Terra, Sandra Salviato. Literatura brasileira I. Rio de Janeiro : SESES, 2016. p23, 24)
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Leia o texto de Gândavo: ¿A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) O espanto de Gandavo relaciona-se:
		
	 
	A uma postura etnocêntrica, incapaz de reconhecer a diferença cultural como válida.
	
	A uma postura tolerante com os indígenas, embora se espantasse por serem ainda um povo ágrafo.
	
	Ao seu desejo de endossar o projeto pedagógico dos jesuítas, auxiliando na alfabetização dos indígenas.
	 
	Ao fato dos indígenas conseguirem sobreviver como um grupo, pois, como sabe-se hoje, não possuíam religiosidade ou governo.
	
	À recusa de Gândavo em aderir ao processo colonizador.
	Respondido em 17/03/2021 14:12:12
	
Explicação:
A postura de Gândavo se deve a uma postura etnocêntrica, incapaz de reconhecer a diferença cultural como válida. De certa forma, o que ele identifica como sendo lacuna, falha, são, na verdade,  caraterísticas daquele idioma que ele desconhecia. Aproveitou nesse sentido a ausência dos fonemas observados para fazer um trocadilho com o próprio projeto colonizatório, impondo a fé, a lei e as instituições políticas
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	O trecho da História da Província de SantaCruz, de Pero Magalhães Gandavo, "Primeiramente tratarei da planta e raiz de que os moradores fazem seus mantimentos que la comem em logar de pão. A raiz se chama mandioca, e a planta de que se gera he de altura de hum homem pouco mais ou menos... " , se caracteriza por apresentar:
		
	
	Recursos expressivos e estéticos de um texto.
	
	Tendências de uma narrativa literária.
	 
	Traços de teor descritivo e narrativo.
	
	Elementos de alto teor estético e literário.
	
	Dados narrativos e intimistas de uma narrativa.
	Respondido em 17/03/2021 14:13:40
	
Explicação:
O trecho destacado: ""Primeiramente tratarei da planta e raiz de que os moradores fazem seus mantimentos que la comem em logar de pão. A raiz se chama mandioca, e a planta de que se gera he de altura de hum homem pouco mais ou menos... " , se caracteriza por apresentar traços descritivos  da raiz mandioca e da narrativa dos costumes relativos a seu consumo.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Os textos quinhentistas são, em grande parte, uma visão meramente descritiva e, dessa forma, tem maior valor para a História que para a Literatura, embora apresentem, em muitos trechos, lirismo. A importância desses relatos reside
		
	
	na observação objetiva dos costumes
	 
	no valor literário 
	
	na descrição da natureza da época
	
	no registro do passado indígena
	 
	nas informações sobre o Brasil do século XVI
	Respondido em 17/03/2021 14:14:10
	
Explicação:
"Os textos quinhentistas são, em grande parte, uma visão meramente descritiva e, dessa forma, tem maior valor para a História que para a Literatura, embora apresentem, em muitos trechos, lirismo. Assim, esses relatos são a única via de informação sobre o Brasil do século XVI." (Terra, Sandra Salviato. Literatura brasileira I. Rio de Janeiro : SESES, 2016. p18)
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Leia o texto abaixo:
A terra, conhecida por ilhas culturais (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo), é inicialmente apenas objeto de literatura: vista de fora, com os olhos dos viajantes que dela descrevem as grandezas e diversidades.(STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da literatura brasileira. 2.ed.rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004. p.29)
 
De acordo com o trecho, pode-se concluir que os textos de informação, escritos por viajantes no período inicial de nossa colonização:
		
	
	 estabelecem definitivamente as bases da literatura brasileira
	
	documentam a vida das cidades construídas no Brasil
	
	são exemplares da cultura francesa
	 
	representam a visão do estrangeiro e seus interesses em relação às terras recém-descobertas
	
	expressam os sentimentos dos nativos em face do encontro com os portugueses
	Respondido em 17/03/2021 14:15:04
	
Explicação:
"Os textos quinhentistas são, em grande parte, uma visão meramente descritiva e, dessa forma, tem maior valor para a História que para a Literatura, embora apresentem, em muitos trechos, lirismo. Assim, esses relatos são a única via de informação sobre o Brasil do século XVI. Uma das principais características dessa manifestação é o assombro diante da exuberância da terra exótica e tropical. Os relatos se destacam, ainda, pelo uso intenso de adjetivos, quase sempre carregados de superlativos. A Carta de Pero Vaz de Caminha é um ótimo exemplo de documento histórico que também tem certo nível literário. O texto da carta mostra claramente o duplo objetivo que, segundo Caminha, impulsionava os portugueses para as aventuras marítimas, isto é, a conquista dos bens materiais e a dilatação da fé cristã."( Livro proprietário, p.18)

Continue navegando