Buscar

Citações, Referências e Formatação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Qual é a diferença entre uma citação direta e uma citação indireta?
A citação direta é um recurso utilizado quando escrevemos um trecho literal do trabalho de outro autor. 
Já a citação indireta é para indicar os trabalhos dos quais utilizamos para embasar o conteúdo escrito em nossos próprios trabalhos. Em outras palavras, quando escrevemos com nossas próprias palavras e atribuímos nossos próprio sentidos a ideias escritas por outras pessoas. Nesse caso não há necessidade de utilizar a aspas. Apenas referencia-se o(s) autor(es) da seguinte forma: (SOBRENOME, ano). 
2) Como é a formatação de uma citação direta com mais de 03 linhas? E com menos de 03 linhas? E a formatação de uma citação indireta?
Quando houver citações de trechos literais de outros autores (citações diretas) que marquem, a referência deve ser feita de uma forma especifica. A frase deve ser marcada com aspas no corpo do texto e ao final do parágrafo deve constar: (SOBRENOME, ano. Página). 
No entanto, em casos que a citação direta ultrapassar a marcar das três linhas a formatação deve ser feita de outra forma. Primeiramente, deve-se separar a citação do corpo do texto com o enter. Em seguida, o trecho deve ter a formatação da letra alterada para tamanho 10, espaçamento simples e deve ser recuado na régua do word para 4 cm. Além disso, nesse caso, não é preciso a utilização de aspas e a referência ao final deve manter o mesmo padrão da citação direta com menos de três linhas: (SOBRENOME, ano. Página). 
As citações indiretas, diferentemente, não demandam que seja indicada a página do texto. Essa decisão fica a critério de nós como autores. Sendo assim, nesse caso, deve-se constar o (SOBRENOME, ano) do(s) autor(es) no final das frases ou dos parágrafos. 
Além disso, as citações indiretas não demandam uma formatação diferenciada. Como parte do texto devem apenas seguir as regras para o corpo do texto. 
3) O que são as Referências?
As referências no corpo do texto são indicadores para as obras que foram utilizadas para escrever aquele texto. Com base nessas, ao final do trabalho, na seção referências ou bibliografia, quem está lendo pode consultar as informações dessas obras. 
4) Faça a Referência das três obras abaixo:
Livro:
1º - Caso
ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração Financeira: Corporate Finance. 1ª Edição. São Paulo Editora Atlas. 1995. Nº de páginas 698. 
2º - Caso 
ASSAF, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 2ªEdição. São Paulo, Editora Atlas. 2005. Nº de páginas 656. 
Ou 
NETO ASSAF, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 2ªEdição. São Paulo, Editora Atlas. 2005. Nº de páginas 656. 
Ambas as formas de citação são aceitas pelas regras da ABNT, ficando a critério do autor a decisão. Neste caso isso acontece porque as designações Neto, Filho e Júnior não são sobrenome. 
3º - Caso
NESS, Walter Lee; ZANI, João. Os juros sobre Capital Próprio versus a Vantagem Fiscal do Endividamento. Revista de Administração, São Paulo. V. 36, nº 2, páginas 89-102. Abril/Junho de 2001. 
No caso dos artigos publicados em revistas, jornais e periódicos destaca-se em negrito nas referência o nome do veículo de divulgação. Ou seja, no exemplo acima ficaria em negrito Revista de Administração. 
Já no caso de livros e demais fontes deve-se destacar o nome do trabalho. 
5) Como devem ser: papel, tamanho da letra, margem, espaçamento e parágrafo? Existem espaços entre os parágrafos? E entre os títulos e o início do texto?
Segundo as regras da ABNT o corpo do texto de um trabalho acadêmico deve seguir algumas características básicas, são elas:
Papel : A4
Margem: 3 cm, para o lado esquerdo e superior do documento, e 2 cm para os lados inferiores e direito.
Letra: A fonte utilizada pode ser Arial ou Times New Roman no tamanho número 12. 
Espaçamento: O espaçamento no corpo do texto deverá ser de 1,5 cm com exceção das citações diretas com mais de 3 linhas e para as notas de rodapé que deverão manter o espaçamento simples (1cm). 
Parágrafo: A Abnt permite a escolha entre dois modelos de parágrafos: o moderno e o tradicional. O tradicional é quando o autor escolhe pelo recuado a 2 cm, sem haver espaçamento entre um parágrafo e outro. O moderno é quando o parágrafo inicia-se diretamente justificado a margem, havendo o espaçamento de 1,5 entre o final e o início de um novo parágrafo. 
Títulos: os subtítulos devem seguir o espaçamento de 1,5 cm entre o final da seção anterior e também o início do texto cujo ele abre. 
6) Qual a diferença entre quadro e tabela?
Tabelas é o recurso utilizado pelo autor para apresentar dados quantitativos em relação ao tema que está sendo discutido no texto.
Já os quadros é quando é feito a esquematização dos dados qualitativos. Mas isso não significa que tabelas não possam ter dados numéricos. Para avaliar isso é necessário analisar o conteúdo da informação e qual o objetivo dela. 
7) Como devem ser formatados os quadros, tabelas e gráficos?
Os quadros, tabelas e gráficos devem ser centralizado no corpo do texto. Na parte superior deve constar se é um quadro, uma tabela ou um gráfico e o número que indicativo para que possa ser localizado através da sua lista própria localizadas antes do sumário. Além disso deve conter o seu nome. 
Ex: Tabela 1 – Livros de administração financeira publicados em 2001. 
Na parte inferior, deve constar a Fonte de onde as informações do gráfico, quadro ou tabela foram retirados. A citação deve ser colocada da seguinte forma: Fonte: ASSAF, 2005. p. 3. Além disso, a fonte deve ser formatada com a letra número 10. 
8) Quando o próprio autor da monografia elabora o quadro ou tabela, deve ser colocada a fonte? Se sim, como seria?
Quando nós somos o autor do gráfico, tabela ou quadro também é necessária a indicação da fonte. Nesse caso, basta colocar também de forma centralizada, na parte inferior e com letra número 10: Elaboração Própria ou Elaboração dos autores. 
9) Como devem ser formatados os títulos dos capítulos da monografia (as seções, primária, secundária, terciária e quaternária)?
Os títulos das seções primarias de uma monografia devem está em capslock, em negrito e devem ser colados ao número que referência aquela seção dentro do corpo do texto, por exemplo:
1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Já os títulos das seções secundárias deve seguir o padrão do corpo do texto e em negrito, seguindo os números de indicação. Por exemplo:
1.2. Administração financeira no Brasil
Já os títulos das seções terciárias e quartenárias devem seguir o mesmo padrão de formatação das secundárias, se diferenciando apenas pela numeração. Por exemplo:
1.2.1. Administração financeira nas escolas 
10) Como são contadas as páginas para se colocar a paginação? Os números das páginas devem aparecer a partir de que página?
A paginação deve ser contada em uma monografia a partir da folha de rosto, mas essa numeração só deve aparecer na margem superior à direita do texto a partir da introdução. 
11) As listas de figuras, siglas, tabelas, quadros e gráficos são obrigatórios?
Essas listas são elementos pré-textuais obrigatórios caso haja um ou mais desses elementos dentro do texto. É possível, por exemplo, haver em um trabalho apenas lista de figuras ou de siglas como, também, um trabalho que tenha todas essas listas. 
Em relação ao seu posicionamento dentro do trabalho, as listas devem estar presentes após o resumo em língua estrangeira e antes do sumário.
No caso de trabalhos que não tenham, figuras, siglas, tabelas, quadros ou gráficos eles não são necessários.

Mais conteúdos dessa disciplina