Buscar

FINANCIAMENTO DA EDUCACAO Unidades

Prévia do material em texto

INTERNAL
FINANCIAMENTO DA EDUCACAO (2021/1)
UNIDADE 1 - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Conhecendo a legislação a respeito do financiamento da educação escolar, é possível instruir o grupo de professores que está causando esse conflito para que entendam como funciona o Fundeb, que, hoje, é a principal fonte de recurso proveniente das receitas de impostos estaduais e municipais utilizada para pagamento de salários do magistério.
Também, pode-se explicar que esse montante é transferido para as escolas pela Secretaria de Educação do Município, utilizando o número de alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio para compor o cálculo.
Caso não consiga apaziguar a situação, há, ainda, a possibilidade de solicitar à Secretaria de Educação que se faça presente na escola e esclareça aos professores as questões correspondentes.
1. A
2. B
3. D
4. B
5. E
UNIDADE 2 - O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O FUNDEB
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A parte do FUNDEB que investe na valorização dos profissionais da educação deveria colaborar para:
1. A formulação de políticas educacionais que contemplassem melhores condições de remuneração e de investimento em formação continuada, para que o profissional estivesse sempre atualizado e em constante aperfeiçoamento.
2. A oferta de recursos educacionais para que suas condições de trabalho estivessem mais articuladas com as novas tecnologias.
1. A
2. E
3. C
4. D
5. C
UNIDADE 3 - GESTÃO FINANCEIRA E OS RECURSOS DA EDUCAÇÃO
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Pâmela poderia começar argumentando que, por se tratar de um município pequeno, encontra-se levemente desfavorecido pelo repasse de recursos das políticas de financiamento da educação. Poderia explicar ao grupo que os salários dos professores e a estruturação do plano de carreira municipal estão condicionados aos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que hoje é a principal política de financiamento da educação pública nacional. Cabe esclarecer que esses recursos são repassados pelo número de alunos matriculados, bem como pelos recursos arrecadados com o salário-educação, o que dificulta tais mudanças solicitadas. Poderia ainda, como dirigente educacional do município, se dispor a verificar junto ao poder público municipal sobre a ampliação de recursos da Prefeitura para a área educacional, visando aos objetivos reivindicados pelo grupo.
1. B
2. A
3. E
4. C
5. D
UNIDADE 4 - GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Padrão de resposta esperado
a) A tristeza de Beatriz com a situação é devido ao fato de reconhecer que a colega a desrespeitou, assim como ao colegiado de professores, uma vez que a proposta da escola segue a legislação, ou seja, está construindo uma gestão democrática. No mais, a coordenadora deveria ocupar-se mais de questões pedagógicas e menos da gestão da escola.
b) Para corrigir tal situação, certa de que o melhor caminho da democracia é o diálogo, Beatriz deve organizar com seu colegiado uma boa discussão sobre a gestão democrática e o papel de cada um nesse contexto, tendo em vista que, dessa forma, poderiam iniciar uma autoformação. Também poderá manter um canal de comunicação aberto junto à nova coordenadora, para que ela busque apoio sempre que precisar.
1. D
2. A
3. C
4. A
5. B
UNIDADE 5 - GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Com base no princípio da impessoalidade, da moralidade e até mesmo da legalidade, Andrea poderia se posicionar perante os pais esclarecendo que não poderia abrir exceções de dias e horários para eles realizarem a matrícula de seus filhos.
Poderia orientá-los, porém, sobre a possibilidade de eles estabelecerem uma procuração pública para outro membro da família representá-los e realizar esse procedimento administrativo na escola.
1. B
2. E
3. A
4. C
5. B

Continue navegando