Buscar

TRABALHO grupo 7pronto correto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Ana Cláudia B. Araújo - 2365143007
Daiane Da Luz Ramos - 2365135605
Graziele Regina Gassner - 2365136807
Leni Lino de Souza - 2365141207
Rosália Cristiani M. de Oliveira - 2365147607
A educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
Parobé
2021
Ana Cláudia B. Araújo - 2365143007
Daiane Da Luz Ramos - 2365135605
Graziele Regina Gassner - 2365136807 
Leni Lino de Souza - 2365141207
Rosália Cristiani M. de Oliveira - 2365147607
 
 A educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
Desafio Profissional apresentado às disciplinas de: Aprendizagem da Matemática, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Aprendizagem da Geografia e História, Ed. Logica Matemática, Pedagogia em Espaços não Escolares, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.
Tutor (a) EaD – Silvana Roque Silveira Rocha
Tutor (a) Presencial –Gilnei da Rosa
Parobé
	2021	
Introdução
O trabalho apresentado foi desenvolvido como requisito avaliativo nas disciplinas do curso de Pedagogia do 7° semestre da Universidade Anhanguera, Polo de Parobé- RS.
O trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a atuação do pedagogo frente ao trabalho desenvolvido integrando escola/comunidade a fim de contribuir para uma educação mais humana, que respeite as diferenças, possibilitando assim a formação para o trabalho, para a cidadania e para a democracia sem distinção de raça, cor, etc. de acordo com os princípios da BNCC e demais legislações pertinentes a área da educação.
Partindo de uma situação geradora de aprendizagem a qual uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental encontrou dificuldades em como fazer para trabalhar os temas transversais, e como levar a comunidade escolar a participar de projetos multiculturais na escola, trabalhando com o princípio de valorização da do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 
Pensando nisso, criamos um Projeto de intervenção nomeado educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras com base no acesso à cultura e a compreensão individual e coletiva de cada um. No decorrer do desenvolvimento do trabalho podemos contemplar o quão importante é a figura do professor nesse campo do multiculturalismo ,e nós como futuros profissionais devemos estar constantemente em reflexão e estudo.
A educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
O cenário atual tem suscitado importantes discussões sobre as ações que se fazem necessárias para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no país. Por um lado, vivemos uma época marcada por rápidas e constantes inovações tecnológicas, descobertas científicas e acesso a informações que exigem desenvolvimento de novas habilidades para conviver, interagir e participar socialmente.
Se olharmos ao nosso redor, damos conta que a sociedade se transformou numa sociedade multicultural, e essa realidade está presente em nossas escolas e deu origem às transformações no sistema educativo. A escola multicultural aceita e defende o pluralismo das famílias e das comunidades dos alunos, estruturando-se para acolher crianças de todas as culturas, com igualdade e oportunidade para todos (Barbosa,2014)
A educação multicultural visa o respeito pelo desenvolvimento pessoal das Crianças assim como a intervenção dos pais nos programas escolares, nessa perspectiva a integração das disciplinas tem como objetivo também adequar o trabalho às novas necessidades, desafios e tendências do mundo contemporâneo em que é necessária uma visão articulada dos saberes .
 Assim, ao ingressar na escola, as crianças devem ter a oportunidade de investigar um determinado tema relacionado diferentes aspectos e desenvolvendo a capacidade de análise e reflexão. Para isso é necessário o professor trabalhar com as crianças o fato de que elas vivem em um determinado tempo e em um determinado espaço e que, neles existem determinadas técnicas e conhecimentos que precisam compreender e aprender a utilizar, além de serem críticas em relação aos seus usos.
O trabalho com projetos temáticos seria uma ótima opção para a professora Rute começar. Uma forma de trazer para a sala de aula questões vivida fora do espaço escolar, isso faria com que os alunos percebessem suas dimensões cognitivas, afetivas e culturais, de forma a compreender melhor sua diversidade.
Poderia também trabalhar com os conhecimentos das ciências humanas, especialmente no desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais. Assim a família, a escola, a religião, o entorno social (bairro, comunidade, povoado), o campo, a cidade, o País e o mundo são esferas da vida humana que se comportam em inúmeras relações (Menezes,2008).
Muito importante é que os professores em especial a professora Rute Tenham em mente que: os estudos sobre a vida diária, sobre o homem comum e suas práticas desenvolvidas em vários campos do conhecimento estabeleçam entre a realidade cotidiana dos alunos e o conteúdo curriculares
A cultura refere-se às formas de vida dos membros de uma sociedade, incluindo todas as formas de arte com sua linguagem própria( a literatura, a música, as artes, etc...) as várias formas de expressão que se manifestam no modo de vestir em seus costumes em seus padrões de comportamento ,rituais religiosos, as suas ideias, crenças e princípios orientadores de vida .
Esta abordagem entende que atualmente vive-se em sociedade multicultural, onde as pessoas não dispõem das mesmas oportunidades, há uma necessidade de favorecer a integração de todos na Sociedade e que sejam incorporadas à cultura hemogênea, não se alterando a matriz da sociedade.
A educação, os educadores devem propor uma política de universalização de escolarização, devem ser garantidos espaço para que as identidades culturais possam se expressar acreditando que somente dessa forma as matrizes sociais possam ser preservadas, uma educação voltada para o reconhecimento do outro.
Partindo das perspectivas estabelecidas por Candau (2008) deve-se adotar uma sociedade democrática que defenda a inclusão, a perspectiva do multiculturalismo.
E a escola é um espaço inserido nesse contexto social multicultural e que reflete todos os conflitos existentes, portanto os educadores devem estar constantemente em reflexão e estudo sobre as questões da multiculturalidade para pensar o seu currículo, as suas relações e práticas educativas, a escola precisa ser um espaço de socialização.
	 Projeto
	
Nome do Projeto
	 Diversas culturas numa sociedade.
 Justificativa: O tema foi escolhido por ainda  se perceber a necessidade da inserção, da valorização e do respeito às demais culturas existentes na comunidade escolar. O  Professor deve oferecer subsídios para quê o educando construa seus conceitos e conhecimentos
	
Objetivos
	 Objetivo Geral: Perceber a necessidade da inserção, da valorização e do respeito às demais culturas existentes na comunidade escolar e social.
 
 Objetivos específicos: Proporcionar à criança oportunidades de conhecer se a si mesmo e ao outro;
- Promover a valorização cultural, através da leitura e interpretação de textos literários, tudo sobre o tema;
- Relacionar a nossa cultura com as demais;
- Perceber diferentes formas de Cultura;
- Desenvolver atividades motoras;
- Identificar os elementos que compõem cada cultura citada;
- Explorar imagens e reproduzi-las;
- Respeitar as diferenças um do outro;
- Valorizar a diversidade. 
	
Metodologia
	 Duração do projeto 3 semanas
 1 semana:
- Pergunta, interação, roda de conversa, perguntar aos alunos o que entende por diversidade e cultura .(sondagem)
- Mostrar um vídeocom algumas imagens sobre jogos que existem na África;
- Fazer uma comparação dos jogos da África com os do Brasil (quais os mais usados);
- Em grupo de 4 integrantes, confeccionar um cartaz que simboliza os jogos usados no Brasil, que vieram de outra cultura
- Rodas de conversa, diversidade cultural, como os jogos vieram de outro povo, outra cultura e se misturou com uma nossa e qual a mais usada, principalmente a capoeira
 2° semana:
- Pesquisa sobre os instrumentos utilizados da capoeira;
- Convidar um mestre de capoeira para mostrar o passo-a-passo do gingado;
- Aula de capoeira no pátio;
- Roda de conversa: gastronomia, língua, habitação, vestuário e religião africana. Propor para a próxima semana, uma noite cultural para expor os cartazes, fazer uma feira com receitas de comidas típicas e apresentação de capoeira pelos alunos envolvendo escola, famílias e comunidade.
 3°semana:
- Construção de instrumentos musicais (berimbau);
- Ensaio gingado musical, (paranauê paraná);
- Através de bilhete no caderno pedir aos pais para trazerem na noite cultural um prato com alguma comida típica, segundo sua cultura, acompanhado de receita para compartilhar com os demais;
 Recorte de gravuras para mural do palco (fotos históricas culturais);
Recortadas de livros de recortes e coladas em TNT;
- Ensaio e combinações;
- Organização pátio da escola - mesas pano de fundo, cadeiras, exposição cartazes, demarcações.
 - Concluindo o nosso projeto como a noite cultural contamos com a presença da Comunidade, pais, alunos e professores.
	
Recursos
	
TV, notebook, caixa de som, tesoura, cola, TNT, livros de recordes, papel pardo, lápis de cor, filme, cola quente, cordão, arame, Porongo, vara.
 
	
Avaliação
	
Os alunos serão avaliados de forma contínua formativa, levando em consideração os conhecimentos prévios e interação.
	
Referências
	 Disponivel em: 
https://www.youtube.com/watch?v=Uph2L5VATck&t=28s Acesso em 05/03/2021
Conclusão
A multiculturalidade é um tema muito atual na sociedade e no contexto escolar, as turmas são cada vez mais compostas por elementos de culturas diversas, por isso deve-se procurar caminhos no sentido de que todas compreendam melhor os fenômenos educativos. A escola é um elemento fundamental na educação de comunidades, Centro Comunitário onde se desenvolvem as consolidações futuras. Queremos afirmar com isso que é necessário existir uma escola multicultural para se formar uma educação multicultural.
Esse trabalho nos fez compreender que a cultura é criada pelos seres humanos que vivem em sociedade, Seres humanos que já nasceram segundo condições culturais dadas com sua língua, seus conceitos, as visões de mundo, os valores, as regras de convívio etc..
Para compreendermos uma cultura diferente da nossa é necessário olharmos para ela segundo seus próprios termos. não podemos ter o pensamento contaminado com nossa própria Cultura fazemos parte de uma sociedade brasileira contemporânea onde convivem centenas de culturas diferentes, resultado da história da formação do nosso País que se deu a partir de tantos encontros interculturais e miscigenações. E isso torna relevante o respeito em relação à diversidade cultural.
Enfim a inclusão escolar ao nosso ver, precisa ser pensada de modo que todos os alunos possam aprender juntos. Esse é o grande desafio considerando que o respeito e a valorização da diversidade humana exigem da escola a responsabilidade de aperfeiçoar a adaptação à sua ação pedagógica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E210BR91199G0&p=%3Chttps%3A%2F%2Fpacto.mec.gov.br&_guc_consent_skip=1614970253 Acesso em: 05/03/2021
BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05/03/2021
RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações para a educação.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suasimplicaes-na-educao. Acesso em: 05/03/2021
BATISTA, Ana Carla Schiavinato; ESTACHESKI, Joice. Pedagogia em espaços não escolares. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. 
BARBOSA, Ana clarisse alencar sociedade democrática: entre a identidade e a diversidade. Londrina. S.A. 2014
Candau, Vera Maria (org). Sociedade, educação e cultura(s). Questões e propostas Petrópolis,RJ: vozes,2002
MENEZES, Waleria O preconceito racial e suas repercursões na instituição escola
PARANAUÊ PARANÁ. Disponível em: 
 https://www.youtube.com/watch?v=Uph2L5VATck&t=28s Acesso em: 05/03/2021

Continue navegando