Buscar

CULTURA E SOCIEDADE

Prévia do material em texto

CULTURA E SOCIEDADE – CONCEITOS POLISSÊMICOS.
Segundo, há o aspecto propriamente ontológico da questão. O objeto da sociologia, bem como das outras ciências sociais, envolve o indivíduo e a coletividade, as relações de coexistência e sequência, diversidades e antagonismos. Diz respeito a seres dotados de vontade, querer, devir, ideais, ilusões, consciência, inconsciente, racionalidade, irracionalidade. Os fatos e acontecimentos sociais são sempre materiais e espirituais, envolvendo relações, processos e estruturas de dominação ou poder, e apropriação ou distribuição. Implicam indivíduos, famílias, grupos, classes, movimentos, instituições, padrões de comportamento, valores, fantasias. Esse é o mundo da liberdade e igualdade, trabalho e alienação, sofrimento e resignação, ideologia e utopia”.
Assumindo que Ianni está correto em seu argumento, posicione-se com relação às diversas possibilidades de entendimento dos objetos estudados nas ciências sociais, tais como sociedade e cultura. É possível uma única definição? Como trabalhar/ lidar com a variedade de conceitos vindos dessa área?
RESPOSTA:
Podemos partir do princípio que a área de ciências sociais, reúne campos de conhecimentos interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas, ou seja, nesta área estão reunidos conteúdos diferentes, porem com mesmo objetivo que é; entender quais as necessidades e suas consequências da de viver em sociedade, isto nos permite afirmar que não é possível trabalhar apenas com uma definição.
Sendo sociedade como um conceito polissêmico (possui muitos significados) e que tradicionalmente é “utilizado” para determinar um grupo de indivíduos que compartilham algumas características em que podemos afirmar que esse conceito está fundamentado em fatores territoriais, culturais, políticos e históricos que unem seus indivíduos, surgindo assim os fatores de coesão, responsáveis por criar essa relação de pertencimento. 
cultura - é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, costumes leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social, em resumo, pode ser compreendida como o conjunto de hábitos e costumes de um determinado grupo social, importante ressaltar que não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes, também podemos dizer que “o que é belo numa sociedade poderá ser feio/diferente em outros contextos culturais.

Continue navegando