Buscar

Estudo de Caso - Hip Hop (Multiculturalismo: Hip Hop e culturas fora dos centros)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Módulo A - Fase I - Ano 2021
Cursos da área de Linguagem e Sociedade.
1. Você já ouviu falar sobre o Movimento Hip Hop? Se não conhecia, após a leitura dos materiais disponibilizados, você já sabe um pouco mais sobre o assunto. Deste modo, contextualize o surgimento do Movimento Hip Hop nos Estados Unidos e, após uma análise crítica, explique com suas palavras como ocorreu a recepção e popularização deste movimento no Brasil.
Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
Desde quando surgiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo.No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas "loop" (pequenos trechos de música em repetições contínuas). Posteriormente, foi acompanhada pelo rap (abreviatura de rhythm and poetry ou ritmo e poesia em inglês) com uma técnica vocal diferente para acompanhar os loops dos DJs. Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking. A relação entre o grafite e a cultura rap music surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e quem praticava os outros elementos.
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento[carece de fontes], de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood. Ademais, o Rio de Janeiro possui uma cena enorme de hip hop e rap. Em Brasília, DF, a cena contemporânea de hip hop brasiliense também tem expandido consideravelmente, e atualmente é considerada uma das maiores do Brasil.
2. As línguas são formas de comunicação e expressão caracterizadas por sua capacidade criativa e verificada na constante produção de novas palavras. Fato que comprova essa capacidade e a dinamicidade das línguas em uso é o surgimento de neologismos. A partir disso, explique com suas palavras o que são neologismos e esclareça por que estes fenômenos linguísticos ocorrem.
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação. Esse processo de criação se dá, devido a capacidade de ampliação que o léxico de uma língua natural possui, assim como a Língua Portuguesa. Em vista disso, compreendemos que, como o mundo, uma língua natural está em constante transformação e, o neologismo, pode ser considerado um fenômeno enriquecedor atribuído ao léxico de uma língua e ao vocabulário dos falantes.
3. É possível observar que os integrantes do Movimento Hip Hop utilizam um vocabulário com gírias e termos próprios. Muitas destas palavras/expressões são neologismos que misturam o português com o inglês. Essas gírias renovam-se a cada dia e, dependendo da região, podem ter diferentes significados. Sendo assim, acesse o glossário presente nas páginas 90 a 106 da dissertação “Os neologismos populares em letras dos grupos de rap de Rio Branco: Kalibre 12, Zona IX e Yaconawas”, de Maria Jucilandia Vanderlei Cavalcante, e transcreva as palavras/expressões iniciadas com a primeira letra do seu nome. (Ex.: CARLOS – letra C)
Pessoal. Ver Glossário página 90 - 106 
4. Com base na realidade da sua região, identifique e analise uma das principais características do Movimento Hip Hop no Brasil.
Questão Pessoal - procure no Google movimentos hip hop + nome da sua cidade. 
5. Em qual instituição de ensino você concluiu o ensino médio? Você teve algum contato com elementos do Movimento Hip Hop nesta instituição? Caso a resposta seja afirmativa, cite alguns exemplos. Caso seja negativa, reflita e explique os possíveis motivos desta ausência.
Resposta pessoal. 
6. Com base nos referenciais teóricos da atividade, a partir da sua realidade, reflita e discorra sobre a importância do Rap como produtor de conhecimento, portador de saberes sobre a vida social e a experiência humana que repensa narrativas hegemônicas, recusando uma “história dos vencedores” para dar voz aos vencidos, aos excluídos e marginalizados em nossa sociedade.
Resposta pessoal. 
7. Pesquise a cena Hip Hop em sua cidade/região. Procure apontar quais manifestações da “cultura Hip Hop” podem ser encontradas em sua cidade (Graffiti, Break, Rap). Você acredita que há preconceito por parte da sociedade local? Reflita sobre essa realidade e aponte exemplos que justifiquem sua resposta.
Resposta pessoal.

Continue navegando

Outros materiais