Buscar

AVALIAÇÃO Gestão de Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcio Machado da Silva (1380338)
	Disciplina:
	Gestão de Políticas Públicas (GPU08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669858) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	30071983
Parte superior do formulário
	1.
	Em se tratando do planejamento de políticas públicas, podemos considerar o plano de ação como sendo a diretriz a ser seguida, o ponto inicial para determinado programa ou projeto. Alguns elementos se tornam necessários na elaboração de um bom plano de ação. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V   ) Formular de maneira explícita a política e o motivo de sua escolha.
(  V ) Especificar as metas e os resultados que se pretende alcançar de forma cronológica no final de cada etapa ou período.
(  V  ) Prever possíveis mudanças administrativas, legais e institucionais necessárias para a concretização do plano.
(  F  ) Condicionar sua execução independente do volume dos gastos estabelecidos para a viabilidade do plano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	2.
	Uma das razões da possibilidade de êxito das políticas públicas, sem dúvidas, advém da ação ou presença da sociedade civil na esfera governamental. Essa ação pode se dar formal ou informal, mas sempre como objetivos de vigilância para garantir que as necessidades sociais estejam sempre em evidência. Sobre a definição de Modelo de Processo enquanto meio de elaboração de políticas públicas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Na elaboração por processo, temos as identificação do problema de cima para baixo, implementação e avaliação, sem necessidade de legitimação, dado o caráter não participativo.
	
	b) Ocorre aqui uma série de atividades políticas como: identificação de problema (ou agenda) e formulação, legitimação, implementação e avaliação de políticas.
	
	c) Ocorre nesse modelo a união entre indivíduos que, formal ou informalmente, deliberam e decidem apresentar suas demandas ao governo.
	
	d) Neste modelo, a elaboração das políticas públicas fluem de cima para baixo, refletindo em maior intensidade as preferências e valores de classes sociais elevadas.
	3.
	Em sua função de promover o bem-estar da sociedade, o Estado deve aplicar o poder e a legitimidade de forma equilibrada. Entretanto, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo ou razão de submissão, os quais variam quanto aos motivos, mas com o mesmo objetivo comum, o cumprimento de um mando. Sobre as classificações ou razões para submissão, analise sentenças a seguir:
I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração.
II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados.
III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) Somente as sentenças IV está correta.
	
	d) Somente as sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Existe uma diferenciação no que tange à separação de poderes e à gestão da Política Pública. Assim, por um lado têm-se o Poder Executivo, que procura programas de ação, e o Poder Legislativo, que organiza o Estado por meio da elaboração de normas e leis a serem cumpridas pelo Poder Executivo. Considerando isso, assinale alternativa CORRETA:
	
	a) No referente à elaboração e à definição das Políticas Públicas, tanto os poderes Legislativo como Executivo cumprem papéis relevantes, mas distintos na sua natureza.
	
	b) Na elaboração e definição das Políticas Públicas, tanto os poderes Legislativo como Executivo devem considerar o papel importante do Estado como um todo; portanto, eles têm funções semelhantes.
	
	c) No que tange aos papéis a serem cumpridos pelo Poder Legislativo no momento da elaboração das políticas públicas, devem-se considerar as necessidades de gestão do Poder Executivo.
	
	d) No momento de elaborar as Políticas Públicas, o Poder Legislativo e Executivo cumprem papéis semelhantes, tanto na sua natureza como na sua importância.
	5.
	A realização do Ciclo de políticas públicas, exige que sua execução passe por etapas que considera antecipadamente os possíveis caminhos a se seguir, riscos, alcance, impactos dos resultados, diversificação destes, e outras informações relevantes para o decorrer das ações e seus efeitos na sociedade. Sobre esse planejamento, alguns princípios são indispensáveis para o Estado. Analise as sentenças a seguir:
I- Ser tolerante, desconsiderar imprevistos, a fim de garantir que o planejamento se realize de acordo com as diretrizes pré estabelecidas.
II- Não publicar informações sobre os projetos, a fim de garantir a eficiência do programa e minimizar impactos de críticas populares.
III- Ser inflexível quanto as contribuições das políticas, porém considerar imprevistos, dado o caráter dinâmico e social das necessidades públicas.
IV- Fazer parte da administração pública e estar presente em todos os níveis e setores da sociedade, bem como fixar prazos determinados adaptados aos objetivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Ter planejamento é fundamental para uma melhora da gestão pública, assim como para acompanhar políticas públicas eficientes. O que é planejamento, afinal? Planejamento define um plano de ação que procura encaminhar de maneira antecipada as orientações de uma determinada necessidade ou empreendimento. Assim, as metas, as atividades e os recursos serão determinados em função dos objetivos desejados. Considerando isso, será que na gestão pública o planejamento faz parte do dia a dia? A resposta é que muitas vezes não acontece isso, pois existe uma falta de planejamento na administração pública. A esse respeito, analise as sentenças a seguir:
I- A falta de planejamento implica, entre outras coisas, gestão pouco clara quanto aos propósitos importantes.
II- A falta de planejamento pode implicar pouca objetividade na gestão pública.
III- A ausência de planejamento não prejudica a escolha de políticas públicas por parte do gestor no exercício de suas funções.
IV- A falta de planejamento pode implicar uma maior ação por parte do Poder Legislativo em detrimento do Poder Executivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Em se tratando das tipologias de políticas públicas existentes, encontramos diversas classificações e conceitos. A tipologia de Lowi (1964, p. 689 apud SECCHI, 2010, p. 17) está baseada no critério de ?impacto esperado na sociedade?, reconhecendo quatro tipos de políticas públicas. Com base nessa afirmativa, analise as sentenças a seguir:
I- As políticas regulatórias: podem ser exemplificadas através de códigos de ética e leis que proíbem o fumo e o aborto.
II- Política clientelista: definidas como aquelas que envolvem benefícios coletivos e os custos são baixos e direcionados para categorias específicas.
III- As políticas distributivas: geram benefícios a grupos específicos, através de incentivos ou subsídios.
IV- As políticas redistributivas: como exemplo, temos o programa da reforma agrária. Conferem-se benefícios a determinados grupos e gera custos elevados para outra categoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SECCHI, Leonardo.Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage, 2010.
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	As políticas públicas são planos, programas e projetos criados e desenvolvidos dentro das esferas de governo com a finalidade de atender as demandas da sociedade. Sobre a finalidade de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A finalidade de uma política pública é a auxiliar no processo de aplicação de recursos públicos de forma mais eficaz.
	
	b) As políticas públicas servem para atender o interesse de apenas uma determinada parcela da sociedade
	
	c) Uma política pública nasce com a intenção de facilitar a administração pública.
	
	d) As políticas públicas nascem com a finalidade de serem respostas às principais demandas da sociedade.
	9.
	Quando analisar os diferentes tipos de políticas públicas, deve-se estruturar e definir o tipo de atuação das políticas públicas, ou seja, qual será a melhor classificação para atingir os objetivos desejados. Deste modo, podem-se classificar as políticas públicas em três grandes grupos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Quanto à natureza.
II- Quanto à abrangência.
III- Quanto aos impactos.
( II   ) Determinado ao alcance dos possíveis benefícios, podendo ser: universais, segmentais e fragmentais.
( I   ) Vinculado ao grau de intervenção, tais como: estruturais, conjunturais ou emergenciais.
(  III  ) Análise dos riscos de uma queda quanto aos benefícios, podendo ser: distributivas, redistributivas e regulatórias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - I - II.
	
	b) I - III - II.
	
	c) III - II - I.
	
	d) II - I - III.
	10.
	As estratégias do setor público podem se desenvolver por meio de planos de ação de curto, médio e longo prazo. Estratégias são delineadas em função das políticas públicas. Por meio destas, pode-se definir um quadro de ação macro, geral. Em função disso, analise as sentenças a seguir:
I- Se comparar os planos de ação com as políticas, as segundas abrangem um campo de ação bem maior, pois há um processo de escolha para encaminhar os objetivos propostos.
II- No contexto da política pública, ela vai além das ferramentas normativas dos planos e programas de gestão.
III- Além das políticas públicas, para que um plano possa ser executado, é preciso que esteja alinhado com o programa de execução definido pelo Poder Legislativo.
IV- Além dos objetivos propostos, para que um plano de ação seja aprovado, é fundamental que esteja dentro do marco das políticas públicas do governo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando