Buscar

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS - aula 9 - simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
	
	
	 
	 
	
	
	
	
	
	
Aula 9
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Com relação a web services, assinale a opção correta.
	
	
	
	Segundo o W3C (World Wide Web Consortium), web services são apropriados somente para aplicações em que componentes de um sistema distribuído são executados em plataformas semelhantes de um mesmo fornecedor.
	
	
	SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo com base em HTML que permite troca de informações entre aplicações em um ambiente distribuído.
	
	
	A linguagem WSDL (Web Services Description Language) é utilizada para descrever web services.
	
	
	As arquiteturas de aplicação de web services são arquiteturas firmemente acopladas, nas quais as ligações entre serviços não podem mudar durante a execução.
	
	
	UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um diretório para armazenamento de informações a respeito de web sevices. Essas informações são descritas em SOAP.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Arquitetura orientada a serviço é um novo conceito, no qual cria-se um ambiente de descoberta dinâmico e se faz o uso de Serviços Web através da rede. NÃO é uma tecnologia usada nos serviços Web disponibilizados
	
	
	
	WSDL.
	
	
	XML.
	
	
	SOA.
	
	
	SOAP.
	
	
	UDDI
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para enviar uma mensagem a um determinado Web Service, o cliente acessa o documento que contém a descrição do serviço e, em seguida, constrói a mensagem, passando os tipos de dados corretos, de acordo com a definição encontrada no documento; Web Service valida a mensagem conforme as informações contidas no documento. Esse documento é o
	
	
	
	UDDI (Universal Description Discovery and Integration).
	
	
	XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language).
	
	
	SAML (Security Assertion Markup Language).
	
	
	XML (eXtensible Markup Language).
	
	
	WSDL (Web Service Description Language).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em um ambiente SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), mensagens são trocadas entre web services e seus clientes, que podem inclusive ser outros web services, utilizando as especificações UDDI, WSDL e SOAP. Considere que o web service (nó) que origina uma mensagem é chamado de remetente SOAP inicial (initial SOAP sender) e que o web service a que a mensagem se destina em última análise é chamado de destinatário SOAP definitivo (ultimate SOAP receiver). Entre o remetente SOAP inicial e o destinatário SOAP definitivo, zero ou mais intermediários SOAP (SOAP intermediaries) podem ser utilizados. Levando em consideração o que foi exposto, assinale a afirmação correta.
	
	
	
	Blocos do cabeçalho (header blocks) SOAP de uma mensagem podem ser especificados, e até mesmo alterados em trânsito por intermediários SOAP, para acomodar meta-informação como instruções de processamento para serviços intermediários, medidas de segurança e controle transacional.
	
	
	A especificação do caminho de uma mensagem (message path), que determina a rota entre o remetente SOAP inicial e o destinatário SOAP definitivo, é de crescente importância em ambientes SOA, e deve ser sempre conhecida a priori, pelo remetente SOAP inicial, de forma a garantir que a mensagem chegue ao destinatário SOAP definitivo, atendendo aos requisitos de reliability (confiabilidade).
	
	
	A definição WSDL é dividida em três partes: uma descrição abstrata da interface do serviço, uma descrição concreta com informações sobre transporte e localização e uma meta-descrição do roteamento de mensagens que o serviço pode oferecer.
	
	
	Uma mensagem SOAP possui como elemento raiz o < Envelope >, que por sua vez pode conter os elementos de primeiro nível < Header > , com informações do cabeçalho, < Body > , que é o conteúdo propriamente dito da mensagem e < Fault >, contendo diretivas de ação para o caso de ocorrência de erros durante o transporte ou processamento da mensagem.
	
	
	As mensagens em um ambiente SOA devem ser do estilo RPC (Remote Procedure Call), mais adequado aos princípios SOA do que o estilo "Documento" (Document), que é menos granular e forma mensagens independentes cujo reuso é muito menor quando comparado ao estilo RPC.
	
Explicação:
A opção representa oportunidades de alterações mesmo que posteriormente.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre Web Services, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	As aplicações envolvidas podem ser independentes com relação à arquitetura: um cliente Java em Linux pode consumir o serviço de um Web Service .Net em Windows, por exemplo.
	
	
	Sistema de software projetado para suportar comunicação entre aplicações diferentes na Internet, objetivando integração e interoperabilidade entre essas aplicações.
	
	
	A linguagem utilizada para definição das funcionalidades de um Web Service chama-se Standard Generalized Markup Language, e é baseada em XML.
	
	
	A ideia dos Web Services é expor sua funcionalidade como um serviço, através de uma interface aberta, permitindo aos consumidores acessar a interface e descobrir a funcionalidade do serviço.
	
	
	A interação entre o servidor e o consumidor se dá através de requisições web, com os dados trafegando em formato XML (SOAP) ou JSON (REST).
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na figura é esboçado o esquema de um web service e suas relações (setas), foi feita a associação número e descrição da relação, da seguinte forma: 1 - "É acessado usando"; 2 - "Permite a descoberta de"; 3 - "Liga-se a"; 4 - "Permite comunicação com" e 5 - "Descreve".
Com relação a interoperabilidade de sistemas, SOA e web services, arquitetura e-ping e padrões XML estão corretas as associações:
 
	
	
	
	Somente 1, 2 e 5
	
	
	Somente 3,4 e 5
	
	
	Somente 1,3 e 4
	
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	
	
	Somente 1 e 2
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Uma vantagem que o Web Service oferece
I. em relação à empresa que desenvolve uma DLL é que não precisa distribuí-lo para todos os clientes, pois estará armazenado em um único lugar de onde será acessado.
II. é o acesso a ele sempre por meio de http, mas internamente existe uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
III. é ser transparente para o Firewall de uma empresa, pois, como é uma string XML, é interpretado como um arquivo "texto", não precisando pedir autorização do Firewall para entrar.
Está correto o que consta em
	
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, apenas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet, para que se torne possível a comunicação transparente       I         .   
Isso significa dizer que é possível acessar qualquer Web Service disponível na Web e utilizar todas as suas funcionalidades.
Outra vantagem é ser transparente para o Firewall de uma empresa, pois, internamente existe           II                               que é             III                      .
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III:
	
	
	
	máquina-para-máquina e aplicação-para-aplicação ? um endereço de porta especial, que está empacotado em um protocolo SOAP ? reconhecido pelo Firewall
	
	
	homem-para-máquina e aplicação-para-aplicação ? uma codificação WSDL, empacotada em um protocolo HTTP ? validada pelo Firewall
	
	
	máquina-para-máquina e aplicação-para-aplicação ? uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP ? interpretadacomo um arquivo "texto"
	
	
	homem-para-máquina e aplicação-para-aplicação ? um endereço de porta especial, que está empacotado em um protocolo SOAP ? reconhecido pelo Firewall
	
	
	homem-para-máquina e aplicação-para-aplicação ? uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP ? interpretada como um arquivo "texto"

Outros materiais