Buscar

RESUMO CÉLULAS VEGETAIS

Prévia do material em texto

RESUMO CÉLULAS VEGETAIS
· A célula vegetal é semelhante a à célula animal por apresentar organelas como as mitocôndrias, o complexo golgiense e o retículo endoplasmático são comuns a ambas as células.
· Parede Celular: Tem a função de dar forma e rigidez da célula, como também de restrigir a expansão do protoplasto, defesa contra bactérias e fungos e por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H2O no interior da célula. Substâncias orgânicas como lignina, proteínas e lipídios fazem parte de sua constituição. A parede celular apresenta 2 formas a primaria é a primeira a se formar, se desenvolve de célula jovem, é a parte dinâmica e passa por modificação durante o crescimento e desenvolvimento celular. A parede secundaria pode apresentar até 3 camadas S1, S2 e S3, na parede secundária se encontra um arranjo molecular firme, é composta principalmente por celulose, sendo 50 a 80% da matéria seca, bem como hemicelulose de 5 a 30% e lignina de 15 a 35%. Possui baixo teor de água.
· A lamela média é o espaço encontrado entre duas células e tem como função preencher espaços entre as células e funciona como uma espécie de cimento que irá unir células vizinhas.
· As pontoações estão na parede primária, e apresentam pequenas depressões, as pontoações possuem características especificas como tamanho, detalhes em sua estrutura. Os mais comuns tipos de pontoações são as pontoação simples e pontoação areolada. A pontoação simples é apenas uma interrupção da parede secundária sobre a parede primária, geralmente, sobre os campos de pontoação primário. A pontoação areolada se mostra como uma aréola, assim sendo, apresenta uma saliência de contorno circular e no centro desta encontra-se uma abertura, também circular.
· Em algumas gimnospermas e angiospermas nas células do xilema, como os traqueídes, ocorre um espessamento especial, na região central da membrana da pontoação areolada, denominado toro.
· Membrana Plasmática: Está situada internamente à parede celular e envolve o citoplasma, formada por uma bicamada lipídica fluida, função o controle da entrada e a saída de substâncias da célula, possibilita a manutenção de integridade física e funcional, é semipermeável e seletiva, coordena a síntese da parede celular. Sua estrutura é uma bicamada lipídica fluida. 
· O transporte de substância entre a célula pode se processar de forma passivo, onde não há gasto de energia, ativo que ocorre com gasto de energia ou por difusão Simples. Já o transporte de grandes moléculas se faz por vesículas. Esses processos são denominados de endocitose e exocitose. A endocitose se dividi em pinocitose e fagocitose.
· Citoplasma: a é a matriz fluida onde se encontra o núcleo e as organelas, como cloroplastos e mitocôndrias, principal componente água, mais encontra nelas proteínas, carboidratos, lipídios, íons e metabólitos secundários. Função, facilita a troca de substâncias dentro da própria célula, acumula substâncias do metabolismo primário e secundário da planta.
· Vacúolo: seu compartimento ocupa 90% do espaço celular, é constituído por água, substâncias inorgânicas como íons de cálcio, potássio, cloro, etc..., e orgânicas como açúcares, ácidos orgânicos, protéinas, etc... Osmoticamente ativo, desempenham papel importante no crescimento e desenvolvimento da planta. Eles participam da manutenção do pH celular e são responsáveis pela autofagia, ou seja, da digestão dos componentes celulares. Também armazenam pigmentos e substâncias ergásticas, como inclusões de oxalato de cálcio ou outros compostos, na forma de cristais prismáticos, drusas, estilóides ou ráfides, que atuam na defesa e na osmorregulação.
· Plastídios: são organelas que derivaram de cianobactérias (algas azuis) e contém seu próprio genoma e se autoduplicam. Classificam de acordo com a presença ou ausência de pigmento ou com o tipo de substância acumulada, função, podemos citar a de realizar fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, participam na assimilação de nitrogênio e enxofre, armazenar amido, proteína e lipídios. são encontrados, o cloroplasto, o cromoplastos e o leucoplastos.
· Cloroplastos são os mais complexo dentre os plastídios e neles estão contidos pigmentos do grupo das clorofilas, carotenoide, transportadores de elétrons e o complexo enzimático ATP-sintase localizados na membrana dos tilacóides
· Cromoplastos são plastídios portadores de pigmentos carotenóides e usualmente não apresentam clorofila ou outros componentes da fotossíntese.
· Leucoplastos são plastídios que não possuem pigmentos, mas armazenam substâncias como amido que vira amiloplastos, proteína proteínoplastos.

Continue navegando