Buscar

ADULTO 3 2021 1 Caso Clínico 1 Pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Enfermagem
	Valor da avaliação: 
	Disciplina-Turma: Cuidados de Enfermagem a Saúde do Adulto e do Idoso III
	Caso Clínico
	Professora: Mônica Karam
	Data: 25/03/2021
	 Time de Aprendizagem: Juliana Firmino- 4113106 
	Matrícula:
	Laiza Lorenço- 4112983/ Lais Vinhote- 4113176 /Larissa Menezes- 4112748 / Maiara Rocha- 4112984 / Pedro Lucas-4113076 / Pamela Leite- 4113224 / Quézia Vieira- 4112979
	Nota: 
	
	
1-Elabore um Plano de Cuidados no pré-operatório mediato para um cliente com história de hipertensão em tratamento irregular e uso de drogas ilícitas: 
Resposta: Cuidados do paciente com hipertensão: 
- Investigar doenças de base e comorbidades e possíveis lesões em órgãos alvo, dentre elas ( isquemia coronariana e disfunção ventricular ).
-Valorizar o nível de estresse e ansiedade do paciente no pré operatório, onde o plano do enfermeiro deve ser diferenciadosce eficaz, que que este fato contribui para elevação da pressão arterial na cirurgia. 
- Orientar o paciente para que faça o tratamento adequado com o uso de medicações prescrita pelo médico, para que no momento da cirurgia a pressão arterial esteja controlada, por conta do risco de sangramento, quanto mais elevada a pressão maior o fluxo sanguíneo e o risco de hemorragia. 
- Exames como ECG e coagulograma e exames laboratoriais.
Cuidados com paciente em uso de drogas ilícitas: 
- abster-se de qualquer tipo de drogas ilícitas durante pelo menos 3 meses, para que haja desintoxicação.
2- Descreva algumas complicações que podem ocorrer com os clientes idosos que utilizaram anestésico:
Resposta: Complicações na Sala de Recuperação Pós-Anestésica estão relacionadas com alterações respiratórias, cardiovasculares e do sistema nervoso central (SNC), desencadeando hipotermia, dor, hipoxemia, náuseas, vômito, retenção urinária e ansiedade. O uso de anestésicos em idosos igual ou superior a 60 anos provoca mudanças fisiológicas em todos os sistemas que podem trazer risco elevado ao idoso sub- metido a cirurgias, devido à capacidade reduzida de manter equilíbrio hídrico, de manutenção da temperatura corporal, complacência pulmonar diminuída, comprometimento circulatório relacionado a processos ateroscleróticos, além de comorbidades agravantes do estado geral do idoso, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM)2. Podem gerar também Deliruim, mas uma das maiores preocupações em realizar anestesia em paciente idoso é o desencadeamento de uma disfunção cognitiva pós-operatória, conhecida também como DCPO. Essa disfunção costuma afetar pacientes idosos submetidos a cirurgias sob anestesia geral e se caracteriza geralmente por prejuízos a memória e a concentração. Costumam ser temporários, mas dependendo da idade e do caso, podem se desdobrar parar algo permanente.
3- Homem jovem, com 35 anos de idade, é admitido na Clínica Cirúrgica para submeter-se a cirurgia de colecistectomia. Chegou deambulando, em companhia de sua mãe. Interage, quando solicitado. Estudante, solteiro, católico, nega uso de álcool, tabagismo e transfusão sanguínea. Refere padrão irregular de sono, devido à preocupação com a cirurgia. Trouxe exames de imagem e laboratoriais. Ao exame físico, está consciente e orientado, hipocorado (+/+4), hidratado e higienizado. Temperatura axilar = 37.9ºC. Acuidade visual e auditiva preservada. Ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes sem ruídos adventícios. Não aceita a dieta devido apresentar episódios de vômitos. Ausência de eliminação intestinal há três dias. Abdome globoso, algo tenso e bastante doloroso à palpação no quadrante inferior direito, ruídos hidroaéreos diminuídos. Demais partes do corpo sem anormalidades. Foi orientado quanto à apendicectomia, ao jejum e às normas e rotinas da unidade. 
De acordo com o caso citado:
A) Cite as fases do processo de enfermagem ou sistematização da assistência de enfermagem que o enfermeiro deverá utilizar, a partir dessa admissão, para planejar a assistência desse paciente. Cite 3 problemas identificados neste paciente. 
B) Cite 4 metas que devem ser incluídas no planejamento realizado pelo enfermeiro para esse paciente. 
A) Com base nas informações listadas já foi realizada a coleta de dados, restam diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação. Problemas identificados: Paciente apresentando pirexia com TAX 37.9°C , ausência de eliminação intestinal e abdome dolorido á palpação com ruídos hidroaéreos diminuídos.
B) Orientar sobre a importância de um padrão alimentar saudável. Controle e prevenção do episódios de emese. Controlar a constipação. Promover o controle da dor e atentar a variações nos demais sinais vitais. Salientar a respeito da importância da deambulação precoce no período pós-operatório. 
4-Paciente J.P.M., 62 anos foi admitido para realização de retirada da vesícula (colecistectomia) A cirurgia acontecerá em 48 horas. Responda as questões abaixo:
A) Em qual fase do pré-operatório este paciente se encontra? 
B) Descreva, detalhadamente, a atribuição do enfermeiro do C.C. neste momento? 
A- Período mediato, começa no momento da indicação da operação e termina 24horas antes do seu início.
B- O período Pré-operatório inicia-se quando é tomada a decisão de continuar com a intervenção cirúrgica, até a sua transferência para a sala de operação. Nesta etapa deve-se ocorrer ao paciente uma atenção planejada e individualizada, sistematizada em evidências científicas, de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada. No cuidado pré-operatório, a equipe de enfermagem fica responsável pelo apresto do paciente, desde a sua orientação quanto ao preparo físico e psicológico, tendo como finalidade que o paciente permaneça o mais saudável possível e de evitar complicações no período intraoperatório e pós-operatório.
Entre as ações que podem ser desenvolvidas estão às orientações prestadas antemão ao paciente. O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta cirúrgica. O paciente é orientado ainda sobre o procedimento cirúrgico e sobre os efeitos da anestesia, de modo que essa assistência no pré-operatório forneça ao paciente uma compreensão completa sobre a cirurgia
5- Descreva os parâmetros para avaliação de alta da URPA (Unidade de recuperação pós-anestésica) baseado na Escala de Aldrete e Kroulit.
Resposta: A avaliação acontece na primeira hora do pós operário e se estende até 24h, exige atenção de toda a equipe multidisciplinar.
A escala de Aldrete e Kroulit deve ser feita na admissão do paciente, pós 15 minutos, 30 minutos, 45 minutos,1h, 2h, 3h até 4 horas. 
A pontuação da escala é de 0 a 2 para cada parâmetro:
0 - Condição Clinica de maior gravidade
1 – Condição Clínica Intermediária 
2 – Condição Clínica Adequada 
Avaliar Atividade Muscular, Respiração, Circulação, Nível de Consciência, Saturação de Oxigênio.
Paciente com pontuação de 7 a 8 pontos podem receber alta.
EEF 218

Continue navegando