Buscar

PSICOLOGIA GERAL I - 6 6

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	O que a terminologia ato infracional do Estatuto da Criança e do Adolescente significa?
		
	
	Atos praticados por jovens menores de dezoito anos, se comina pena, em regime semi-aberto
	
	Ato ilícito de maior importância que o crime, e que só acarreta a seu autor a pena de multa ou prisão simples
	
	Atos praticados por jovens maiores de dezoito anos, não se comina pena, mas se aplicam medidas sócio-educativas
	 
	 
Atribui o fato praticado pelas crianças e adolescentes enquadrável como crime ou contravenção na esfera penal
	
	Atribui o fato praticado somente pelos adolescentes enquadrável  como crime ou contravenção na esfera penal
	Respondido em 14/04/2021 17:22:58
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que significa  ato infracional  do Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) estabelece as medidas sócio-educativas inerentes, a prática de ato infracional onde a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente algumas medidas. Assinale a alternativa que NÃO pode ser aplicada.
		
	 
	Inserção em regime fechado
	
	Advertência
	
	Liberdade assistida   
	
	Obrigação de reparar o dano
	
	Prestação de serviços a comunidade
 
	Respondido em 14/04/2021 17:23:24
	
Explicação:
O aluno terá que saber as medidas sócio-educativas do Estatuto da Criança e Adolescente.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Os adolescentes só cometem atos infracionais porque existe uma sociedade adulta que utiliza seus serviços baratos. São traficantes de drogas que os recrutam como entregadores, revendedores de mercadorias roubadas, que adquirem objetos furtados, por um preço insignificante; enfim, constituem uma gama de patrocinadores do ilícito. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), abrange toda criança e adolescente em qualquer situação jurídica. Assinale a alternativa que NÃO pertence a este estatuto.
		
	
	A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais
	
	Para os atos infracionais praticados por jovens menores de dezoito anos, não se comina pena, mas se aplicam medidas sócio-educativas
	
	Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade
	 
	Esta Lei dispõe sobre a proteção parcial  à criança e ao adolescente.
	Respondido em 14/04/2021 17:23:29
	
Explicação:
A aluno terá que conhcer o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê seis medidas sócio-educativas. Qual medida consiste na prestação de serviços por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos?
		
	
	Inserção em regime de semiliberdade
	
	Liberdade assistida   
 
	 
	Prestação de serviços a comunidade
 
	
	Advertência
	
	Obrigação de reparar o dano
	Respondido em 14/04/2021 17:23:33
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que significa a medida de Prestação de serviços a comunidade
 
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Analise as afirmativas: e marque a resposta correta.
I -  Na fase caritativa, três formas de assistência e de políticas sociais foram apresentadas: duas formais e uma informal. O primeiro sistema formal oficialmente responsável em prover a proteção às crianças abandonadas foram as Câmaras Municipais.
II - No Brasil, assim como na Europa, foi à aliança entre a família e o poder médico que associou à mulher a figura da "mãe higiênica".
III - Desde o Império, a assistência caritativa, nunca se manifestava através do domínio religioso.
IV - A partir do advento da República O Estado, se tornou presente nas questões que envolviam proteção e assistência aos menores. A criança e o adolescente abandonados passaram a receber assistência e proteção do Estado sob a continua forma de institucionalização.
		
	 
	I, II e IV estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I, III e IV estão corretas.
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	Respondido em 14/04/2021 17:23:35
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta, pois desde o Império, a assistência caritativa, se manifestava através do domínio religioso, inclusive com a criação de abrigos.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	 
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê seis medidas sócio-educativas. Qual medida é responsável por alertar o adolescente e seus responsáveis para os riscos do envolvimento no ato infracional?
		
	
	Liberdade assistida   
 
	
	Prestação de serviços a comunidade
	 
	Advertência
	
	Obrigação de reparar o dano
	
	Inserção em regime de semiliberdade
	Respondido em 14/04/2021 17:23:41
	
Explicação:
O aluno terá que saber o que significa a medida de advertência.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	O Estatuto ¿ ECA - quer apenas que nossas crianças e adolescentes sejam tratados, com a garantia dos mesmos direitos e a obrigação do cumprimento dos mesmos deveres de cada um de nós. Se cumprirmos a Constituição e tratarmos a todos, independentemente da idade, com o respeito que merecem, e ensinarmos essa mesma lição a nossos filhos, não teremos porque temer ou criticar o Estatuto, que surgiu como mais um instrumento para fazer disso uma realidade, que infelizmente ainda não se concretizou, uma vez que ele defende que as crianças e adolescentes:
		
	 
	Necessitam que sejam tratados como CIDADÃOS
	
	Não precisam respeitar a lei e a Constituição como qualquer outro cidadão.
	
	Não têm obrigação do cumprimento dos mesmos deveres de cada um de nós
	
	Os programas de famílias acolhedoras enfatizam a provisoriedade do afastamento da criança e do adolescente e relegam sua reintegração à família de origem.
	
	Não necessitam de lições elementares de CIDADANIA e relacionamento interpessoal
	Respondido em 14/04/2021 17:23:46
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), diferentemente da lei anterior, que se limitava aos menores em situação irregular, abrange toda criança e adolescente em qualquer situação jurídica. Verifica-se a modificação na doutrina que passa de ¿doutrina de situação irregular¿ para ¿doutrina de proteção integral à infância¿ dentro desta perspectiva não só os abandonados e delinquentes seriam abarcados, mais também, todas as crianças, de qualquer classe social, vítimas ou não da ação ou omissão. Essa ideia, de proteção integral à criança e ao adolescente, encontra-se expressa no artigo 5º da referida Lei. Sendo assim, NÃO podemos afirmar:
		
	
	A prioridade do direito à convivência familiar e comunitária, é consequentemente o fim da política de abrigamento indiscriminado
	
	Devemos garantir os direitos pessoais e sociais das crianças e adolescentes a través de oportunidades que favoreçam o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, mantendo as condições de liberdade e dignidade
	 
	Em nome da integração social, da ordem, da educação, da disciplina, da saúde, da justiça, da assistência social, do combate ao abandono e a criminalidade, ainda entendemos que as ações se revezam para consagrar os castigos e as punições, sempre que for necessário.
	
	Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes
	
	A lei assegura os direitos para todo adolescente e crianças sem distinção
	Respondido em 14/04/2021 17:23:51
	
Explicação:
O ECA busca justamente combater o uso de qualquer tipo de atividade punitiva que possa colocar em risco a integridadefísica, moral e psíquica de crianças e adolescentes

Continue navegando