Buscar

RESUMO Payback e Retorno por Períodos (Recuperação Automática)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Payback e Retorno por Períodos
Período de Payback é o tempo necessário para que a empresa recupere o investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa. É um método bastante utilizado na prática.
Conforme ensinam Assaf (2014) e Ross, Westerfiel e Jaffe (2002), o critério do período de payback é uma das alternativas mais populares ao critério do valor presente líquido VPL. Para os autores, o critério do período payback, na tomada de decisões de investimento, é simples. Seleciona-se certo período de corte, por exemplo, de três anos. Todos os projetos que tiverem períodos de payback de três anos ou menos serão aceitos, e todos os que tiverem recuperação do investimento superior a três anos serão rejeitados.
Podemos destacar três problemas do período de payback, segundo Ross, Westerfiel e Jaffe (2002): o primeiro é a distribuição dos fluxos de caixa dentro do período de payback. Esse critério ignora a distribuição dos fluxos de caixa dentro do período. Caso comparemos projetos com fluxos de caixa diferentes, essa diferença não será considerada. Apenas é considerada a soma total dos fluxos, independente de os fluxos serem maiores nos primeiros anos ou nos últimos anos do período considerado. O segundo problema do critério é que esse método ignora os fluxos de caixa após a recuperação do investimento, uma deficiência que é coberta pelo critério VPL, uma vez que o VPL utiliza todo o fluxo gerado ao longo do projeto. O terceiro problema é o padrão arbitrário de estabelecimento do período de payback. Quando uma empresa avalia um investimento pelo critério do VPL, ela pode facilmente recorrer ao mercado de capitais para estabelecer o custo de oportunidade do projeto. No caso do payback, não existe essa disponibilidade, portanto as organizações que utilizam esse critério têm de estabelecer o prazo de recuperação do investimento de forma arbitrária.
Gitman (2006), as empresas de grande porte utilizam este critério em projetos com montantes de investimentos relativamente baixos. Também é importante destacar que as empresas menores também utilizam este critério por uma facilidade de aplicação da metodologia. À medida que os projetos ficam maiores, as empresas optam mais pelo VPL. Portanto, em decisões de valor elevado, tal como a compra de um maquinário ou a construção de uma fábrica ou aquisição de uma empresa, o critério de payback raramente será utilizado. Pelos motivos apresentados, Assaf (2014) conclui que o período payback é uma medida auxiliar nas decisões financeiras de longo prazo.
O período de payback é bastante utilizado nas grandes empresas em seus pequenos projetos e nas pequenas empresas é utilizado na maioria de seus projetos. Trata-se de um método simples e intuitivo. É um método de avaliação econômica de investimento melhor do que a taxa média de retorno, uma vez que considera fluxos de caixa ao invés de lucros contábeis. Os fluxos de caixa ao longo do tempo são considerados para calcular o tempo de recuperação do investimento inicial. Quanto menor for o tempo para recuperar o capital, menos a empresa estará exposta a riscos. Conforme nos ensina Gitman (2006), apesar de ser vantajoso em relação à taxa média de retorno, pois o período de payback utiliza fluxos de caixa ao invés de dados contábeis, o período de payback também apresenta deficiências. A principal delas, assim como na taxa média, reside na subjetividade da determinação do período de payback. Outra deficiência é a não consideração do valor do dinheiro no tempo.
 O período de payback é o tempo necessário para que a empresa recupere o investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa.

Continue navegando