Buscar

atividade-economia-ii

Prévia do material em texto

Eliel Oliviera Almeida RA 201011941
		A sociedade moderna vem nas últimas décadas deparando-se com vários tipos de problemática de ordem socioambientais, correlacionados com os fatores da industrialização; como exemplos temos as dificuldades em compatibilizar o crescimento econômico com a proteção ao meio ambiente. Assim neste contexto surgiram termos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Em sentido lógico sustentabilidade e desenvolvimento sustentável possuem a mesma função, que é o não esgotamento dos recursos naturais, e sim a exploração do mesmo de forma mais equânime.
		Controle ambiental deve condicionar as seguintes condições de que devem haver registros, limites e direção. Para que ocorra o licenciamento, a fiscalização e o monitoriamento sendo estes os instrumentos de controle dirigidos nas norma, leis e decretos ou seja, a legislação ambiental de acordo com cada setor.
		Segundo Mikhailova 2004, termo nos remete a abordagem de vários assuntos inter-relacionados, por exemplo, Crescimento e Equidade Econômica, Conservação dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social. Contundo deve ser considerar os aspectos geográficos, regionais nas implementações de tais aspectos. 
		Os assuntos Desenvolvimento Sustentável tem entre seus objetivos trazer a realidade de que é necessário buscar, criar, fomentar a pesquisas tecno-cientifica, estimular novos parceiros em todos os seguimento da sociedade moderna, difundir novas tecnologias para alcançar, auxiliar o desenvolvimento sustentável (Piske, 2010). Quanto às questões de Controle os objetivos seriam de se fazer valer em sua totalidade a aplicação dos instrumentos normalizadores, regulamentadores, dentre os quais a maior conscientização da sociedade, em relação aos temas.
		A sustentabilidade vem se mostrado impulsionadora de novas tendências econômica mundialmente. Sendo difícil uma visão econômica sem considerar os mecanismos de controle, relativos à sustentabilidade ambiental, que são importantes e se não fundamental mecanismo de regulamentação da exploração dos recursos naturais pelas entidades econômicas (Piske, 2010). A fixação de regras é a definição da proteção do meio ambiente,assim como a sua proteção. Entendemos que tanto o controle ambiental e os mecanismos gerenciados do desenvolvimento ambiental são de obstante relevância para a economia nos moldes atuais.
		Necessário se faz conhecer um modelo econômico onde aja o respeito ao bem estar social e humano, assim como a preservação dos recursos naturais de forma equilibrada. Afinal economia e meio ambiente podem ser equânime, as relações econômicas e a preservação dos recursos naturais são fundamentais para a sociedade. 
Referencias
PISKE, ORIANA. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – por ACS. Publicado em 17/11/2010.
Paula,Eline. BLOG PAPOS AMBIENTAIS. Acessado: em 30/10/ 2014. http://paposambientais.blogspot.com.br/2009/08/controle-ambiental.html
Mikhailova, Irina. SUSTENTABILIDADE: EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E OS PROBLEMAS DA MENSURAÇÃO PRÁTICA. Revista Economia e Desenvolvimento, n° 16, 2004.

Continue navegando