Buscar

10 -ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE0638_A10_201902152077_V1
	
	
	
	
		Aluno: KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O assistente social trabalha com a questão social e com suas expressões ou manifestações: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a moradia na favela, a falta de leitos em hospitais, a violência e a inadimplência. Nessa direção, a questão social I. apresenta-se nas objetivações concretas que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho. II. representa não só as desigualdades, mas, também, o processo de resistência e luta dos trabalhadores. III. coloca-se em novos patamares frente o avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas. Está correto o que se afirma em
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II apenas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com o que se determina como moderno nas mudanças da forma de trabalho, o que é correto afirmar sobre a presença do trabalhador em um lugar de trabalho coletivo, deixando de ser elemento de controle?
	
	
	
	Abre a possibilidade de fortalecimento da classe trabalhadora.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas novas formas de minimizar a mais valia na relação trabalhor e produção.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de valorização do trabalho.
	
	
	Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de precarização do trabalho.
	
	
	 Abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de legalização da força de trabalho justo.
	
Explicação:
Alternativa A. A presença do trabalhador em um lugar de trabalho coletivo deixa de ser o elemento de controle e se abre a possibilidade de ir gerando diversas formas de precarização do trabalho, de informalização das relações trabalhistas e de desagregação e diferenciação do efetivo operário a partir do conteúdo do seu trabalho e da individualização de sua tarefa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia as afirmativas abaixo, referentes a ação do assistente social em uma sociedade capitalista, como o Brasil. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
	
	
	          
	Os princípios norteadores do projeto profissional estão fundamentados na perspectiva da construção de uma sociedade de igualdade, justiça, equidade e universalidade.
	
	          
	O profissional de serviço social deve intervir de forma crítica e se limitando às técnicas e instrumentais da profissão.
	
	          
	Atividades investigativas e interventivas integram o exercício profissional, norteadas por princípios e valores éticos-políticos, podendo ser utilizadas separadamente conforme cada situação.
	
	          
	Pode-se afirmar que para se tornar um excelente profissional de SS é indispensável o conhecimento dos fenômenos da sociedade.
	
	          
	A ação profissional do AS interfere nas relações sociais de seus usuários, pois a função magna do profissional é a liberação de recursos, como o bolsa família.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(FUNRIO, 2015) O capitalismo contemporâneo, nas últimas décadas, acentuou sua lógica destrutiva. Num contexto de crise estrutural do capital, podemos identificar como uma tendência:
	
	
	
	o modelo de regulação social-democrático, que sustenta o chamado estado de bem-estar social, vem sendo solapado pela concepção neoliberal e privatizante.
	
	
	o mundo do trabalho sofreu um processo de regulamentação que propiciou ao movimento sindical poderes de negociação, frente a nova lógica fordista.
	
	
	como resposta à crise do capital há uma grande tendência do Estado em regulamentar as relações econômicas com o intuito de minorar os impactos da crise.
	
	
	o padrão produtivo toyotista vem sendo substituído pelas formas produtivas flexibilizadas, regulamentadas e estruturadas, no modelo que denominamos acumulação liberal.
	
	
	a crise estrutural do capital propiciou ao trabalhador, principalmente, a classe que vive do trabalho, maior acesso a políticas sociais e ao microcrédito.
	
Explicação:
As mudanças tem levado a perda e a restrição de direitos para a população inserida no mercado de rabalho.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A instrumentalidade no âmbito do Serviço Social está relacionada à :
	
	
	
	Condução estrita dos instrumentais utilizados pelo Assistente Social em seu ambiente de trabalho.
	
	
	Negação da importância técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	
	Capacidade técnica do profissional na escolha e manuseio dos instrumentais técnico-operativos da profissão.
	
	
	Resposta profissional que pode assumir ou não natureza manipulatória.
	
	
	Valorização da autonomização da dimensão técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como conseqüência do intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista podemos apontar:
	
	
	
	A expansão do trabalho artesão e aumento da demanda por mão-de-obra.
	
	
	O não incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho.
	
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.
	
	
	A introdução de antigos métodos de organização e gestão nas empresas.
	
	
	O controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		ENADE (2004) Considere e analise as afirmações abaixo, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social. I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais. II - Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social. III - A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. IV - O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. Somente é correto o que se afirma em:
	
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O que é correto afirmar sobre a contradição na atuação do Serviço Social e que afirma o compromisso da profissão com a classe trabalhadora?
	
	
	
	Está na contradição entre o profissional e sua ética.
	
	
	Está na contradição de quem recebe e alimenta a atuação profissional da profissão.
	
	
	Está na contradição entre usuário e demanda.
	
	
	Está na contradição entre quem paga e quem demanda seus serviços.
	
	
	Está contradição entre sujeito e necessidade.
	
Explicação:
Alternativa A. O Serviço Social se constitui como profissão num determinado momento histórico, atribuindo valor e significado social que se dá segundo IAMAMOTO (1992), na vinculação concreta que esta profissão vai ter na sociedade capitalista, ou seja, na contradição entre quem paga e quem demanda seus serviços. Para evidenciar um espaço concreto para a institucionalização do Serviço Social, o sistema capitalista faz um reordenamento interno.
	
V
F
F
V
F

Continue navegando