Buscar

Apresentação escabiose

Prévia do material em texto

Escabiose
A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei, cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos. 
Escabiose 
 O prurido intenso é causado por reação alérgica a produtos metabólicos do ácaro. Caracteristicamente essa manifestação clínica se intensifica durante a noite, por ser o período de reprodução e deposição de ovos desses
Reservatório - O homem.
Modo de transmissão - Contato direto com doentes (compartilhamento de dormitórios, relações sexuais,etc) e por meio de fômites 
contaminados (roupas de cama, toalhas de banho, vestimentas). 
Período de incubação - De 1 dia a 6.
A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou crianças em creches.
Complicações 
 Infecções secundárias pela “coçadura”, que, quando causada pelo estreptococo ß hemolítico, pode levar à glomerulonefrite. 
Em pacientes imunocomprometidos, há risco de se estender como uma 
dermatite generalizada, com intensa descamação. Essa forma também 
pode ocorrer em idosos, nos quais o prurido é menor ou não existe. A 
forma intensamente generalizada é denominada de sarna norueguesa.
Diagnóstico 
Clínico - Baseia-se na sintomatologia, tipo e topografia das lesões 
e dados epidemiológicos. Pode ser feito também mediante a visualização do ácaro, à microscopia pelo aspado ou biópsia da pele.
Tratamento 
 Ivermectina, dose única, VO, obedecendo a escala de peso corporal (15 a 24kg: 1/2 comprimido; 25 a 35kg: 1 comprimido; 
36 a 50kg: 1 1/2 comprimido; 51 a 65kg: 2 comprimidos; 65 a 79kg: 2 1/2 comprimidos; 80 kg ou mais: 3 comprimidos). A dose pode ser repetida após 1 semana. Permetrima a 5% em creme, uma aplicação à noite, por 6 noites, ou Deltametrina, em loções e shampoos, uso diário por 7 a 10 dias. Enxofre a 10% diluído em petrolatum deve ser usado em mulheres grávidas e crianças abaixo de 2 anos. Pode-se usar antihistamínicos sedantes (Dexclorfeniramina, Prometazina), para alívio do prurido. Havendo infecção secundária, utiliza-se antibioticoterapia sistêmica. Evitar a iatrogenia pelo uso de escabicida repetidas vezes. 
Considerar fracasso terapêutico a presença de sinais e sintomas após 2 semanas. Se os sintomas reaparecerem após 4 semanas, considerar reinfestação.
Assistência de Enfermagem ao paciente com escabiose 
Anamnese e exame físico
Diagnóstico de enfermagem
Integridade da pele prejudicada
Risco de infecções
Conforto prejudicado 
Intervenções de Enfermagem
Orientação sobre a higiene e cuidados 
Medidas de controle e prevenção
Medidas de prevenção e controle 
Tratamento do doente - Lavar com água quente todos os fômites dos pacientes (especialmente dos portadores de sarna norueguesa), as roupas devem ficar livres do contato com o hospedeiro e contactantes por 7 dias. É fundamental atentar para a necessidade de maior higiene pessoal e limpeza do ambiente. Buscar casos na família ou nos residentes do mesmo domicílio do doente e tratá-los o mais breve possível, para evitar disseminação da doença. Investigar a existência de casos na mesma rua, creches e outros ambientes de convivência do paciente é importante para evitar surtos comunitários.
• Isolamento - Deve-se afastar o indivíduo da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento. Em caso de paciente hospitalizado, recomenda-se o isolamento, a fim de evitar surtos em enfermarias, tanto para outros doentes quanto para os profissionais de saúde, especialmente no caso da sarna norueguesa. O isolamento deve perdurar por 24/48 horas após o início do tratamento.

Continue navegando