Buscar

Atividade de Pesquisa - Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ERGONOMIA
Aluno (a): 
Data: 15 /04/2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Descreva,com suas palavras, o que é ergonomia, quais são seus objetivos e qual é o papel do ergonomista.
A ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho em um contexto científico, para que os aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho posso ser observados a fim de buscar uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo indivíduo. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação e elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com objetivo de gerar bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar sua produtividade.
2) Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho? Como ergonomista, que sugestões você proporia para aliviar ou mesmo eliminar os fatores que causam desconforto?
A falta de conforto nas instalações físicas do ambiente de trabalho afeta a saúde mental e corporal do funcionário consequentemente derrubam a produtividade e podem levar a problemas como DORT E LER. Ergonomista tem como responsabilidade verificar todo o ambiente, exemplo dos móveis que precisa ser ergonômico para proporcionar conforto, ambiente de luz confortável para executar o trabalho necessário
3) Diferencie a antropometria dinâmica da funcional.
Antropometria dinâmica mede os alcances dos movimentos de cada parte do corpo e são medidos mantendo-se o resto do corpo estático. 
Antropometria funcional envolve o movimento de vários segmentos corporais ao mesmo tempo.
4) “Quanto mais luz melhor.” Essa afirmação é verdadeira? Porquê?
Entre partes sim, no entanto a luz não pode ser excessivamente artificial, o ideal é aproveitar ao máximo a luz do sol para deixar o ambiente mais atraente para os colaboradores e apenas nos horários de baixa incidência de iluminação natural acender as lâmpadas desta forma os trabalhadores poderão enxergar melhor e ter menos problemas na vista e terem um clima mais simpático para trabalhar.
5) O que é desconforto térmico?
O desconforto térmico local ocorre devido as fatores que alteram a uniformidade no ambiente. Tais fatores podem ser devido as correntes de ar, diferença vertical de temperatura do ar, janelas ou superfícies frias ou quentes ou variações deles.
6) Cite dois fatores que prejudicam a concentração contínua e proponha maneiras de evitá-lo.
· Analisar excessivamente a técnica de atividade: quando se pensa em demasiadamente em como realizar uma atividade, não é possível concentrar-se no sinais relevantes no momento. Tirar o foco de certa tarefa por alguns minutos e retornar atividades com a cabeça mais tranquila.
· Introspecção demasiada: é pensar excessivamente acerca da própria vida e então como consequência, há uma interferência negativa na execução da atividade. Saber diferenciar e separar a vida pessoal da profissional tirar um tempo no trabalho e se concentrar novamente no serviço.
7) O que é uma lesão por esforço repetitivo? Cite algumas profissões que estão mais sujeitas a LER.
Lesão por esforço repetitivo ou LER, são lesões no sistema músculo-esquelético e nervoso causado por tarefas repetitivas esforços rigorosos, vibrações, compreensão mecânica, ou posições desagradáveis por longos períodos. Profissões que estão sujeitas a LER, são: operadores de telemarketing, auxiliar de produção em grandes indústrias em linha de montagem, empacotadores, digitadores e etc.
8) O que estabelece a NR 17 – Ergonomia?
Esta norma regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto segurança e desempenho eficiente.
9) Paraqueserveumdiagnósticoergonômico?
A análise ergonômica do trabalho permite buscar, identificar, averiguar e aferir perfeitamente as funções e objetivos usado para todo profissional em seu local de trabalho assim como medir os impactos que atualização, esforço e repouso interfere direta ou indiretamente os funcionários em uma rotina de trabalho.
10) Pararealizar uma AET, basta apenas consultar a alta gerência da empresa? Explique.
Não, porque deve analisar todos os locais de trabalho, verificar os esforços dos trabalhadores nas diversas áreas da empresa, porque cada ambiente de trabalho fornece uma atividade e um risco diferente ao trabalhador.
Atividade de Pesquisa: ERGONOMIA

Outros materiais