Buscar

DINÂMICA DE CORPOS RÍGIDOS atividade discursiva (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Anhanguera 
Vila Mariana SP_SP._Unibero
Matéria: Dinâmica de Corpos Rígidos
Prof: Tutorial
Aluno Jasson Alves da Silva; RA 373218916734;
 7º Semestre; Eng_Mecânica; Noite
São Paulo, 18 de Outubro de 2020.
Pergunta: Dois princípios fundamentais da física são princípio da conservação de momento angular e princípio e conservação de momento linear. Juntos eles permitem a solução de diversos problemas dinâmicos de corpos rígidos que envolvem velocidade e tempo.
Discorra sobre o conceito de momento linear e angular como o princípio do impulso e quantidade de movimento se relacionam com o princípio de conservação mencionados.
Respostas: 
O momento linear de um corpo é o produto da massa pela velocidade. Para entender o momento linear de um corpo é uma grandeza vetorial. Assim, o vetor velocidade e o vetor momento linear têm sempre a mesma direção e sentido. O momento linear de um corpo é uma grandeza vetorial.
Momento angular (também chamado de momentum angular ou quantidade de movimento angular) de um corpo é uma grandeza física associada à rotação desse corpo. Deve-se dizer que, com o advento da mecânica quântica, o status da grandeza física quantidade de movimento angular sofreu uma severa modificação.
Impulso é a grandeza física que relaciona a força que atua sobre um corpo e o intervalo de tempo que ela atua sobre o mesmo. Se tem a atuação de uma força constante durante um determinado intervalo de tempo, 
Δtempo = tempoFinal – tempoinicial. 
O produto dessa força constante pelo intervalo de tempo de aplicação da mesma é chamado de Impulso, e é representado pela letra I. O impulso é uma grandeza vetorial, possui módulo, direção e sentido. Em módulo, a equação que determina o impulso pode ser escrita da seguinte forma:
Impulso = Força . Δtempo
Quantidade de Movimento
Imagine um corpo de massa m, que num determinado instante possua velocidade V, por definição a quantidade de movimento é o produto entre essas duas grandezas, massa e velocidade. Como a velocidade é uma grandeza vetorial, por consequência a quantidade de movimento também é um módulo ela pode ser vista da seguinte forma:
Quantidade de movimento = massa x velocidade
Também chamada de momento linear, a quantidade de movimento é a grandeza vetorial que resulta do produto da velocidade do corpo por sua massa. Essa grandeza deve ser conservada para um sistema livre da ação de forças externas. Um sistema é o conjunto de corpos que são objetos de estudo.
Conservação do momento é na verdade uma consequência direta da 3ª lei de Newton.
Então para você compreender o conceito de momento visualize uma bola de basquete e um veículo a 10 km/h, qual dos dois é mais fácil a parada? Obvio que é a bola de basquete, no qual levamos em consideração a massa do corpo. esta é a quantidade de movimento, é a relação entre a massa de um determinado objeto e sua velocidade.
O momento angular está relacionado ao movimento de rotação e translação do corpo, que movimenta em torno de um eixo.
O momento linear é definido como a quantidade de movimento transferido; é a Lei da Conservação do momento. Fala a respeito a não dissipação dos momentos relacionados de um sistema mecânico isolado, sendo o momento resultante nulo. Ou momento total é nulo.

Continue navegando