Buscar

Teoria da Pena no Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO DIREITO PENAL II (1,0)
UNIDADE 3.2 – TEORIA DA PENA
NOME(S):Maraelis de Paula
Orientações básicas:
*Prazo para envio – 30 de setembro de 2020 (improrrogável)
*Enviar para o email proflarissa@saoluiz.uri.edu.br e aguardar a confirmação do recebimento. Assim, o trabalho pode ser considerado efetivamente entregue.
*Referência bibliográfica para a realização (disponível na biblioteca virtual da URI) – Cezar Roberto Bitencourt, Volume 1, Parte Geral, Primeira parte, Capítulo VI.
*A resposta deve se restringir aos limites da questão, logo, explanações para além do questionado implicará em desconto na nota. Demais critérios serão elucidados em aula. 
*Pode ser realizado individualmente ou em dupla. Não esquecer de inserir o nome no local indicado acima. 
1 – Teorias absolutas e relativas estabeleceram as duas principais concepções acerca da pena. Explique ambas as concepções, conforme as referidas teorias, que também assumem outra nomenclatura em virtude destas concepções (0,3).Teorias absolutas ou retributivas da pena:Assume a concepção de que a pena é a retribuição do mal causado pelo sujeito a sociedade, sem levar em consideração a atual ideia de ressocialização,mas apenas de penalização.Esta teoria está ligada ao regime de Estado absolutista,no qual o soberano mantinha grande influência da religião e por esse motivo considerava a pena como um castigo, que não era só baseada na infração de leis, mas, com a ideia de que o mal causado seria uma ofensa a Deus.
Teorias relativas ou preventivas da pena:essa teoria assume a concepção de que a pena não se trata apenas de uma retribuição ou castigo,mas que deve ter um carácter preventivo, trazendo, a evolução de um caracter que antes era absolutista, fazendo pensar na pena não só como um castigo, mas como prevenção para que o sujeito não volte a cometer os mesmos erros, crimes, ou ações, pois busca a ideia de ressocialização, a fim de prevenir repetições e problemas futuros.
2 – Diferencie a prevenção geral da prevenção especial, apontando, em cada uma, o aspecto que entende ser o mais relevante, evidenciando o destinatário destas concepções (0,3).A PREVENÇÃO GERAL, tem por objetivo a prevenção de delitos que possam ser causados por delinquentes, destina-se a sociedade em geral Ocorre de duas formas a prevenção geral negativa e a prevenção geral positiva.Sendo que a geral negativa ou intimidatória, pois a função de inibir o agente causador de delito por meio de ameaças de pena ou por aconselhamentos,, os quais são demonstrados através de castigos eficazes, sendo que um dos aspectos mais relevantes nessa ideia de prevenção da teoria da coação psicológica, seria uma das melhores formas de controlar os delitos,pois os sujeitos sentiriam medo, e pensariam antes cometer qualquer delito.Sendo que a teoria da coação apresenta de certa forma apresenta efetividade, pois, como citei acima o indivíduo sentia medo, por saber que teria que sofrer a penalidade imposta.
 A PREVENÇÃO POSITIVA, não possui caráter punitivo,visa ressocializar e reeducar o indivíduo, através de orientações socioeducativas, mostrando a este indivíduo o efeito da penalidades, e ao mesmo tempo reafirmando o Direito penal, fazendo este indivíduo perceber os reflexos da pacificação social,quando a pena é aplicada sendo vista como uma solução de conflito gerada pelo delito.Em suas primeiras versões presumem a existência de uma sociedade que deve possuir valores éticos ou consciência jurídica comum, isso quer dizer, que quando um indivíduo cometer uma infração este estará indo contra crenças e regras na qual o sujeito vive.
A PREVENÇÃO ESPECIAL,tenta evitar que se pratique delitos, pois é direcionada exclusivamente ao sujeito que pratica.se divide em duas vertentes uma que considera a reeducação do sujeito, sendo esta a prevenção especial positiva. Sendo que nem todo o infrator é passível de reeducação, por este motivo, a prevenção especial negativa se volta para a neutralização deste.Então deve ser observada a análise da personalidade corrigível ou incorrigível do delinquente para que a pena adequada seja aplicada.
A diferença entre prevenção geral é que está busca prevenir futuros delitos, enquanto a prevenção especial, se volta para a prevenção de futuras práticas de crime ou delitos, por aqueles que já fizeram estas práticas.
3 – Explique a seguinte frase de Hegel: “a pena é a negação da negação do Direito” (0,4). A norma que proíbe a prática de um delito, é um direito conquistado pela sociedade, onde o Estado tem de aplicar suas normas para controlar os conflitos gerados pela própria sociedade, então quando se comete um delito ele se volta contra a sociedade, acarretando em uma penalização reafirmando a vontade geral a ordem jurídica, para manter a harmonia social..

Outros materiais