Buscar

AULAS PRÁTICAS 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: MARIA RAYANE PEREIRA FREITAS FERREIRA
	MATRÍCULA: 01390868
	CURSO: ENFERMAGEM
	POLO: PARANGABA
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MARIA CLARA PESTANA CALSA
	TEMA DE AULA: CONTAGEM DE LEVEDURAS POR DILUIÇÃO SERIADA
RELATÓRIO:
1. Definir o método de contagem de leveduras em placa por diluição seriada; 
A diluição seriada consiste numa sequência de diluições, quando uma bactéria forma uma grande quantidade de colônias que não podem ser contadas é feita uma diluição dessa amostra repetidas vezes, isso é feito para diminuir a quantidade de organismos e facilitar sua contagem. 
Na aula prática foi utilizado cinco tubos de ensaio, o primeiro (tubo 1) contendo 10 mL de água peptonada e nos outros (tubos de 2 a 5) contendo 9 mL de água. Com o auxílio de uma alça de platina foi inoculado uma quantidade de bactérias no primeiro tubo realizando a diluição das mesmas, com uma pipetadora colocamos 1 mL do tubo de ensaio 1 no tubo 2 diluindo ainda mais a quantidade de colônias, do tubo 2 foi retirado 1 mL e colocado no 3 e assim sucessivamente até chegar ao tubo 5. Ao final das diluições vamos ter a proporção 0,0001 da quantidade inicial no tubo 5. Do tubo 5 pegamos 0,5 mL e espalhamos uniformemente sobre o meio de cultura na placa de petri até secar (plaqueamento) e em seguida colocamos essa placa virada de cabeça para baixo na estufa por 48 horas para que as colônias cresçam.
2. Calcular a UFC/g ou mL da amostra estudada.
Não realizei o cálculo, pois no vídeo da aula pratica a professora não ensina como calcular.
	TEMA DE AULA: COLORAÇÃO DE GRAM
RELATÓRIO:
1. Definir o fundamento da coloração de Gram;
Em 1889 Hans Cristian Gram desenvolveu a coloração que leva seu nome para diferenciar as bactérias em dois grupos as gram-positivas e gram-negativas. A coloração envolve três etapas: na primeira as bactérias são coradas com violeta cristal e em seguida o lugol; na segunda etapa é feita uma descoloração com éter ou acetona, as que não descoloram são chamadas de gram-positivas; na terceira etapa é feita uma contra coloração com fucsina, esse corante é responsável pela cor vermelha ou rosa das bactérias gram-negativas.
Devido a uma diferença nas paredes celulares das bactérias um grupo no processo de descoloração retem o corante, essas são as gram-positivas possuem uma parede celular mais espessa de peptidioglicanos e ácidos tecóicos e fica corada, já as gram-negativas possuem uma parede mais fina e com maior concentração de lipídeos e quando levadas ao álcool perdem a coloração tornando-se incolores, elas só recebem cor após a contra coloração.
2. Visualizar a morfologia e classificar as bactérias nas lâminas de acordo com o seu comportamento diante dos corantes de Gram. 
.
Na Primeira imagem é possível ver uma colônia de bactérias gram-negativas, pois possui coloração rosa, apresentando morfologia de cocos.
Na segunda lâmina vemos uma coloração roxa característica de bactérias gram-positivos, nessa lâmina as bactérias tem forma de bacilos.

Continue navegando