Buscar

Observações - Psicologia do Cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS: Flamboyant CURSO: Psicologia SÉRIE: 5osemestre
DISCIPLINA: Psicologia do Cotidiano
PROFº: Roberdan F. Oliveira
DESCRIÇÃO DAS 5 PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES
Tema: Velhice
Integrantes do grupo:
1. Gabriel Magalhães
2. Isadora Medeiros Guimarães
3. Larissa Alves Xavier
4. Thaila Cristina Barreto Negre
5. Wilson Castro da Costa
Nome do aluno(a): Wilson Castro da Costa
Descrição 1
 
 Na cena em questão, o indivíduo aparentemente velho e do sexo masculino por conta de suas característica corpóreas predominantes, tais como: ombros largos, proeminência laríngea aparente, pele flácida e rugas em seu rosto; utiliza uma camisa verde, calça marrom e uma boina em sua cabeça. O homem se alonga com a ajuda de um taco de golfe utilizando-se de movimentos rotacionais por diversas vezes até finalizar seu exercício de forma brusca.
 No momento seguinte, chega ao local em um carro de golfe um sujeito com características semelhantes às do indíviduo anterior, exceto por sua camisa que aparentemente agora é azul. Os dois iniciam um diálogo enquanto o sujeito de camisa azul apanha seu taco no carro. 
 Após parecer organizar seu taco de golfe, o mesmo atinge a bola posta em sua frente, mas não aproxima-se do alvo aparentemente esperado, e por esse fato, o indivíduo refaz o processo e consegue acertar o suposto local correto. Por fim, nesse momento, o homem de camisa verde emite um comportamento não verbal de franzir a testa e levantar as sobrancelhas, aparentemente apresentando surpresa. Após esse momento ele se volta para os outros sujeitos presentes na cena e supostamente inicia um diálogo. 
Descrição 2
 A cena inicia-se com um sujeito que apresenta uma aparência supostamente masculina por conta de seus ombros largos e cabelos curtos. O homem possui aparentemente uma expressão de surpresa em sua face, por conta de sua boca e olhos extremamente abertos. O mesmo está em frente a outro suposto homem com as mesmas características masculinas do anterior, e aparentemente velho, pelo fato de sua pele ser flácida e manchada e suas orelhas relativamente grandes. O primeiro homem veste uma camisa de cor laranja e usa uma bermuda acima do joelho, já o segundo utiliza uma camisa e bermuda jeans. 
 O sujeito de roupa Jeans está supostamente deitado em sua cama e ao olhar para o lado vê o homem de camisa laranja ao seu lado, sendo que, a partir desse momento ambos aparentemente estabelecem um diálogo entre si. Os indivíduos apresentam uma suposta aparência de tristeza por conta de seus olhos e sobrancelhas voltados para baixo. 
 No fim da cena, o sujeito de camisa laranja senta-se ao lado do outro indivíduo e possívelmente estabelece um novo diálogo com o mesmo, até que em uma determinada parte da cena o homem de roupa jeans apresenta uma suposta expressão de preocupação ao passar suas mãos no rosto e deixar seu olhar aparentemente vago por alguns instantes. 
Descrição 3
 A abservação se inicia com um homem aparentemente idoso, por conta de seus cabelos e barba grisalhos, que está sentado em um banco em frente a uma suposta casa, onde o indivíduo acente um cigarro e possívelmente começa a fumar. O sujeito veste um longo casaco, camisa com gola polo e calças jeans que presumivelmente servem para o aquecer.
 
 O indivíduo apresenta, ao que parece, uma expressão de ansiedade por conta de sua velocidade ao fumar o cigarro que o mesmo acendeu. Ele olha para os lados, faz um movimento lateral com a boca, respira profundamente e continua a fumar até chegar a metade de seu suposto cigarro. 
 No momento seguinte, ele se levanta e possivelmente começa a colher alguns alimentos no chão de uma provável plantação. Após realizar o suposto procedimento de colheita ele se volta novamente para seu possível cigarro e continua a fumá-lo até que aparentemente ele chegue ao final.
 
Descrição 4
 
 Inicialmente, uma suposta mulher idosa de cabelos brancos, lábios finos e leves rugas em sua pele abre a porta de sua possível casa repentinamente e encontra um grupo de prováveis mulheres idosas com a mesma características da mulher anterior. Após abrir a porta, a idosa apresenta uma aparente expressão de alegria ao sorrir para as demais e apontar para dentro de sua suposta casa, provavelmente convidando-as para adentrar a residência.
 Uma mulher por vez entra na casa e em seguida todas olham para um suposto bebê de membros corporais pequenos e aparentemente fragéis. As idosas, ao que parece, sentem-se alegres, por conta de seus sorrisos e olhares fixados na criança. Então, elas iniciam um possível diálogo entre si apresentando uma aparência de dúvida quando ambas contraem a testa e os olhos.
 Após esse momento, brevemente, a possível mulher residente da casa supostamente se despede das demais e encosta-se na porta emitindo um longo suspiro aparentemente de alívio por conta de sua expressão neutra após o gesto em questão. 
 
 
Descrição 5
 No primeiro momento da cena, são representados três idosos de aparência semelhante entre eles, sendo que as características mais predominantes são: rugas em torno dos olhos, pele flácida e cabelos grisalhos. Os indivíduos estão aparentemente em um restaurante e provavelmente se dirigiram até o local para fazerem uma refeição juntos.
 Após adentrarem no local, os sujeitos supostamente inicial suas escolhas pelos alimentos que irão comer e isoladamente um dos indivíduos cheira o alimento que colocou em seu prato e com uma expressão de dúvida ou desconfiança, apresentada através de seu nariz apontado para cima e seus olhos contraídos, devolve o alimento para a bandeja da qual foi supostamente retirado.
 Enfim, eles se sentam à mesa juntos e iniciam um diálogo entre si. Um dos sujeitos abre uma caixa que contém um relógio em seu interior com uma foto de uma suposta criança, talvez sua neta. Após a abertura da caixa, eles continuam seu diálogo entre si, ao que parece, olhando e apontado para a caixa, até que o indivíduo coloca o relógio em seu braço e o mostra para os outros, assim, desencadeando uma aparente reação de alegria por parte dos demais por conta de seus sorrisos apresentados.

Continue navegando