A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
AV 2 EMPREENDEDORISMO

Pré-visualização | Página 1 de 8

AV 2 – EMPREENDEDORISMO
Para o sucesso de uma empresa empreendedora é importante que o gestor conheça alguns aspectos considerados relevantes, na gestão de  Uma organização, para que ela tenha sucesso. uma destas temáticas são os custos de produção da empresa. na Perspectiva do custo, Como chamamos os custos diretamente relacionados com o volume de produção da empresa ou a atividade, como: materiais, matérias-primas, salários e encargos sociais, dentre outros?
RESPOSTA: Custos variáveis.
O estudioso Chiavenato, que escreveu o livro Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor em 2008, afirma que o empreendedor precisa possuir três características básicas: necessidade de realização, disposição para assumir riscos e autoconfiança. Relacione as três características básicas do empreendedor com suas respectivas definições: 
(1) Necessidade de realização. 
(2) Disposição para assumir riscos. 
(3) Autoconfiança.
(3) Enxergar os desafios como oportunidades e acreditar que eles podem dar certo. 
(1) Refere-se àquilo que faz com que a pessoa coloque em prática seu sonho e se realize. Essa intensidade muda de uma pessoa para outra. Às vezes, quando criança, alguns empreendedores já conseguem demonstrar esta característica.  
(2) Relaciona-se com não ter medo de enfrentar os obstáculos e os desafios, além de apostar em suas ideias para que elas se tornem realidade. Entretanto, o empreendedor deve ter em mente que não se deve fazer isso sozinho, ou seja, pode compartilhar suas apostas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: 3,1,2
De  acordo  com  o  estudo  de  McMullen  e  Shepherd (2006),  a  ação  empreendedora  é  influenciada  por dois fatores. Quais são eles?  
R: Motivação e Conhecimento.
Sabe-se que para desenvolver o plano de marketing é  necessário  levar  em  consideração  o  SISTEMA DE MARKETING,  que engloba  os  fatores  internos  e  externos  ao  negócio que  afetam  a  capacidade  do  mesmo  de  oferecer produtos  e  serviços  que  satisfaçam  as necessidades  dos  clientes.  Qual  a  alternativa  que preenche corretamente a lacuna?
RESPOSTA: Sistema de marketing
A política pode ser compreendida como sendo:
RESPOSTA: A forma da empresa operar e o seu compromisso com os clientes e a sociedade.
Considere as  seguintes afirmações:
  I. Os termos empreendedor  e empresário têm significados distintos.
 II. Os termos empreendedor e empresário têm significados complementares . 
II I. Os termos empreendedor e empresário representam figuras inseparáveis .
RESPOSTA: Todas as afirmações estão corretas.
Em termos de estratégia empresarial, o mecanismo de avaliar os  obstáculos  e os recursos organizacionais é conhecido como Análise SWOT  (Strenghts,  Weaknesses, Opportunities e Threats ).  Bruna é professora do ensino fundamental em  uma escola pública de um pequeno município de Pernambuco e resolveu dar uma aula diferente onde os alunos  se sentissem  mais motivados. Contudo, o diretor da  escola não permitiu que Bruna realizasse  a aula com o ela planejou, por considerar que o conteúdo não estaria de acordo com o que havia sido repassado pela  Secretaria de Educação do município.  A realidade é que o diretor  foi  eleito por  um grupo  de professores  do qual Bruna sempre foi opositora. Percebe-se dessa forma que o diretor e o grupo de professores  que o apoio a são para Bruna,  em termos de análise de SWOT :
RESPOSTA: Uma fraqueza
Laurinha Andrade é uma arquiteta muito criativa que tem ganhado espaço no mercado com a apresentação de projetos com soluções rápidas, de baixo custo e com um estilo voltado principalmente para jovens casais. Laurinha  tem apostado no uso de matérias-primas recicladas, mas com um acabamento e apresentação bem sofisticados. O casal Bruno e Manuela  comprou um apartamento próximo à praia. Eles haviam ganhado de presente de casamento da prima da noiva, que é arquiteta, o projeto do novo apartamento. No entanto,passados meses do casamento e ainda sem o projeto, encomendaram à Laurinha o projeto de uma varanda gourmet, que apresentasse os principais diferenciais d a criativa arquiteta: soluções rápidas, de baixo custo, matéria-prima reciclada e  com um estilo voltado para jovens casais. Após um encontro/café bem descontraído  no próprio  apartamento, Laurinha tentou entender bem o perfil do casal e já foi fazendo anotações e m seu planner, associando ideias do último Congresso de Arquitetura que havia participado  em Dubai e detalhes da vida do casal. Com a mente fervilhando de ideias e  a criatividade alimentada pelas histórias que ouviu no encontro, o projeto ficou pronto no dia  seguinte, utilizando como matéria prima principal a madeira de demolição de uma parte da fazenda da família do noivo , lugar repleto de recordações. A madeira submetida à pintura em cores  vibrantes seguindo as tendências modernas vistas no último congresso continuavam com o perfil jovem e alegre do casal. O projeto entregue em tempo recorde e que atendeu de cara às expectativas e desejos do casal, foi acompanhado com muito carinho e profissionalismo pela arquiteta até  sua completa execução. A experiência foi tão positiva, que toda a casa acabou ganhando o  toque de Laurinha, com vários projetos fechados  e o casal de clientes satisfeito. Este enunciado apresenta um exemplo de:
RESPOSTA: Administração de um projeto 
Caio vive em um grande condomínio onde moram cerca de 1500 pessoas. Percebeu que  seria um bom negócio coordenar a implantação e gerenciar o funcionamento de uma feira semanal de produtos orgânicos para os condôminos. A ideia não foi para a frente porque o síndico d o condomínio descobriu que uma cláusula do regimento do condomínio poderia impedir a implantação do novo empreendimento planejado por Caio.  Na verdade, o síndico queria apenas uma desculpa para impedir que Caio tivesse sucesso em seu empreendimento, pois n as eleições anteriores para síndico do  prédio, Caio foi um dos mais duros opositores à chapa do atual síndico que  acabou saindo vitoriosa. Em termos de estratégia, o mecanismo de avaliar os obstáculos e os recursos organizacionais é conhecido como Análise SWOT (Strengths, Weaknesses,  Opportunities e Threats). Se Caio tivesse feito uma análise SWOT antes de querer implantar seu  negócio, teria percebido que o  síndico e seus apoiadores eram para ele, em termos de análise de SWOT:
RESPOSTA: Uma ameaça
O planejamento de projetos deve conter, no mínimo, quatro informações que retratam as decisões gerenciais, excetuando-se:
RESPOSTA: Estratégias de resposta aos riscos, aos objetivos da empresa.
A informalidade é o desenvolvimento de atividades empresariais lícitas,porém de forma irregular, à margem dos procedimentos legais. Em muitos casos, a conversão para a formalidade inviabiliza o negócio e provocaria seu desaparecimento. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de profissional autônomo não registrado:
RESPOSTA: Freelancer
“É o empreendedor que não visa lucro. Os empreendedores trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas em um determinado local ou da sociedade”. O texto refere-se a que tipo de empreendedorismo?
RESPOSTA: Empreendedorismo social de primeira ordem ou grandeza.
Sobre o empreendedorismo nato, observe as três afirmações abaixo: 
I - Nascemos todos empreendedores. 
II – Todos nós possuímos as mesmas habilidades, pois elas são adquiridas pela família. 
III – Todos nós podemos aprender a desenvolver as características empreendedoras se formos mais estimulados ou buscarmos esse desenvolvimento. 
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: Apenas I e III
Tanto empreendedores quanto intraempreendedores possuem características semelhantes, tendo como única diferença o local de trabalho onde atuam. Um está focado em desenvolver sua própria empresa e o outro está dentro da empresa.
Contudo, a premissa básica é a mesma, que é:
RESPOSTA: Desenvolver soluções que tragam rentabilidade para o empreendedor. 
“Para que o pacote de recursos envolvido na geração de oportunidades gere vantagem