Buscar

LIBRAS quer dizer Linguagem Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIBRAS quer dizer Linguagem Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. Podemos dizer que está é uma linguagem da comunidade surda, ou que é a língua materna dos brasileiros com surdez. Os sinais, não são gestos ou mímicas, possui estrutura própria, o que é denominado palavra na língua oral-auditiva, em LIBRAS denominamos de sinais, que é diferenciado pela sua modalidade visual-espacial. 
Os sinais não são universais, todos os países têm a sua própria forma de comunicação, e esta sofre influencia da cultura nacional e regional. Os sinais são formados através das combinações de movimentos das mãos e do ponto no corpo onde são feitos. 
Há sinais que são feitos sem movimentos e outros que são iguais, o que os diferencia é o ponto do corpo onde são iniciados. As expressões faciais e corporais auxiliam na execução dos movimentos e é de extrema importância para que se faça entender e se entenda o que é dito. 
A lei n° 10.436 de 24 de Abril de 2002, reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais. Nela consta todos os direitos e deveres das instituições no que diz respeito a LIBRAS.
Enfim, a comunicação é um direito de todos, seja ela qual for. Cabe a todos nós trabalhar a inclusão das pessoas surdas e mudas e não deixar para que as escolas façam isso. É uma forma de praticar a cidadania e deixar o preconceito de lado e praticar a comunicação com todas as pessoas. 
Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Continue navegando