Buscar

Atividade Avaliativa Especial - História Moderna II Prova 1 RESOLVIDA docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL – PROVA 1 
DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA II
Aluno(a): Tenise Alves de Alencar Matrícula: 083.443
GABARITO: 
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	B
	B
	C
	C
	D
	C
	B
	A
	B
	A
1) Na relação entre o Parlamento Inglês e os Reis absolutistas, de modo geral é possível afirmar que:
a) Uma vez que o rei provinha das classes burguesas, sua tendência era se alinhar aos interesses da Câmara dos Lordes, favorecendo a organização capitalista do Estado inglês.
b) Sendo o rei descendente de uma das casas nobres, sua postura tendia à manutenção da ordem feudal em detrimento de uma nova organização capitalista, a despeito de sua possibilidade de incorporar dividendos advindos dos impostos comerciais.
c) O fato de o rei descender de uma das casas nobres, geralmente alinhava suas posturas à destituição da ordem feudal e o favorecimento de uma nova organização capitalista, sobretudo por seu interesse em incorporar dividendos advindos de impostos comerciais.
d) Uma vez que o rei provinha das classes burguesas, sua tendência era se alinhar aos interesses da Câmara dos Lordes, favorecendo a manutenção de uma ordem feudal em detrimento da organização capitalista do Estado.
2) Diante da Guerra Civil inglesa, chamada de Revolução Puritana, dois grupos se dividem. São eles:
a) Os Cabeças Redondas, majoritariamente situados ao Norte e Oeste, compostos pela nobreza apoiadora do rei; Os Cavaleiros, tropa majoritariamente protestante e defensora do Partido Parlamentar, que representava os interesses da burguesia comercial.
b) Os Cavaleiros, majoritariamente situados ao Norte e Oeste, compostos pela nobreza apoiadora do rei; Os Cabeças Redondas, tropa majoritariamente protestante e defensora do Partido Parlamentar, que representava os interesses da burguesia comercial.
c) Os Levellers, tropa composta por protestantes ligados à burguesia comercial e defensores da instauração de uma República; Os Cavaleiros, tropas ligadas ao rei e defensores de transformações sociais profundas, como a Reforma Agrária.
d) Os Diggers, defensores de uma transformação social que incluísse a distribuição de terras aos cidadãos ingleses; e os Cabeças Redondas, defensores da manutenção da ordem real e do Estado Absolutista inglês.
3) Sobre as relações de trabalho na Primeira Fase da Revolução Industrial, na Inglaterra, é correto firmar que:
a) A Revolução Industrial, em sua primeira fase, se caracteriza pelo sistema doméstico, com os trabalhadores atuando sobre a matéria-prima em suas próprias casas, com ferramentas próprias ou alugadas, controlando todas as fases da produção dos produtos.
b) A primeira expansão industrial inglesa se baseava no sistema fabril, no qual os trabalhadores atuavam sobre a matéria-prima no interior de galpões de propriedade dos burgueses industriais, produzindo com as ferramentas cedidas por esses sujeitos, cumprindo tarefas previamente contratadas.
c) A expansão industrial inglesa no século XVIII se baseava no sistema doméstico, com os trabalhadores atuando sobre a matéria-prima em suas próprias casas, com ferramentas próprias ou alugadas, cumprindo tarefas determinadas.
d) Nenhuma as alternativas.
4) Para Thompson, a consciência de classe é explicada a partir dos seguintes termos:
a) A consciência de classe surge independente das relações de produção experimentadas pelos sujeitos, sendo produto de construções biológicas inatas, apenas expressas em termos culturais, como tradições, valores, ideias e formas institucionais.
b) A consciência de classe é geralmente determinada pelas relações de produção em que os sujeitos nasceram ou entraram involuntariamente, não mantendo qualquer relação com a elaboração cultural dessas experiências na forma de tradições, valores, ideias e formas institucionais.
c) A consciência de classe é geralmente determinada pelas relações de produção em que os sujeitos nasceram ou entraram involuntariamente, e se define na forma como eles tratam essas experiências em termos culturais, como tradições, valores, ideias e formas institucionais.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5) Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar que:
a) Possuía um caráter ecumênico, procurando expandir seus ideais de igualdade, liberdade e fraternidade pelo mundo.
b) Foi uma revolução social de massa, envolvendo direta ou indiretamente todos os setores da sociedade.
c) Ocorreu no país mais populoso da Europa, com cerca de 23 milhões de pessoas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
6) Segundo Vovelle (1986), o objetivo da Revolução Francesa era destruir a feudalidade, entendida como:
a) Um sistema econômico baseado nas trocas mercantis, condicionado pela possibilidade de formação das Companhias de Comércio e seus monopólios de navegação e obtenção de produtos orientais.
b) Um sistema econômico tradicional de economia rural, altamente desenvolvido e eficiente, que promovia a produção alimentícia suficiente para a promoção do bem-estar social francês, tornando-o o país mais desenvolvido de seu tempo.
c) Um sistema econômico tradicional de economia rural, condicionado pelo ritmo produtivo do campo, cujas crises de carestia geravam fome e caos social.
d) Nenhuma das alternativas.
7) Tradicionalmente, a Revolução Francesa é dividida em quatro fases, de acordo com seus processos políticos essenciais. São elas:
a) Os Estados Gerais; Assembleia Nacional; Revolução Gloriosa; O Diretório.
b) Os Estados Gerais; Assembleia Nacional; A Convenção Nacional; O Diretório.
c) Os Estados Gerais; Revolução Puritana; A Convenção Nacional; O Diretório.
d) Os Estados Gerais; A Revolução Puritana; A Revolução Gloriosa; O Diretório.
8) Sobre o governo do Diretório, instaurado em 1795, é correto afirmar que:
a) O poder passa a ser exercido por cinco eleitos pelo Legislativo, o exército passa a ganhar força política neste governo, e sua atuação, segundo Vovelle, é tida como um tempo de facilidade, corrupção, violência e miséria.
b) O poder passa a ser exercido por cinco eleitos pelo Legislativo, o exército passa a ganhar força política neste governo, e sua atuação, segundo Vovelle, é tida como um tempo de prosperidade e paz, ao contrário do período conhecido como Terror, no qual líderes da oposição eram executados.
c) O poder passa a ser exercido por um líder eleito pelo povo, o exército perde força política neste governo, e sua atuação, segundo Vovelle, é tida como um tempo de prosperidade e paz, ao contrário do período conhecido como Terror, no qual líderes da oposição eram executados.
d) Nenhuma das alternativas.
9) Segundo Michelle Perrot (2007), a Reforma Protestante, ocorrida na Idade Moderna, representa uma ruptura para o cotidiano das mulheres na Europa. Isso porque:
a) A Reforma Protestante viria a acirrar ainda mais a submissão das mulheres aos homens, ao defender a teoria do “pecado original”, atribuído à Eva, diferentemente do catolicismo que teria abandonado esse discurso.
b) O incentivo à leitura da Bíblia por homens e mulheres cristãos teria provocado efeitos de longa duração para a condição das mulheres, seu acesso ao trabalho e à profissão, entre os sexos e até sobre as formas do feminismo contemporâneo.
c) O protestantismo foi responsável pela emancipação feminina ao defender em seus discursos que homens e mulheres eram iguais perante Deus, além de defender a liberdade sexual feminina e o direito à interrupção da concepção.
d) Nenhuma das alternativas.
10) Diante da ascensão econômica da burguesia e do declínio da nobreza, esta última a Coroa procurou, na Inglaterra, tomar uma série de medidas a fim de “balancear” a situação política e econômica no país. Entre elas, podemos citar:
a) Implementação de novos impostos, tentativa de monopolizar setores produtivos como o carvão, além de aumentar impostos feudais, o que provocou a insatisfação de potenciais aliados. 
b) Implementação de novos impostos, tentativa de monopolizar setores produtivos como o carvão, além de reduzir drasticamente impostos feudais, o que provocou a insatisfação de potenciais aliados na nobreza.
c) Reduçãode impostos nas trocas econômicas e mercantis, abolição dos monopólios comerciais e redução de impostos feudais, a fim de agradar tanto a burguesia quanto a nobreza.
d) Nenhuma das alternativas.

Continue navegando