Buscar

A Influência da Cultura no Trabalho

Prévia do material em texto

CULTURA
Aula 1
Somos seres humanos permeados pela cultura, do povo onde estamos, pela cultura mundial; Nossos atos são todos culturais, ou seja, a cultura comando os nossos atos. Ex: Nossos atos alimentares; é a cultura que estabelece o lugar de refeição, o tipo de comida, o modo de preparo...
A cultura molda nossas atividades, posturas...
O homem se produz através da cultura; Quando nascemos somos dependentes de uma determinada família, é a mesma que irá escolher a língua que iremos falar, que nos dá as primeiras orientações do que é aceita socialmente. O nome desse processo é Endoculturação; que é quando entramos na cultura daquele grupo, e passamos a estabelecer valores morais, relação sociais a partir desta cultura que nos é dada de dentro da nossa família. Essa cultura nos orienta a forma de pormos nosso corpo, a forma de olharmos a realidade, a forma de estabelecermos critérios entre bem e mal, a forma de valorarmos objetos...
A cultura nos oferece uma maneira de olharmos o mundo.
Um mundo sem o homem seria um mundo sem definição, sem conceito, pois somos nós que definimos o que é o mundo e como ele dever ser, somos nós que estabelecemos o valor dos coisas, o que é ou não importante.
Trabalho é o que nos faz transformar o mundo e a nós mesmos. O trabalho muda a nós, assim como muda os objetos, as paisagens. E isso nos torna criadores de objetos, culturas, crenças, espaços; Interferimos na corporeidade das pessoas através da cultura, e através da cultura a sociedade interfere na nossa corporeidade, crenças , valores, orientações.
O ser humano planeja o trabalho e organiza, conseguindo assim prever o que irá acontecer, ou seja, o resultado do trabalho. Assim já temos a nossa frente o mundo que queremos, e assim passamos a trabalhar em função do mundo que queremos, isso tudo mediados pela cultura.
Através do trabalho o homem transforma o mundo e a si mesmo, Ex: o óculos que me permite enxergar o que meus olhos não conseguem, o computador que me permite guardar um memória que eu não teria capacidade de guardar; O trabalho também nos permite comunicarmos com mais pessoas.
O trabalho humano guarda um sentido de transcendência, quando passamos a trabalhar, queremos transformar ou seja mudarmos o nosso presente. Basicamente criamos uma nova realidade, que ainda não existe, e iremos trabalhar para podermos faze-la existir
O trabalho humano produz bens materiais(Carro, objetos, smartphones...) e bens imateriais(Valores morais, idéias, valores culturais...). 
trabalho desumano é aquele que dispensa as próprias características do próprio ser humano, ou seja, desumanizam o ser humano; são aqueles trabalho que não permitem o ser humano usar as suas principais caraterísticas: a criatividade, capacidade de determinar processos, a capacidade de produzir uma crítica ao próprio desenvolvimento e andamento do seu trabalho.
Nossa sociedade é industrial e pós-industrial.
O trabalho humano é aquele que não inibe as potencialidades criativas , ou seja, é aquele trabalho que nos permite utilizar nossa criatividade, participarmos do processo de organização/produção...
Trabalho alienano é aquele que não sabemos o sentido dele, não sabemos o que ele vai alterar/redeterminar/mudar na vida da pessoas; então é aquele trabalho que fazemos apenas pelo retorno financeiro, 
Aula 2
Cada cultura organiza e concebe o trabalho de uma determinada maneira, e um movimento de reorganização de um trabalho pode ser constante na sociedade, 
Os gregos defendia o direito ao ócio(tempo livre), para eles o trabalho era indigno e por conta disso o trabalho era destinado principalmente aos escravos.
Palavra ócio da origem a palavra Escola. Ócio significa que você tem direito ao tempo livre, e isso lhe da o direito de estudar, pensar, se aperfeiçoar.
Para os cristões o cansaço e a fadiga, afastara o homem dos pensamentos pecaminosos(pecado), como à gula o sexo.
Para os protestantes o pecado vem da ociosidade, para eles a mente desocupada passa a se ocupar do mal
Calvino e Lutero, dizem que o trabalho faz o homem se ocupar com algo bom, e a ausência do trabalho faz o homem se ocupar de algo ruim
Calvino e Lutero, afirmam que o trabalho permite que o homem se ocupe na prática do bem, e não ocupe sua mente com a maldade, então culpam o ócio a causa do pecado.
Os reformadores afirmam que toda forma de trabalho tem a mesma dignidade, santidade do que outras profissões que tinham grande reconhecimento.
A classe burguesa se apropria do discurso dos reformadores, pois estavam preocupados com a escassez do trabalho, então se utilizam do discurso dos reformadores dos reformadores para dizer que as pessoas devem trabalhar, pois a ociosidade leva ao mal. Era uma maneira deles explorarem os trabalhadores fazendo os mesmo trabalharem cerca 16,18 horas por dia. Adam Smith é um pensador que utiliza esse pensamento.
O trabalho produz cultura, pois altera a relação do homem com o meio e com os outros homens; O trabalho produzindo objetos, bem matérias, altera a relação entre nós; 
Hoje no mundo do trabalho temos a tecnologia, que faz com que tenhamos que nos adaptar todo dia a ela, e cada vez mais diminuindo a mão de obra para alguns trabalhos.
Atualmente a nossa cultura está voltada para o consumo e consigo vemos o trabalho como uma ponte para o consumo, ou seja, trabalhamos não para construir algo novo no mundo mas sim para comprarmos coisas(Celulares, Notebooks, Roupas...); Todas as classes trabalham atualmente para consumirem mais e adquirirem mais cada vez mais, então você vê muitas pessoas que tem muitos bens, trabalharem várias horas por dia para ampliarem cada vez mais o seu Capital/Negócios.
Atualmente vivemos em uma "Sociedade do Consumo", pois o trabalho hoje está voltado para o consumo e não para a construção de um mundo melhor.
A cultura nos permite inserirmos no mundo do trabalho, da forma como ela planeja o mundo do trabalho.
Aula 3
A cultura nasce e se forma a partir do trabalho e da linguagem; Segundo Terezinha a cultura é a resposta humana as provocação da natureza; Através da cultura nós organizamos o nosso pensamento, e organizamos o nosso espaço através do trabalho; A cultura não é erudição; 
Todo os seres humanos tem cultura, que são diferentes, hora se completam e hora se contradizem;
Pessoas cultas que tem mais conhecimento, pessoas incultas que tem menos conhecimento. Porém essa definição só é válida se for na perspectiva da Ciência, de dominar os códigos socias ou as tecnologias e as máquinas produzidas. Mas quando pensamos culturas como aquilo que nos insere enquanto seres humanos capazes de pensar e dar sentido as coisas, não é possível definir aquele que tem mais cultura ou menos cultura.
Cultura nasce do trabalho e da linguagem
Todas as sociedades tiverem cultura; Existe também a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas – Edgar Morin --- Existe uma cultura universal/geral(EX: O filho não pode ter relações sexuais com a mãe), ou seja, um cultura geral que permeia as várias culturas, mas existem cultura singular, culturas locais, culturas que se organizam a partir da vivência das pessoas. Algumas dessas culturas parecem estar abaladas pelo processo de globalização, porém se olharmos bem veremos que cada povo se insere na globalização a partir dos seus valores culturais e das lentes que a cultura local fornece. Essa cultura não é constante, a cultura das pessoas mudam. EX: Você ver um alemão tomando chimarrão, não quer dizer que ele virou indígena, mas que ele em sua cultura alemã introduziu nela o chimarrão, que é da cultura indígena.
Os novos elementos culturais, não alteram o lastro da cultura de um povo, ou seja, os novos elementos culturais não mudam a perspectiva daquela cultura, mesmo que esses elementos culturais passem a integrar essa cultura.
Com o passar do tempo as culturas vão se transformando/mudando. Então um cultura não pode ser vista como estática, ou como algo que está sendo derrubado pelo processo histórico.
As organizações seja públicas ou privadas e os indivíduos precisamentender que a globalização irá alterar as culturas locais mas não irá diluí-las, a cultura local permanece.
Devemos pensar em Cultura e culturas; Se existe uma cultura global, cada cultura local irá responder a essa cultura global de uma maneira, a partir de seus valores, valores históricos...
No mundo atual a cultura é central, ela interfere nas organização tanto nas relações externas como na organização interna; Quando se pensa em atuar na sociedade mundial, devemos levar em consideração a culturas que estão envolvidas no processo, como cada cultura irá reagir a aquilo que temos a oferecer/propor. Pois as pessoas aderem a novos objetos, mercadorias, práticas, propostas a partir da sua cultura. Respeitar as culturas é um ato de grandeza e uma possibilidade de nos inserirmos melhor em um novo mercado.
Pois uma sociedade espera que as organizações tenham uma atitude para aquilo que elas vêem como importante;
A globalização provoca alterações rápidas na sociedade e altera a estrutura de cada cultura, as culturas são sempre móveis, mutáveis e são intercambiantes, 
A cultura de um povo pode ajudar a cultura de outro povo. Mas existem culturas/grupos que se fecham com culturas que vem de fora que vem da globalização, mas esse fechamentos não garante que a cultura tenha uma estabilidade. Pois hoje em dia a cultura local tem que dialogar com a cultura global, e isso pode ser benéfico para ambas as culturas; por isso devemos pensar e agir globalmente, pois assim podemos interferir na cultura global, criando novos sentidos e novos valores para a humanidade.
A cultura não pode ser estudada apenas para relações econômicas/políticas, ela deve ser vista como algo fundamental, constitutivo, determinando a forma e carácter do movimento.
A cultura interfere nas relações econômicas/políticas e vice-versa.
Aula 4
A governamentabilidade da cultura do Brasil, sempre ocultou a multiplicidade cultura do povo brasileiro. Dificultando uma integração que permitisse o empoderamentos daquelas que não são padrão; Portanto nós temos uma língua padrão que é o português e discriminamos outras línguas, não oficializamos outras línguas existentes(Indígena, Afrodescendente, Alemães, Poloneses , Italianos) no Brasil. 
Na nossa cultura sempre ouve uma padronização, e o esquecimentos ou exclusão daqueles que eram~;são diferentes.
Temos uma cultura que tende a apagar a diferença. E se utiliza da "Diferença" para produzir a desigualdade, ex: se utiliza do fato de um negro, índio ser diferente para produzir uma desigualdade.
O discurso da democracia racial deve ser entendido como um artefato na construção das estratégias de poder daqueles que não queriam uma igualdade de fato; basicamente vivemos me uma democracia racial para escondermos as diferenças e utilizamos essas diferenças para produzir desigualdade, pois não aceitamos o empoderamentos daqueles que são diferentes.
A produção da desigualdade se dá permeada pela relações de poder; e basicamente quando temos esse poder utilizamos ele para impor um determinada relação e um identidade ao outros, afirmando quem ele é, como deve se portar, quem deve ser; um exemplo disso é o processo de colonização, onde os brancos fizeram/fazem com que os índios passem a se reconhecer através do discurso do branco. 
As pessoas que são colonizadas passam a se reconhecer a partir do discurso do colonizador, ou seja, ele
As pessoas que são colonizadas passam a se reconhecer a partir do discurso do colonizador.
Nosso país muitas pessoas negam a sua língua, negam sua tradições religiosas e culturais; para se inserirem numa suposta cultura padronizada/verdadeira.
Mas as relações culturais do Brasil, não devem ser pensadas como vítimas e opressores; Mas sim que a partir de elementos culturais que a partir das diferenças foram construindo desigualdade; esses elementos culturais, mostram que as memórias de determinados grupos são preservadas enquanto de outros grupos não aniquiladas.
A cultura brasileira escondeu a sua diversidade para privilegiar uma falsa unidade, que nada mais é que a repetição de uma cultura trazida e imposta pelos europeus no continente americano. 
As mulheres também viveram/vivem sob a dominação masculina, ou seja, foram colonizadas, assumindo assim o discurso da masculinidade(e acabam educando seus filhos nesse discurso), então por isso hoje encontramos elementos da cultura machista em uma mulher por exemplo, assim como também encontramos elementos de uma cultura racistas em afrodescendentes; e isso ocorre pelo fato de essa ser a cultura dominante(Cultura da Sociedade), e se apresenta para eles como uma cultura determinante para a organização social, para sua introdução na sociedade, e as pessoas acabam por aderir a elementos culturais.
Então vários artefatos, elementos culturais, tendem a dizer que no Brasil existe uma cultura superior que privilegia determinadas práticas religiosas, linguísticas, sociais em detrimento de outras cultura que são tão ricas quanto a cultura principal, porém acabam sendo ocultadas, diminuídas.
As organizações no Brasil tem por um lado a diversidade como fator a ser explorado para seu enriquecimento cultural, interno e também externo; e por outro lado tem o desafio para que a diversidade não seja fator de discriminação, desigualdade;
As organizações que atuam no Brasil deveriam atuar no sentido de receber toda a diversidade cultura e também se relacionar diretamente com essas culturas com o objetivo de fortalece-las, serem reconhecidas, valorizadas...e com isso a Organização/Empresa conseguiria atrair a atenção do mais variados tipos de pessoas. 
Aula 5

Continue navegando