Buscar

Av2 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Direitos Humanos e Cidadania
1)“O Cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta-se como oportunidade de reflexão para todos.
[...] Sugestões do que fazer para alcançarmos os Direitos Humanos dificilmente são inéditas. Em rincões distantes de nosso país, podemos encontrar lições a serem seguidas, exemplos de soluções simples para problemas complexos. Contudo, é fato também que ainda há a tendência a considerar questões de cidadania como responsabilidade exclusiva do poder público.
O esforço para superar essa mentalidade coloca-se como básico para brasileiros e brasileiras, cabendo a todos disseminar atitudes de responsabilidade partilhada pelos destinos da sociedade brasileira, sem eximir autoridades e o poder público de suas responsabilidades.”
No que diz respeito à responsabilidade pela realização dos direitos humanos, analise as seguintes asserções:
I. A sociedade civil deve assumir responsabilidade pela realização dos direitos humanos
PORQUE
II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não considera que os Estados sejam responsáveis por realizá-los.
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
2)O processo educacional é reconhecido por permitir o enfrentamento de questões ligadas ao preconceito e à discriminação, e ensejar a participação de todos na sociedade.
Tendo em vista o crescente e alarmante número de ataques a pessoas LGBT por homofobia, a escola é considerada como um espaço de transformação e conscientização dos alunos para evitar que tais práticas ocorram no futuro, com respeito à diversidade sexual e aos direitos humanos.
A partir do texto acima, complete as frases abaixo com as palavras-chave adequadas:
 O conceito de educação na/para/pela diversidade, do sociólogo Rogerio Diniz Junqueira, é uma importante ferramenta para a __________ da realidade que perpetua práticas homofóbicas. Permite-se, a partir desse conceito, a convivência com o outro, que é __________, mas que vive e compartilha do mesmo espaço. E que, não por isso, poderá ser descaracterizado, ignorado, desconsiderado, permitindo-se, com isso, a sua __________ do convívio social com os demais. A partir dessa concepção de educação, pode-se dizer que haverá a efetivação do __________ e da dignidade de todos, independentemente de sua __________.
a)construção – diferente – agregação – direito à igualdade – opção sexual.
b)formulação – diferente – segregação – direito à igualdade – condição sexual.
c)desconstrução – diferente – reunião – direito à igualdade – orientação sexual.
d)desconstrução – diferente – segregação – direito à igualdade – opção sexual.
e)desconstrução – diferente – segregação – direito à igualdade – orientação sexual.
3)“Sem alarde, o Ministério da Educação alterou o texto da nova versão da base nacional curricular e retirou todas as menções às expressões ‘identidade de gênero’ e ‘orientação sexual’. O recuo ocorreu após divulgar a jornalistas uma versão prévia do documento que servirá como referência sobre o que deve ser ensinado em todas as escolas públicas e privadas do país.
(...)
A primeira mudança aparece em um capítulo que fala sobre a importância da base para que o país tenha ‘equidade’ e ‘igualdade’ no ensino.
Dizia o trecho do documento inicial, na página 11: ‘A equidade requer que a instituição escolar seja deliberadamente aberta à pluralidade e à diversidade, e que a experiência escolar seja acessível, eficaz e agradável para todos, sem exceção, independentemente de aparência, etnia, religião, sexo, identidade de gênero, orientação sexual ou quaisquer outros atributos, garantindo que todos possam aprender.’
Já na versão atual, disponível no site da base curricular, a frase foi modificada para ‘a equidade requer que a instituição escolar seja deliberadamente aberta à pluralidade e à diversidade, e que a experiência escolar seja acessível, eficaz e agradável para todos, sem exceção, independentemente de aparência, etnia, religião, sexo ou quaisquer outros atributos, garantindo que todos possam aprender.’”
A partir da leitura do trecho da notícia selecionado, assinale a única alternativa CORRETA:         
a)A retirada dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” em nada modifica a base curricular acerca da garantia do direito à igualdade entre crianças e adolescentes, pois houve a manutenção do termo “diversidade”.         
b)Não há que se falar em promoção da igualdade a partir da retirada dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual”, porque a diversidade também é inerente àqueles conceitos, que deverão ser observados e previstos pela base curricular a fim de que se promova uma cultura de respeito e promoção do direito à igualdade e dos direitos humanos em geral.
c)O direito à igualdade somente pode ser observado em relação aos adultos e, no caso, a base curricular se refere à educação de crianças e adolescentes, sendo válida a retirada dos termos em questão.
d)A identidade de gênero e a orientação sexual somente se manifestam na vida adulta; falar desses assuntos na base curricular de educação para crianças e adolescentes aceleraria e contribuiria para um processo de sexualização precoce desses indivíduos, o que é totalmente desnecessário e prejudicial ao seu desenvolvimento.
e)O conceito de educação na/para/pela diversidade, do sociólogo, Rogério Junqueira, foi implementado, pois, apesar da retirada dos termos sob análise, houve a manutenção do termo “diversidade”.  
       
4)“Semanalmente o Grupo de Mulheres Latinas se reúne. Ao entrarmos na sala, chama atenção o ambiente descontraído e o sorriso no rosto das mulheres, em sua maioria, de feição andina. O mapa da Bolívia e a música típica fazem com que elas se sintam em casa. Por um breve momento, escapam da rotina de trabalho nas oficinas e são levadas a lembrar de sua terra natal.
Trata-se da sala de espera para o atendimento de ginecologia, que optou por reunir as consultas de todas as pacientes latinas (em sua maioria boliviana) em um mesmo dia. A ginecologista do CSEBFAV, que atende desde 1993, explica a intenção do encontro:
[...] nós percebíamos um limite no nosso atendimento e eu comecei a perceber que elas tinham queixas de outras naturezas.”
Analise as afirmativas abaixo acerca da iniciativa descrita no texto acima:
I. Trata-se de uma iniciativa de discriminação positiva para inclusão de um grupo vulnerável no atendimento à saúde.
II. Trata-se de uma iniciativa que reconhece a autenticidade e particularidades do público atendido e propõe uma solução mais adequada no atendimento a essa população.
III. A realização de estratégias como a descrita é frequentemente difícil de conciliar com a concepção igualitária reivindicada pela República (igualdade formal) quando se parte exclusivamente da noção de dignidade universal e igualitária.
Agora, assinale a alternativa correta:
a)As afirmativas I e II estão corretas.    
b)As afirmativas I e III estão corretas.    
c)As afirmativas II e III estão corretas.
d)Nenhuma das afirmativas está correta.
e)Todas as afirmativas estão corretas.
5)“Na América Latina e Espanha, por meio do slogan ‘Vamos calçar os sapatos dos refugiados e dar o primeiro passo para entender sua situação’, a Agência [Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados] enfatiza a realidade de refugiados e solicitantes de refíugio tanto nas zonas urbanas quanto nas pequenas comunidades de fronteira, onde lutam para se integrar nas sociedades de acolhida, conseguir emprego e acessar serviços básicos, como saúde e educação. Além disso, eles também sofrem discriminação e xenofobia.
Dessa forma, o convite para ‘se colocar nos sapatosde um refugiado’ também é um chamado para desafiar a intolerância e a indiferença contra pessoas que, para salvar suas vidas, perderam tudo, menos a determinação de recomeçar. 
A campanha ‘Calce os Sapatos dos Refugiados’ faz parte da estratégia de visibilidade e comunicação do ACNUR na região das Américas para promover a tolerância e a integração dos refugiados, constituindo-se, assim, em uma das prioridades da agenda de proteção da organização.”
A respeito da campanha do ACNUR  “Calce os Sapatos dos Refugiados”, marque V para verdadeiro e F para falso:
(    ) O reconhecimento dos refugiados é essencial para que eles sejam assimilados à cultura do país que os recebe, mesmo que tenham que abdicar de sua língua e de sua cultura.
(    ) A discriminação sofrida pelos refugiados provavelmente não tem ligação com a ignorância da sociedade acerca de sua condição.
 (    ) A campanha exercita a mentalidade alargada pois faz com que o participantes se coloquem no lugar dos refugiados ao calçar seus sapatos.
(    ) A campanha promove o reconhecimento dos refugiados ao fazer compreender as dificuldades pelas quais eles passam.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)F – F – F – V
b)F – V – F - V
c)V – V – V – F
d)F – F – V – V
e)V – V – F – F

Outros materiais