Buscar

AD1 - Mídia e Segurança Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AD1 - Conflitos e sociedade
 
 1 – A Aula 01 expõe diversas noções de conflito e as formas de resolvê-lo em nossa sociedade. Para demonstrar isso, são analisadas as teorias de Georg Simmel e de Ralf Gustav Dahrendorf. Dentre os temas tratados por estes teóricos destaca-se a análise do conflito desenvolvida por Simmel enquanto objeto das relações sociais. Em relação a este tema responda as seguintes indagações: como o conflito é entendido por Simmel? Como ele relaciona-se com a competição? Como o conflito pode ser visto no cotidiano da sociedade brasileira? (valor: 4 pontos) 
Segundo o sociólogo Georg Simmel o conflito faz parte da nossa constituição como seres que vivem em sociedade, o conflito não se trata de violência, mas de um desacordo entre as pessoas, pelos mais diversos motivos seja valores, objetivos, opinião... Para ele, o conflito é algo inerente a sociedade. 
A competição é uma das formas do conflito, nele as pessoas interagem umas com as outras por um mesmo objetivo, isso nos permite nos aprimorar sempre, buscando sempre melhorar. Mas a competição pode ser ruim se o outro passar a ser visto como adversário ou inimigo, levando a violência.
No Brasil, como em outras sociedades, há diversos conflitos, mas principalmente de cunho político e religioso. 
2 – Na Aula 02 desenvolveu-se a idéia de desigualdade social a partir da visão da teoria marxista. Dentre as vertentes trabalhadas por Karl Marx a noção de conflito social a partir das lutas de classes merece destaque diante da crítica por ele formulada ao capitalismo e as formas de exploração da sociedade pelas camadas consideradas dominantes. Diante disso, responda como é entendido o conflito social na visão marxista e como ele correlaciona com a mais valia e a alienação? (valor: 3 pontos) 
Para Marx, o conflito social se dá a partir da exploração dos trabalhadores, outros conflitos surgem, por exemplo quando ele não esta satisfeito com o que faz, desempenhando tarefas repetitivas e sem conseguir ver o resultado final do seu trabalho, o que Marx chama de alienação.
 A fonte de riqueza está no trabalhador, a mais –valia é o lucro do patrão, o trabalho não pago, quando o trabalhador trabalha a mais e não recebe ou quando aumenta a produtividade e o lucro não é passado para o trabalhador.
3 – A Aula 03 trás consigo a teoria de Émile Durkheim sobre os conflitos sociais analisando o que entende por funcionalismo, fato social, sociedade industrial, as infrações às normas e ao Direito e anomia na sociedade. Deste modo, responda: o que é considerada anomia na visão durkheimeniana e como ela historicamente é tratada na sociedade brasileira. Exemplifique esta teoria com situações vistas no cotidiano social. (valor: 3 pontos) 
A partir dos fatos sociais são elaborados as regras para garantir o bom funcionamento da sociedade, o descumprimento dessas regras geram conflitos sociais, que muitas vezes acabam em repressões com penalidades. Conforme a sociedade vai evoluindo, se modificando, essas regras tornam-se obsoletas e passam a ser desobedecidas com grande freqüência. Como por exemplo o jogo de bicho.

Continue navegando