Buscar

AD1 2021-1 - GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação 
1
AD1 - Gabarito Referencial 2021/1
1) O que significa a patologização do fracasso escolar e qual é a relação da Psicologia com essa expressão?
Atribuir apenas ao aluno a responsabilidade pela sua não aprendizagem, pelo seu baixo rendimento escolar, classificá-lo como incapaz, como “aquele que não aprende”, caracteriza uma patologização do fracasso escolar, ou seja, encerra na figura do aluno o lugar do insucesso e da condição de não-aprendizagem. 
Sua relação com a Psicologia se dá pelo fato da mesma discutir e compreender, a partir do olhar crítico, aprofundado e integrado, que a aprendizagem é influenciada por diversos fatores, como por exemplo, a metodologia aplicada em sala de aula; o ambiente; dentre outros.
A Psicologia da Educação permite um olhar às especificidades de cada aluno, também oportunizando um acompanhamento do professor visando auxiliar ao educando, considerando suas limitações e buscando por fatores que dificultam ou favoreçam a aprendizagem. Sendo assim, de acordo com a Psicologia não devemos associar o fracasso escolar apenas ao aluno ou ao professor e, sim, ao processo como um todo que pode estar inadequado à aprendizagem do indivíduo.
2) Considerando as características da aprendizagem, explique como o professor poderia pensar suas avaliações visando torná-las, de fato, instrumentos que indiquem o que os alunos sabem sobre aquilo que supostamente aprenderam.
Nem sempre as atividades pedagógicas são adequadas às necessidades do aluno, isso porque os modelos avaliativos, comumente empregados, são classificatórios e dividem os alunos entre aprovados ou reprovados, sabem ou não sabem; e podem não indicar, de fato, aquilo que o aluno sabe sobre a matéria. Tais práticas centradas em uma única forma de avaliação tende a não considerar o desenvolvimento do aluno. Cada um tem uma trajetória, um tempo de aprender e uma modo de expressar o que foi compreendido.
O professor, portanto, necessita compreender que a aprendizagem é um processo complexo e que a prática pedagógica deve ser sensível às suas especificidades. Assim, através de um olhar atento ao processo de ensino-aprendizagem, o professor pode pensar um sistema avaliativo que contemple diferentes instrumentos, tais como: pesquisas, debates, atividades em grupo, testes, avaliações, autoavaliação, entre outros, para que os alunos tenham a oportunidade de mostrarem o que sabem, a partir de diferentes contextos.
Logo, quanto mais variada for a avaliação, mais possibilidades os alunos possuem para mostrarem o que aprenderam. Isso também serviria para o professor identificar o conteúdo que estaria bem estruturado e o que deveria ser mais trabalhado e, assim, pensar em outras estratégias para otimizar e regular a construção do conhecimento de todos, possibilitando um diagnóstico do aprendizado do aluno que inclua resultados globais e individuais.a aprendizagem de todos. 
3) Uma professora disse que ensina “há anos do mesmo jeito e sempre deu certo” . Quando o aluno erra os exercícios, ela o deixa fazendo mais exercícios na hora do recreio. Segundo a professora, o aluno "deve praticar até aprender".
A) A metodologia adotada pela professora é voltada para a expressão automatizada ou cognitiva da aprendizagem? Justifique sua resposta.
A metodologia adotada pela professora é voltada para a expressão mecânica ou automatizada da aprendizagem. A expressão automatizada de aprendizagem não envolve grande esforço cognitivo, pois propõe uma única forma de pergunta e uma única resposta, ou seja, basta ao aluno ter a resposta memorizada, sem precisar pensar muito para acertar a tarefa. Nessa situação, o aluno pode fazer as tarefas com sucesso, mas isso não garante que tenha compreendido o assunto. Por exemplo, a memorização da tabuada não assegura que o aluno conseguirá resolver problemas de matemática que envolvam multiplicação.
Além disso, a repetição sistemática das atividades, principalmente no momento que deveria ser de lazer com os colegas, como no recreio, tende a não garantir uma aprendizagem significativa, reflexiva e pode dificultar a construção de um vínculo afetivo positivo entre aluno-professor.
B) Como poderíamos pensar o impacto da prática pedagógica da professora na expressão afetiva da aprendizagem do aluno?
A situação apresentada pode indicar a ausência de uma relação afetiva positiva entre professor/aluno. O fato do professor deixar o aluno no recreio para “aprender” revela falta de empatia com o aluno, falta de consideração à sua subjetividade e o não entendimento de que o “erro” pode ser reflexo de vários fatores. Também faltou entender o erro como uma oportunidade de aprendizagem.
A estratégia punitiva da professora pode ter impacto negativo tanto em relação à situação em si, por exemplo, o aluno pode ficar com raiva e desmotivado porque não terá recreio, como na representação que o aluno tem sobre a sua própria capacidade de aprender, que pode, por exemplo, gerar angústia e autodepreciação, uma vez que se a professora ensina “há anos do mesmo jeito e sempre deu certo”, eu, aluno, tenho algum problema, “sou burro”.
Para que o aprendizado do aluno se efetive e seja uma experiência positiva, é necessário que o professor promova o interesse em aprender, acolha o erro de forma positiva, minimize o ensino com base na "repetição" de conteúdo, diversifique as atividades propostas e privilegie a compreensão.

Outros materiais