Buscar

Lucro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lucro
O lucro total de uma empresa seja a diferença entre a receita de vendas (todos os recebimentos financeiros), que é chamada de Receita Total (RT) e os custos totais (todos os desembolsos financeiros) da empresa (CT). Logo:
LT = RT - CT
Onde: 
LT = Lucro Total
RT = receita Total 
CT - Custo Total
Vemos que existem vários níveis produtivos que trazem lucro para a empresa (todos aqueles em que a Curva da RT está acima da Curva do CT), mas apenas um ponto traz o maior lucro possível para essa empresa (no nosso exemplo, representado pela linha vertical traçada entre as duas curvas). Perceba também que, após a maximização do lucro, esse lucro começa a diminuir.
A Produtividade Marginal do Trabalho (PMg), que é o acréscimo de produção que uma firma tem quando ela contrata um funcionário a mais. Também vimos o custo marginal (CMg), que é o acréscimo de custo que uma empresa tem ao produzir uma unidade a mais de uma mercadoria. Ou seja, o conceito “marginal” refere-se ao acréscimo de alguma variável econômica: Produção, Custo e também a Receita (a Receita Marginal (RMg) é o acréscimo na Receita Total decorrente da venda de uma unidade adicional. 
O que fundamenta o raciocínio da maximização é que, no momento em que uma empresa atinge um nível de produção no qual a receita marginal seja maior que o custo marginal (RMg > CMg), o ofertante continua incentivado em aumentar a produção, pois, a cada unidade adicional vendida, o seu lucro será elevado, até que haja uma igualdade entre RMg e CMg. A partir desta igualdade entre RMg e CMg, acréscimos de produção trarão a mesma RMg, mas um CMg maior (o que vai diminuir o lucro do empresário). Nesta situação (RMg < CMg), o ofertante preferirá reduzir o seu nível de produção, uma vez que, a cada unidade que deixa de ser produzida, ele pode aumentar o lucro, pois seu o custo marginal é menor.
Para uma analisar qual foi o ganho financeiro que uma empresa teve, em determinado período de tempo, subtrai-se da receita total da empresa o seu custo total. O resultado dessa diferença consiste no(a): 
a) Lucro.
Após uma empresa atingir o ponto de maximização do seu lucro, este tende a diminuir com aumentos da produção. Isto acontece devido:
a) Ao Custo Marginal ser crescente no curto prazo.
Analise as asserções a seguir e indique, na ordem, se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F). 
I – Quanto maior a produção/venda de uma empresa, maior é o seu faturamento. Isto garante a maximização do lucro da empresa. 
II – Não é porque uma empresa possui um faturamento alto que isto signifique que há lucro. 
III – A maximização do lucro ocorre quando o Custo Médio é mínimo.
e) F; V; F.

Continue navegando

Outros materiais