Buscar

Atividade reflexiva II ALINE

Prévia do material em texto

Atividade Reflexiva II
	De acordo com o artigo “Ciências Socioambientais, Ecologia e Humanidade: Construindo Diálogos Contemporâneos”, escrito por Vagner Luciano de Andrade e publicado no jornal online Pensar a Educação em Pauta. Pedro não pode agir sozinho e, mesmo sabendo que é em primeiro lugar um educador, ele é simplesmente um professor recém - formado em Ciências Biológicas! Portanto, deverá procurar ajuda junto a Direção da Escola, Pedagogos, professores, funcionários, os próprios alunos, pais, enfim a todos os interessados no bom andamento da Instituição Educacional e propor a mediação escolar, que está sendo descoberta e buscada como meio de resolução de vários tipos de conflitos com meios amigáveis de solução, onde as partes serão convidadas a conversar, a se responsabilizar pelos seus atos, administrando assim os seus conflitos sem responsabilizar a solução para um terceiro, aprendendo assim, a administrar e solucionar de forma positiva suas divergências. Nesse sentido serão trabalhados os possíveis conflitos existentes entre os a l unos, professores, pais e funcionários, prevalecendo sempre um espaço de diálogo, responsabilidade e respeito entre as partes envolvidas, tentando mostrar aos alunos uma oportunidade de melhoria e aprendizado na sua vida escolar e pessoal.
	Caso após esse recurso amigável, não houver disponibilidade para as partes atenuar os conflitos, pode-se conjuntamente com outros profissionais – Assistentes Sociais, Psicólogos, Conselho Tutelar e outros, promovendo debates, palestras, assembleias e, projetos que promovam a socialização dos alunos, sem deixar de levar em conta também uma interação dos familiares. Um projeto de interação sócio – educativas possíveis de realização nos finais de semana nas dependências das escolas, é uma alternativa viável e já testada – cursos, exposições, hortas comunitárias, atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade e, ao mesmo, funcionando como um espaço de cidadania e convivência social.
	Quando trabalhamos com campos como Biologia e Artes, podemos abordar temas como o uso de drogas, exclusão nos grandes centros urbanos, a conscientização através do grafite, danos causados por essas substâncias em nosso organismo. Biologia associada a Filosofia nos abrange assuntos relacionados as várias formas de violência, familiar, física, social entre outras. Uma vez articulada com a Geografia, a Biologia levanta questões ambientais, como mudanças climáticas, epidemias, pandemias entre outras. 
	Assim temáticas contemporâneas como briga entre famílias, epidemias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta, trabalho infantil e uso de drogas atestam que novos diálogos precisam ser construídos fazendo com que as ciências socioambientais, façam a emergencial articulação entre ecologia e as humanidades motivando a construção de novos cenários, mas humanos e sustentáveis, para todos, sem distinções. Principalmente no Brasil, dos tempos sombrios, a educação deve se reafirmar fazendo com que o desmantelamento do poder público não se efetive, resistindo à pilhagem da democracia e lutando contra do desmonte da democracia. Que a ecologia e a área de humanidades sobrevivam e refaça um país de todos. É tempo de educadores lutarem e resistirem contra esse governo que não representa ninguém e nem nunca representará.

Continue navegando

Outros materiais