Buscar

IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO DIREITO INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO DIREITO INTERNACIONAL
	Ainda que existam críticas negativas voltadas à organização, é indiscutível que a Organização das Nações Unidas (ONU) exerce um papel essencial frente ao cenário internacional, visto que, esta organização é uma das únicas que possui alcance global com participação de todos os países. Durante 70 anos de atuação fica claro que essa instituição obteve êxito realizando tarefas que não seriam possíveis dentro de um contexto universal, como por exemplo, a criação de normas internacionais, a remediação de conflitos, guerras e cooperação entre países. 
	A ONU é o órgão máximo dentre todas as organizações internacionais e vem ampliando seu espaço de atuação que vai de questões humanitárias até problemas ambientais e etc. Partindo disso, é imprescindível entender a importância da mesma dentro do direito internacional como principal aplicadora e mediadora, já que a própria Comissão de Direito Internacional foi formada em uma Assembleia Geral (órgão deliberativo da ONU) das Nações Unidas. 
	O desenvolvimento do Direito internacional público (DIP) é uma das principais atribuições da ONU. Em seu Preâmbulo a Carta das Nações Unidas define o objetivo de “estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos”. Como a organização tem caráter universal ou quase-universal possibilita a participação de diversos países fazendo com que os mesmos ganhem espaço de atuação e expressão de opinião propiciando e incentivando comportamentos de caráter diplomáticos o que é favorável para o DIP.
	Além disso, muitos países são beneficiados pelas ações e programas da ONU. Países que estão em desenvolvimento ou são subdesenvolvidos precisam de um apoio social, político e principalmente econômico, dessa forma, os programas sociais e de desenvolvimento da ONU contribuem para o melhor progresso desses Estados, fornecendo condições básicas e mínimas para que esses países possam dar os primeiros passos em direção a uma estabilidade política, identidade cultural e organização interna. Por conseguinte, como postulado pelo direito internacional westfaliano, essa maior participação diplomática deve agir de forma a igualar os Estados juridicamente de modo que exista uma soberania estatal igualitária que deve ser mantida e ponderada pelas Nações Unidas. 
	Contudo, controvérsias são postas em relação a essa soberania estatal igualitária, muitos alegam que a mesma existe apenas em um plano teórico uma vez que se observa uma parcialidade pelos cinco Estados-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (único órgão com poder de veto e único órgão em que as “recomendações” feitas para os outros países são obrigatórias, diferente do Conselho econômico por ewxemplo, no qual as recomendações são simplesmente sugestões e podem ser ou não seguidas pelos outros Estados).
	Por outro lado, não se pode negar que dentro do direito internacional, a organização das Nações Unidas foi o principal instrumento responsável em evitar conflitos de alcance global e consequentes tragédias humanitárias que ocorreram nas 2 Guerras Mundiais. Soma-se a isso o suporte dado para que os países pudessem caminhar para o desenvolvimento e tivessem a possibilidade de atuar nas atividades diplomáticas. 
	Dado o exposto, fica clara a influência e importância que essa instituição tem no direito internacional, não podendo ser ignorados seus entraves e controvérsias em suas tomadas de decisões. Deste modo, entende-se que a ONU não é o ator que trará a tão sonhada paz mundial, mas desde sua criação se mostrou eficiente, pelo menos, na prevenção e resolução de conflitos. 
	
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Acesso em 16/05 https://gabrielamrs.jusbrasil.com.br/artigos/401241369/as-organizacoes-internacionais-e-a-importancia-da-onu-no-atual-cenario-mundial
Acesso em 16/05 http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13708
Acesso em 16/05 https://www.voaportugues.com/a/onu-debate-importancia-da-organizacao/2673237.html
Acesso em 16/05 https://nacoesunidas.org/acao/direito-internacional/
Acesso em 17/05 https://jus.com.br/artigos/50716/a-onu-os-tratados-internacionais-e-a-soberania
Acesso em 17/05 http://periodicos.unifev.edu.br/index.php/LinhasJuridicas/article/viewFile/33/27

Continue navegando