Buscar

objetiva final investigacao forense pericia criminal

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Direito Penal II (DIR12)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:668948) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29826068
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No sistema mundial existem diversos tipos de penas que podem ser aplicadas aos condenados em uma sentença penal condenatória. No Brasil, os tipos de penas possíveis são previstos na Constituição Federal que nos elenca um rol exemplificativo de penas, traçando os moldes do que é admitido a ser adotado no sistema penal brasileiro. Sobre os tipos de pena, analise as afirmativas a seguir:
I- A pena privativa de liberdade é adotada pelo Brasil no artigo 5º, XLVI, "a", da Constituição Federal, e prevista no artigo 32, I, do Código Penal. Ela retira a liberdade de locomoção do condenado por tempo determinado. Ela não necessita de uma decisão condenatória.
II- A pena restritiva de direito é adotada pelo Brasil no artigo 5º, XLVI, "e" da Constituição Federal, com a terminologia de interdição ou suspensão de direitos, e no artigo 32, II, CP. Essa espécie de pena limita algum direito, inclusive a liberdade de locomoção do condenado por tempo determinado.
III- A pena de multa é adotada no Brasil por força do artigo 5º, XLVI, "c" da Constituição Federal, e sua previsão legal se encontra no artigo 32, III, do Código Penal. A pena pecuniária atinge diretamente o patrimônio do condenado, sendo que ao condenado será imposta uma sanção de pagar uma determinada multa.
IV- A pena de perda de bens é adotada no Brasil por força do artigo 5º, XLVI da Constituição Federal, e está prevista no artigo 45, §3º do CP como uma das formas de pena restritiva de direito. Consiste no perdimento de bens lícitos pertencentes ao condenado em favor do Fundo Penitenciário Nacional de bens até o valor do proveito obtido com o crime ou do prejuízo causado pelo crime.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Não é essa a resposta correta. Leia novamente a questão com um pouco mais de atenção!
	2.
	"Os valores constitucionais possuem uma tripla dimensão: a)  fundamentadora - núcleo básico e informador de todo o sistema jurídico-político; b) orientadora - metas ou fins predeterminados, que fazem ilegítima qualquer disposição normativa que persiga fins distintos, ou que obstaculize a consecução daqueles fins enunciados pelo sistema axiológico constitucional; e c) crítica - para servir de critério ou parâmetro de valoração para a interpretação de atos ou condutas" (PÉREZ LUÑO, 1991, p. 147). Sobre os princípios constitucionais referentes à pena, analise as afirmativas a seguir:
I- O princípio da legalidade, também chamado de princípio da reserva legal ou da estrita legalidade, tem previsão expressa na Constituição Federal no art. 5º, XXXIX, e no artigo 1º do Código Penal.
II- O princípio da anterioridade exige que lei que incrimina certa conduta seja anterior ao fato delituoso que se pretende punir. Assim, é inaceitável que, após a prática de fato não considerado criminoso, aprove-se uma lei para punir o autor daquele fato pretérito.
III- O princípio da proporcionalidade vem previsto implicitamente no artigo 5º, XLVI da Constituição Federal, determinando que deve haver um equilíbrio entre a infração penal praticada e a pena a ela cominada. Assim, é necessário que a conduta seja reprovada pela maioria da população de determinado Estado (país) para que a mesma possa ser considerada uma infração penal através do trâmite legislativo.
IV- O princípio da adequação social determina que algo somente poderá ser considerado delito e, consequentemente tipificado pelo legislador, se afrontar o sentimento de justiça da sociedade civil como um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitución. 4a. edição, Madrid, Tecnos, 1991, p. 288.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! A resposta está correta e sua evolução pode ser percebida cada vez mais!
	3.
	Desde os primórdios, inclusive na era anterior à Idade Média, as punições eram severas. Em alguns casos, eram aplicadas com os ideais divinos, ideológicos e imperiais. O temor às penas cruéis era o meio de imposição de regras, sendo as aplicações dos suplícios e as mutilações as penas mais comuns. Sobre a história da pena, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na época da vingança privada, continuava-se entendendo o crime como uma profanação das divindades, entretanto as penas aplicadas eram mais severas.
	 b)
	Na época da vingança privada, as penas eram cruéis e rigorosas, podendo ser pena de morte, de desterro, de banimento, ou até mesmo a perda da paz.
	 c)
	No período da vingança pública, cabia ao soberano aplicar as penas, sendo que elas detinham um caráter cruel, comumente aplicando-se a pena de morte, o esquartejamento, a fogueira e a tortura.
	 d)
	No período da vingança divina, considerava-se que os crimes eram como profanação das divindades, contudo as penas eram brandas por entenderem que apenas Deus pode julgar.
	4.
	O princípio da individualização da pena foi adotado no Brasil e está expresso na Constituição Federal, em seu artigo 5º, XLVI, CF que estabelece que a lei deve regular a forma de individualização da pena. Isso significa que cada pessoa deverá ter uma pena fixada para si, considerando a sua individualidade. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse processo de individualização inicia-se no processo legislativo, em que o legislador deverá eleger apenas as condutas que não possuam adequação social para fazer parte do cabedal de infrações penais.
(    ) O magistrado deverá considerar as circunstâncias agravantes e atenuantes, as causas de aumento e diminuição da pena, entre outras para aplicar a pena mais justa ao caso que está em julgamento.
(    ) Este equilíbrio, esta proporcionalidade, deve haver em todas as fases da pena, iniciando-se a proporcionalidade no processo legislativo, sendo que o legislador deverá prever uma pena em abstrato para a infração penal que seja adequada à infração penal que está sendo tipificada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10729020/inciso-xlvi-do-artigo-5-da-constituicao-federal-de-1988. Acesso em: 19 fev. 2020.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! A resposta está correta e sua evolução pode ser percebida cada vez mais!
	5.
	No final do século XX, as ciências biológicas e humanas avançaram exponencialmente. Em virtude disso, a Escola Clássica foi perdendo espaço. Além do mais, não existia tão fortemente o antigo absolutismo do Estado. Sobre a Escola Positiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O precursor dessa escola é Lombroso, um médico que irá iniciar a fase antropológica do direito, em que irá estudar os criminosos para tentar identificar as características físicas daqueles que nascem para cometer delitos.
PORQUE
II- É defendida a ideia da proporcionalidade entre o delito cometido e a pena, a legalidade, defendendo que a lei deveria prever os delitos antes do cometimento, e que essa lei deveria ser clara para poder ser compreendida pelo povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa corretada primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	6.
	A designação "Escola Penal" ou "Escola Criminal" compreende um conjunto harmônico de teorias sobre alguns dos mais importantes problemas penais (como a definição do crime, a finalidade da pena e a razão de ser do direito de punir do Estado), por meio de um método científico semelhante. Sobre as Escolas Penais, analise as afirmativas a seguir:
I- A primeira Escola Penal nasceu no século XVIII, com a fase humanitária do Direito Penal.
II- A Escola do Correcionalismo Penal não visava à punição, ao castigo ou mesmo à prevenção do delito; a pena servia para curar o criminoso, que, como qualquer pessoa doente, tinha o direito ao tratamento.
III- A Escola Clássica desenvolveu uma teoria que afirmava que os delinquentes não evoluíram com o restante da espécie humana, havendo neles características atávicas que eram as responsáveis pelo cometimento do crime.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	As escolas penais são corpos de doutrinas mais ou menos coerentes sobre os problemas com relação ao fenômeno do crime e, em particular, sobre os fundamentos e objetos do sistema penal. Sobre as escolas penais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola clássica nasce na Itália, no final do século XVIII, como reação ao Absolutismo que dominava a Europa. Nesta época, os Déspotas, reis autoritários, dominavam as nações e as penas impostas aos seus súditos eram cruéis.
(    ) Garofalo, como era jurista, é considerado o pai da fase jurídica da escola positiva. Em seu livro Criminologia (1885), desenvolveu conceitos como periculosidade e temibilidade, que deveriam ser levados em conta no momento da aplicação da pena.
(    ) Para a escola do tecnicismo jurídico, a pena tinha a finalidade de curar o criminoso, e por isso ela não deveria ser determinada no momento da sentença. Ela não visava à punição, o castigo ou mesmo a prevenção do delito; a pena serve para curar o criminoso, que como qualquer pessoa doente, tem o direito ao tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-penal/evolucao-historica-do-direito-penal-e-escolas-penais/. Acesso em: 19 fev. 2020.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! A resposta está correta e sua evolução pode ser percebida cada vez mais!
	8.
	Com o Código Penal adotado hoje, temos três tipos de prisões: o Regime Fechado, o Regime Aberto e o Regime Semiaberto. Como função pretendida pelo sistema penitenciário, temos a reeducação e a reinserção dos condenados no convívio social. Contudo nem sempre foi assim. Sobre a evolução das penas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em 1890 foi publicado um novo Código Criminal. Considerado muito avançado para a época, foi revogado em 1932.
	 b)
	O Código do Império contemplava penas restritivas da liberdade e privativas de direitos que deveriam ser previstas pela lei e proporcionais ao delito, demonstrando preocupação com a sua adequação. Em virtude disso, a pena de morte não era prevista.
	 c)
	Na Constituição de 1824, inspirado pela Revolução Francesa, o Brasil aderiu às ideias liberais, adotando direitos e garantias para os cidadãos. Assim, surgiu a necessidade de um novo código criminal para o Império, que foi promulgado em 1830.
	 d)
	O Código promulgado em 1932 encontra-se em vigor até hoje, contudo ele passou por uma grande reforma legislativa, em 1984, que modificou consideravelmente sua parte geral.
	9.
	As penas aplicadas àqueles que praticassem algum tipo de ilícito, como todas as coisas do mundo, foram sendo modificadas e evoluídas com o passar dos anos. Contudo, as fases da história da pena não ocorreram com datas marcadas, e sim, com uma evolução lenta, sendo que uma fase convive com a outra no mesmo período temporal até deixar de existir. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Vingança pública: caberá ao Soberano a aplicação das penas, sendo que elas detinham um caráter cruel, comumente aplicando-se a pena de morte, o esquartejamento, a fogueira e a tortura.
	 b)
	Vingança histórica: neste período que surge a Lei do Talião, que vai tentar colocar uma certa proporcionalidade entre os delitos, determinando o olho por olho, dente por dente.
	 c)
	Vingança divina: os povos primitivos consideravam que tudo provinha das divindades ao passo que a complexidade social começa a aparecer.
	 d)
	Vingança privada: surge quando os grupos passam a ser maiores e os crimes cometidos eram considerados a profanação das divindades.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! A resposta está correta e sua evolução pode ser percebida cada vez mais!
	10.
	No mundo existem diversos tipos de penas que podem ser aplicadas aos condenados em uma sentença penal condenatória. No Brasil, os tipos de penas possíveis são previstos na Constituição Federal de 1988, que apresenta um rol exemplificativo de penas, traçando os moldes do que é admitido a ser adotado no sistema penal brasileiro. Sobre os tipos de pena, analise as afirmativas a seguir:
I- A pena privativa de liberdade é aplicada a quem comete qualquer crime considerado de menor potencial ofensivo, ou seja, essa pena será aplicada em condenados por crimes como homicídio, estelionato, lesão corporal grave, corrupção, tráfico de drogas etc.
II- A pena restritiva de Direito tem aplicação subsidiária, ou seja, ela vem substituir uma possível privação da liberdade de locomoção pela restrição de algum outro direito.
III- A pena pecuniária atinge diretamente o patrimônio do condenado, sendo que ao condenado será imposta uma sanção de pagar uma determinada multa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando