Buscar

RESUMO DE ELETROTERAPIA 22

Prévia do material em texto

RESUMO DE ELETROTERAPIA 22.04.2021
A eletroterapia ainda pode ser definida como o “uso da corrente elétrica de baixa intensidade como forma direta ou previamente transformada a fim de estimular diferentes órgãos ou sistemas com distintos objetivos
Eletricidade
Ela é um fluxo fundamental dos circuitos, ou seja, o que os faz funcionar. Precisa estar presente, portanto, nos aparelhos que utilizamos. A corrente elétrica é definida como o movimento das cargas elétricas em condutores (como fios).
Corrente elétrica
Fenômeno físico caracterizado pela movimentação de elétrons. Para que haja movimentação, é necessário um meio de condução que deve possuir algumas características.
Agente físico terapêutico
Segundo Agne (2018), “considera-se agente físico terapêutico todo material ou ação empregada para obter ou estimular uma resposta fisiológica no organismo que, por sua vez, desencadeie um efeito fisiológico”. Todo agente do tipo é portador de uma energia que pode ser térmica, mecânica ou eletromagnética; em contato com o organismo, ela fornece toda a sua energia.
Agente físico ionizante e não ionizante
Há duas faixas de radiação cuja ação no organismo é bem diferente, diferenciando, inclusive, o seu objetivo. Serão formados, portanto, dois grupos de agentes físicos:
· Agentes
· Ionizantes
· Raio x e raio gama
· Não ionizantes
· Ultrassom
· Laser
· Radiofrequência
Os agentes físicos não ionizantes podem ser classificados conforme seus efeitos ou suas formas de energia emitidas e absorvidas pelos tecidos.
Agente mecânico
São as ondas mecânicas.
Agente térmico
Promove aumento ou diminuição da temperatura.
Agente elétrico
Classificado de acordo com a repetição de pulsos elétricos em baixa e média frequência, ele é utilizado para tratamentos de analgesia, função muscular e neuromuscular.
Agente luminoso
Fundamentado nos efeitos da luz sobre o organismo, este recurso utiliza:
· Agentes ultravioletas;
· Infravermelhos;
· Laserterapia de baixa e média potência;
· Terapia fotodinâmica.
Correntes
Corrente despolarizada
Outra maneira de a corrente ser fornecida ao organismo é quando os polos positivos e negativos variam a cada instante; dessa maneira, eles são chamados de correntes despolarizadas.
Corrente contínua
Uma das formas como a corrente é oferecida ao organismo é quando seus polos não se alteram: o polo positivo (próton) é sempre positivo; o negativo (elétron), sempre negativo. A corrente contínua também é conhecida como polarizada ou galvânica.
Corrente alternada
Quando o fluxo ordenado de elétrons varia com o tempo, ela é chamada de corrente alternada. Em outras palavras, seus elétrons “vão e vem”.
Intensidade
É a energia que chega ao tecido a ser tratado. As correntes com intensidade em amperagem dão alguma sensibilidade tecidual.
Já as correntes com microamperagem não apresentam sensibilidade (subsensorial).
Potência
Dada em amperes, a potência é a energia gerada pelo aparelho.
Um bom exemplo é o gosto na boca.
Frequência
Grandeza que indica o número de repetições (ciclos, voltas e oscilações) da corrente que varia (ora negativa, ora positiva). A frequência é representada pela letra f. Já sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale à quantidade de ciclos por segundo.
Por exemplo se dizemos que uma onda vibra 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo.
Propriedades físicas
Calor
Entre todos os recursos físicos terapêuticos, a termoterapia é o procedimento mais antigo de que se tem conhecimento.
Atualmente, o uso da termoterapia já ultrapassou o simples aquecimento de uma estrutura que obtém apenas indicações primárias, como a melhora do metabolismo. Devido à sua evolução, são alcançadas indicações como, por exemplo, o estímulo de fibroblastos.
A temperatura corporal média é de 36,5°, podendo variar levemente entre um indivíduo e outro.
Efeitos causados pelo calor
Malefícios? X Benefícios?
Tais efeitos podem ser benéficos ou não. Essa condição está voltada para:
· Tipo de tecido a ser atingido;
· Local a ser aplicado;
· Tempo de aplicação;
· Forma de aplicação;
· Efeitos desejados com ela.
Efeitos básicos do calor?
Nos processos estéticos o calor:
RELXA A MSUCULATURA
Incentiva a vasodilatação: Aumenta o fluxo sanguíneo, o aporte de oxigênio e de nutrientes e o metabolismo.
Dilata os poros: Amplia a permeabilidade dos produtos e facilita a extração de comedões.
 Estimula a lipólise
Efeitos básicos do frio ?
1. Faz a apoptose do tecido adiposo.
2. Promove a vasoconstrição
3. Tem efeito analgésico.
· Vasoconstrição : Diminui fluxo sanguíneo, inflamação, passagem de líquidos e chegada de toxinas, além de diminuir e/ou controlar edema.
Endermologia
Em 1970, a endermologia foi criada pelo engenheiro francês Louis Paul Guitay quando ele tentava apenas desenvolver algum recurso que diminuísse as cicatrizes provenientes de acidentes de carro. A ideia era criar um mecanismo simples com o intuito de auxiliar os terapeutas da época.
 O resultado desse intento foi o surgimento de um aparelho com um pequeno cabeçote massageador que, quando aplicado sobre área a ser tratada, promovia tanto uma sucção quanto rolamentos sobre o tecido (ainda presentes nos aparelhos atuais).
No início, o aparelho de Guitay foi utilizado apenas para queimaduras (ele tratava especificamente a pele), porém, logo depois, foi descoberta a sua eficácia para o tratamento de celulite.
Sua eficácia - por mobilização do tecido subcutâneo e estímulo da circulação, inclusive a linfática – sobre o fibro edema geloide (FEG) e a gordura localizada (lipodistrofia ginoide) também é considerável.
Aplicações
Também conhecida como endermoterapia ou vacuoterapia, a endermologia ainda é nomeada por algumas pessoas apenas como vácuo. Ela é uma técnica de massagem mecânica não invasiva que promove uma mobilização do tecido profundo. Trata-se de um recurso que utiliza pressão negativa, ou seja, uma sucção que proporciona efeitos da massagem sobre a pele.
Vacuoterapia ou endermoterapia
A vacuoterapia funciona com um aparelho que não possui corrente nem frequência (relação de corrente e profundidade). Além disso, os parâmetros a serem selecionados para o tratamento são escassos, variando um pouco em cada marca do produto.
A endermoterapia é considerada um procedimento seguro, sem agulhas ou injeções. Ela já teve a sua eficácia evidenciada há muitos anos na Medicina. Atualmente, a área da estética também vem confirmando isso, o que proporciona seu importante reconhecimento como método terapêutico de várias afecções.
 Este recurso utiliza manoplas de vidro, plástico ou outro material adequado em forma de copo (ou semelhante a ele).
O vácuo normalmente é gerado por um aparelho que realiza a pressão negativa (sugando o tecido para dentro da manopla).
O vácuo também pode ser alcançado manualmente com uma bomba de ar que, acoplada a ventosas, realiza a sucção. Esta opção não propicia uma constância ao movimento, além de apresentar dificuldades em controlar a pressão negativa. 
Na prática clínica, são utilizados para tratamentos estéticos corporais apenas os aparelhos eletrônicos, e não os manuais. Nos equipamentos eletrônicos, temos a opção de usar vários cabeçotes. Os que contiverem rolos são indicados para facilitar a técnica de palpar e rolar, sendo bastante aplicados no delineamento corporal e no FEG.
Toda vez que que você for aplicar algum aparelho, precisa ter ciência de que certos parâmetros e questões devem ser observados. No caso da vacuoterapia, é importante observar a extensão da área a ser tratada. Não é indicado que a manopla seja aplicada de uma só vez em uma que seja muito grande, pois isso pode favorecer o aparecimento de hematomas.
Outro ponto que você deve observar é o tamanho da prega cutânea da região para a escolha adequada do cabeçote. Áreas menores precisam de manoplas menores, enquanto as maiores obviamente requerem manoplas também maiores. Áreas que possuem um quadro de FEG são favorecidas com o uso das que possuem roletes, já que eles podem massagear a região.
Você também deve avaliar a forma de aplicação da pressão do aparelho.Os equipamentos mais modernos possuem duas opções: contínua ou pulsada (emitindo de 10 a 50 pulsos por minuto). A aplicação contínua, na prática clínica, se mostra mais eficaz para garantir os resultados desejados. Ainda assim, muitos pacientes não suportam o desconforto gerado; então, é preciso utilizar o modo pulsado.
Uso no tratamento de estrias brancas
Nos tratamentos de estrias, o recurso de vacuoterapia tem se mostrado cada vez mais uma possibilidade para que bons resultados sejam alcançados. Muitas vezes, a pressão utilizada neste tratamento precisa ser alta o suficiente para estimular um intenso processo inflamatório na região aplicada. A melhora no aspecto das estrias depende do estímulo deste processo; dessa forma, a pele, sendo estimulada à regeneração, consequentemente irá apresentar uma melhora do quadro.
O número de repetições e o tempo de aplicação também não obedecem aos parâmetros padrões. Outra consideração importante é a coloração das estrias. Como este tipo de tratamento estimula um processo inflamatório intenso, é preciso que elas já estejam brancas (normalmente, isso ocorre em até um ano após o aparecimento do quadro)
Efeitos fisiológicos gerados
É parte indispensável do processo de aprendizagem que você, aluno, entenda quais são os efeitos fisiológicos oriundos dos aparelhos abordados nesta aula. Quando um recurso eletroterápico é aplicado no organismo com o intuito de lhe propiciar benefícios, ele certamente irá gerar efeitos: afinal, essa é a intenção de qualquer recurso na estética, seja ele eletroterápico ou não.
Os efeitos fisiológicos destacam-se nos estudos sobre a endermologia.
Tais efeitos nada mais são que a fisiologia pensada com um raciocínio lógico. Decorar não será mais suficiente para você a partir de agora: é neste momento que devem ser separados os profissionais que conseguem montar protocolos individualizados de tratamentos, sabendo realmente indicar e contraindicar um recurso, daqueles que são meros aplicadores dele.
Favorecimento das trocas gasosas
Ao aplicar a ventosa na pele, ocorre uma vasoconstrição local momentânea; ao retirá-la, uma vasodilatação. Com isso, o sangue e a água dos capilares se dirigem para a periferia do tecido com mais intensidade.
Essa ginástica circulatória, além de estimular a circulação, propicia a troca gasosa. Além disso, com a aplicação do aparelho, há uma alteração da permeabilidade capilar, o que favorece as trocas gasosas, inclusive as com o tecido subcutâneo. Em virtude do aumento da passagem de proteínas e de outras moléculas até os capilares dos tecidos, aparece um leve edema.
A aplicação e a ação das ventosas na pele baseiam-se na lei das trocas gasosas, eliminando os gases estagnados no corpo e promovendo a limpeza do sangue. Como consequência, as toxinas e os estagnados na pele são eliminados.
Remodelação das células adiposas
A endermologia causa uma remodelação nas células adiposas (adipócitos), gerando uma melhor distribuição no tecido. Trata-se de um dos principais recursos para a melhoria do contorno corporal. O aparelho não promove lipólise das células de gordura; para tal efeito, seria necessária a aplicação de algum outro recurso. No entanto, sua função já comprovada (modelagem corporal) aparece como um grande aliado nos tratamentos de adiposidades.
Aumento do tônus tissular
A maneira correta de aplicar a endermologia estimula os fibroblastos e, consequentemente, a produção de colágeno e elastina. Além disso, o aparelho ainda é capaz de reorganizar as fibras de sustentação. Já é sabido que este recurso também aumenta a espessura da derme, aumentando a sua resistência. Associado ao descongestionamento do tecido, esse estímulo ajudará a devolver à pele a sua tonicidade ideal.
Ação dos gânglios linfáticos
Por ação reflexa, a endermologia estimula a purificação dos gânglios linfáticos. Além disso, sua aplicação no modo pulsátil sobre os gânglios irá promover a abertura deles, favorecendo a drenagem.
Relaxamento muscular
A tensão moderada do aparelho permite a reorganização do tecido muscular tenso, o que auxilia na diminuição de sua tensão. Neste caso, a ventosa do aparelho deve ser aplicada no sentido das fibras musculares. Este recurso pode ser associado às massagens.
Fibro edema geloide
Nem toda celulite deve ser tratada com vacuoterapia: é preciso haver uma identificação prévia de seu tipo. Os tratamentos com endermologia são indicados apenas para os casos de celulite fibrótica.
Tendo em vista os efeitos fisiológicos apresentados, você é capaz de citar as indicações da endermologia?
Se sua resposta for sim, significa que você conseguiu entender exatamente todo o mecanismo fisiológico gerado a partir da aplicação das ventosas na endermoterapia.
SEUS EFEITOS :
 Lipodistrofia ginoide: Modelagem corporal
Reorganização das fibras elásticas
FEG
Estrias: Aumento da circulação, tensão tissular
Tensão muscular
Drenagem linfática
A vacuoterapia possui contraindicações?
Mesmo que elas sejam escassas, até mesmo a vacuoterapia as possui. Por isso, é preciso haver cautela, sendo recomendada uma avaliação prévia antes da aplicação do recurso.
Fique atento a estas contraindicações
Fique atento a estas contraindicações
Fragilidade capilar
 Câncer
Aparecimento de petéquias
Gestantes: Região de abdômen
Processos inflamatórios
PELE LESIONADA 
Tempo de aplicação/dosimetria/frequência
Antes que mostremos todos estes dados, é importante citar que, na literatura especializada, seus principais autores discordam em relação a tais parâmetros. Suas afirmações não são unânimes; os estudos, por sua vez, tampouco podem ser considerados conclusivos.
A maioria dos autores baseia-se na prática clínica. Sugerimos que, quando você estiver nela, também observe seus resultados, fazendo as alterações necessárias, além de sempre respeitar a fisiologia e uma média de limite para todos os parâmetros explicados a seguir.
Tempo de aplicação
Ele é variável de acordo com cada indivíduo e o tamanho da área tratada (as maiores obviamente necessitam de mais tempo). Aplica-se em um tempo médio de 10 minutos por área, preconizando sempre o aparecimento de hiperemia local. Afinal, ela pode – e deve – acontecer. Já as petéquias ou os hematomas, sejam elas imediatas ou após a aplicação, não devem surgir.
Dosimetria da pressão negativa
É sugerido um ajuste de 200mmHg a 400mmHg, tomando-se por base:
 Região tratada;
 Espessura do tecido adiposo;
 Fragilidade/sensibilidade do local de aplicação;
 Sensibilidade do paciente;
 Tamanho da manopla utilizada (quanto maior ela for, mais intensa será a pressão feita).O aparelho tem uma opção de regulagem por meio de um vacuômetro de 0 a -550 mmHg (embora, obviamente, ele não tenha a indicação de uma pressão tão alta).
Frequência
Ela é indicada para um período de 2 a 3 vezes por semana, podendo ou não ser associada a outros tratamentos.
Pós-operatório de cirurgias plásticas
O recurso de eletroterapia, como já frisamos previamente, é muito versátil. Apresentaremos para você mais uma possibilidade de aplicação dele: o pós-operatório. Para os profissionais que desejarem investir nos atendimentos do tipo, o aparelho mostra-se uma boa oportunidade.
A vacuoterapia deve ser evitada no pós-operatório recente, período em que ainda existe um processo inflamatório, pois o recurso pode agravar esse processo, já que ele favorece um edema leve. No entanto, em alguns casos, o seu uso é bastante benéfico.
Vejamos dois deles: ​
Drenagem
Em modo pulsátil, a vacuoterapia pode ser aplicada no intuito de estimular a drenagem. Para isso, a aplicação obviamente deve ser realizada no sentido da drenagem clássica. Além disso, deve-se realizar previamente a abertura dos gânglios, enquanto a dos poros também pode (não é algo obrigatório) ser feita com o próprio aparelho. A aplicação – também no modo pulsátil – é descrita por alguns autores como uma opção para a abertura dos gânglios.
Aderê A vacuoterapia também podem ser empregada nos tratamentos pós-gestação tanto nas cicatrizes, como é o caso do pós-parto de cesárea, quanto na remodelagemcorporal, além de ser eficaz para o tratamento de estrias (comuns em gestantes) e de FEG. ncias
Muito comum após a submissão às cirurgias, em especial aquelas com grandes cortes, o vácuo auxilia na liberação e no aumento da maleabilidade das cicatrizes aderidas. Deve ser usado inicialmente com cautela para não causar desconfortos ou até mesmo dores no paciente. O modo pulsátil pode ser uma opção quando a aderência – e, com isso, o desconforto – for muito grande.
VIDEO 1 : 
Endermologia para começar o vídeo a gente tem que ter em mente que a endermologia é uma terapia recente ela é uma terapia relativamente nova ela surgiu em 1970 e quando ela surgiu ela foi inventada por um engenheiro o objetivo desse engenheiro na verdade era conseguir reduzir o aspecto da cicatriz principalmente daquela cicatriz que era mais hipertrófica ou queloide antes então para fazer cicatriz a gente precisa primeiro entender qual a diferença entre uma cicatriz hipertrófica e qual a diferença entre um queloide primeiro gente cicatriz hipertrófica a gente costuma dizer que é uma cicatriz grossa que ela realmente tem um relevo ela tem uma elevação nessa cicatriz mas essa elevação ela é só externa ela não adentrou fica dentro do meu tecido em quanto que um queloide se eu vejo ele proeminente se eu vejo ele em alto relevo fora do meu tecido é porque tem dentro desse tecido também existe um relevo então o quelóide geral ele tem a ver também com a genética de cada organismo e hoje a gente sabe que apesar de entendermos bastante eficaz na regulação ali das fibras de colágeno no realinhamento dessas fibras de colágeno não necessariamente ela consegue destruir um queloide ao passo que ela é super eficiente para uma cicatriz hipertrófica quando a internet se popularizou criada por esse engenheiro ela começou a apresentar muitos resultados positivos então ela foi ganhando fama principalmente também pacientes Queimados pacientes que sofreram queimaduras e ficavam com irregularidade na pele depois era utilizada endermoterapia para realinhar essas fibras de colágeno e a resposta realmente era bem positiva você tinha um aumento da ânsia da pele e uma melhora do aspecto dessa pele deixa a pele mais lisinha além do que a pele também ficava mais permeável visto que uma pele geralmente que é muito fibrose ela também dificulta a permeabilidade a qualquer cosmético que a gente possa estar considerando então no início quando ainda mologia surgiu ela era muito confundida com vácuo porque o vácuo ele faz uma função muito parecida com a de inverno que é o quê geral uma pressão negativa e essa pressão negativa gerada ela vai sugar a sua pele a diferença entre vacuo endermo endermologia é que quando a gente subir a pele no vácuo não necessariamente você consegue deslizar essa pele ou você tem isso feito de forma mecânica a vacuoterapia é mais manual ela pode até ser feita de forma mecânica mas como não existe uma regulação pela máquina você não consegue tirar essa pressão negativa ou modificar essa pressão negativa a ponto de deslizar o tecido enquanto na inverno a gente tem esse suporte que é dado pela manopla que geralmente tem pequenos furinhos nela que se você tá por fim você gera pressão negativa x e se você descobre esse furinho você anula essa pressão negativo a manopla do meu aparelho ENDERMO ela pode ter vários formatos e ser feitas de diferentes materiais eu tento ter uma manopla o cabeçote que pode ser redondo quanto que pode ser quadrado e te áreas de superfícies diferentes desde os pequenos que são utilizados na fase até os aparelhos maiores que são utilizados para abdômen coxa glúteo o que se discute é que alguns aparelhos eles vão ser semelhantes a um copinho e gerais a pressão são negativa enquanto outros aparelhos outros cabeçotes um t rolinhos dentro deles e escolhidos podem ser maiores ou menores qual que é o objetivo do coelhinho pegar uma prega de pele e fazer com que a prega de pele ao atravessar esse rolo destruiu a fibrose então geralmente quando a gente utiliza em dermo cabeçote que tem esses coletes objetivo da gente desmanchar aderência e desmanchar fibrose como eu falei esse cabeçote pode ser diferentes materiais desde um cabeçote de vidro de plástico de acrílico até de silicone no rosto é muito comum a gente utilizar os cabeçotes que são feitos de vidro porque divido por que é mais fácil de esterilizar enquanto no corpo os eletrodos os cabeçotes mais comuns são os cabeçotes que são feitos de plástico mesmo porque o custo-benefício acaba se tornando mais barato Um mito que a gente tem que discutir que é muito importante a gente falar sobre dermo é se usa creme ou não se usa creme ao realizar uma terapia de endermologia primeiro gente o que a literatura científica traz para a gente e que é inverno e não precisa de creme para gerar realmente o efeito dela eu não precisaria passar nenhum cosmético se eu quiser passar um cosmético que seja até um cosmético com efeito terapêutico já específico ok não tem problema mas costuma-se dizer que o melhor Prefeito que eu vou atingir vai ser seco tando a endermo no C na pele totalmente limpo pensando nisso a gente sabe quem deve gera uma pressão negativa e aí muita gente fala que tem que usar um creme que tem que usar um óleo senão essa pressão negativa africano muito grande e ela poderia gerar flacidez na pele isso também é um mito o que que é um mito gente não é porque eu não tô usando cosmético nenhum que a minha pressão negativa vai ser maior geralmente os aparelhos vendidos no Brasil eles trazem um registro mano vacuômetro que é o registro ali para a gente ver quanto de pressão negativa vai estar sendo gerado no aparelho e essa pressão negativa ela pode dizer até 600 na maioria dos aparelhos 556c o que que é terapêutico de utilizar a gente costuma dizer que é terapêutico entre 200 e 400 MM de mercúrio de pressão alguns estudos ainda falam que não deveria ser ultrapassados 300 MM de mercúrio por que isso poderia gerar hematomas o tecido destruir pequenos vasinhos ou até mesmo já aquelas petecas que são aqueles pontinhos roxos quando eu que isso acontece a gente sabe que o efeito terapêutico é anulado e geralmente a gente causa uma lesão no tecido e o tecido fica até com baixo de oxigênio por estar lesionado então isso não é interessante do entanto não é o ato de eu passar um cosmético que vai fazer com que se meu aparelho tem uma pressão negativa maior ou menor o que vai fazer isso é o regular esse aparelho então na verdade por isso é inverno porque sou eu que escolho como terapeuta o quanto de pressão negativa que eu vou aplicar desse tecido lembrando também que me quer dizer que ainda ela serve por exemplo para fazer lipólise que ainda uma ajuda no edema de um processo inflamatório quando eu tô falando de uma celulite quando eu tô falando de um pós-operatório científicamente comprovado gente ainda ela vai fazer o quê atuar na vida decolagem Rio organizar a fibra de colágeno aí você deve tá se perguntando então tem um sentido e uma direção específica para eu estar utilizando essa manopla esse cabeçote do meu aparelho de ideia não gente fibra de colágeno lembre-se sempre se distribui de maneira tridimensional na minha pele então você pode até passar o cabeçote da interna na pele em todas as direções os estudos mostram que sumiu objetivo é e organizar essa fibra de colágeno para melhorar o aspecto de uma cicatriz o mesmo tomando aquela celulite que já tá na fase fibra ótica e desmanchar esse aderências e fibroses eu posso atuar com meu cabeçote em todos os sentidos e o i o ideal segundo os estudos científicos é até utilizar o cosmético depois de ter usado a manopla de inverno essa manopla a gente ela vai ser lavada como né ela não precisa na verdade se esterilizada ela pode ser lavada com água e sabão e depois você pode colocar em álcool etílico a 70% que matariam Gerson outra questão de ser discutido é que se você for fazer o seu aparelho só técnica com óleo o óleo ele tem já entupiu a mangueira da inverno o vaso ele é gerado pelo aparelho e ele chega até o cabeçote pôr uma mangueiraque hoje em dia a maioria dos equipamentos tem uma mangueira de 6mm seja de 6mm e 8mm se você passa creme o óleo você tem o risco de entupir e daí você vai ter que fazer manutenção regular no seu aparelho para limpar ele por dentro então o ideal mesmo é trabalhar o que a seco.
VÍDEO 2: 
Discutiremos os efeitos fisiológicos da endermologia quando a gente viu principal efeito terapêutico Queen dermo têm no organismo humano é promover o realinhamento das fibras de colágeno e com isso ajuda a diminuir a fibrose é aderência do tecido mas é claro que para que isso aconteça eu tenho vários efeitos fisiológicos sendo gerados com a primeira coisa que a gente tem que ter em mente é o efeito de vaso dilatação e formação de um pequeno edema ao ser aplicada a técnica de endermoterapia pensei que quando eu coloco o cabeçote do meu aparelho e gera pressão negativa que vai ser em torno de -200 a menos 300 MM de mercúrio essa pressão negativa ela vai sugar o tecido para dentro do cabeçote ao sugar o tecido para dentro do cabeçote é como se eu deixasse o sangue contido naquela região e apertando essa região eu prejudico a circulação ou seja o sangue fica ali e ele não sai dessa região como a gente não faz a inverno numa região só a gente geralmente desliza esse aparelho é como se constantemente eu tivesse levando mais sangue para o tecido e tirando sangue desse tecido levando mais sangue e tirando isso faz um processo de vasodilatação a base de uma atenção nada mais é que o aumento do calibre do meu vaso sanguíneo se aumenta o calibre do vaso eu permito que mais sangue chegue e como sangue leva oxigênio e nutrientes tecido ele vai ficar mais bem nutridos mais hidratado e consequentemente eu vou ter uma melhora também do vício da pele quando a gente fala que ainda é boa para quebrar fibrose o objetivo da gente mesmo é que como vai-e-vem da manopla de 10 a gente consiga ia quebrar as fibras de colágeno que estão emaranhadas que tenham uma sobre a outra e ao quebrar essa fibra de colágeno e estimular os fibroblastos que produzem colágeno a produzir mais colágeno só com colágeno daí realizado um colágeno digamos mais saudável como você tá fazendo terapia de vai-e-vem dermo acredita-se que o fibroblasto estimulado pode-se endermoterapia pós em dermatologia ele tenha mais qualidade ele vai criar uma fibra de colágeno que vai ter uma resistência tão boa quanto uma fibra de colágeno que advém de um processo cicatricial porém uma fibra mais organizada na pele como a gente viu essa trama de colágeno elétrico demensional então independente do sentido da direção que eu tiver fazendo meu aparelho dermo se o meu objetivo é só quebrar uma fibrose destruir uma cicatriz eu posso fazer esse aparelho tranquilamente em qualquer direção muito parecido a ideia de estimular os fibroblastos aqui a colagem é quando eu quero quebrar aquela fibrose daquela celulite que já é grau 3 o grau 4 a gente sabe que é celulite ela começa no processo inflamatório e que esse processo inflamatório ele já é demais já está quase sanguínea então quando a gente tá numa celulite grau 1 grau 2 não é interessante por exemplo fazer ainda mologia porque quem dorme não é interessante porque lembra que a gente falou que ela causa o edema então ela poderia naquele momento até aumentar estado de sanguíneo da região e isso não seria conveniente um processo inflamatório existentes ali na celulite inicial agora quando eu já tenho a formação da depressão a formação da fibra de estabelecida no grau 3 no grau 4 é interessante utilizar energia logia para tentar quebrar esse fibrose como que a gente quebra uma fibrose aí o princípio não é só da vasodilatação que vai estimular o fibroblasto mas o princípio do aumento de temperatura vocês vão ver que quando a gente tem um vai-e-vem da fibrose vai vendo aparelho dermo esse vai-e-vem ele consegue aumentar a temperatura da superfície da pele o ideal é que esse aumento de temperatura chegue próximos 40 graus porque quando ele chega próximo aos 40 graus eu consigo ter uma desnaturação de proteína ou seja eu mudo a conformação da minha proteína e com isso eu consigo desestabiliza e te quebra E o colégio nada mais é do que uma molécula proteica então a ideia quem deve ela consiga que seu tecido é um ponto de que gerando esse aquecimento eu consegui até a desnaturação dessa proteína do colágeno e o quebrar ia então essa fibrose é claro que para eu ter esse aumento de temperatura é necessário que eu faça manobra repeti duas vezes sobre a mesma região até sentir realmente que a temperatura local esquentou bastante subiu bastante além disso existe uma dúvida muito grande sem décimo ela pode ou não pode ser utilizada para drenagem linfática gente bem sim comigo a drenagem linfática manual ela é feita em torno de 45 MM de pressão quando eu faço movimento com a minha mão geralmente essa minha mão executa uma pressão muito Live nesse tecido pressão essa que não vai passar como eu falei dos 40 45 MM de mercúrio e isso é importante de acontecer porque o meu sistema linfático 80% dele tá localizado na superfície do meu organismo se a gente for pensar no aparelho de inverno ainda é homologia ela faz uma pressão negativa de 200 300 400 MM de mercúrio e isso é em torno de 10 vezes mais o que deveria ser a pressão de uma drenagem linfática manual então que a gente costuma dizer que é endermologia ela não serve para fazer drenagem independente de você utilizar o óleo utilizar creme o paciente está vestido com uma manta e você fazer por cima da manta ela realmente não vai drenar ela não vai fazer o transporte de limpa de uma região a outra o que acontece é que se você usa essa endermologia no modo usado o que que é o modo pulsado é o modo em que o aparelho faz o vácuo e pede o barco faz e perde faz e pede faz e pede nesse modo pulsado você pode usar o aparelho para estimular os linfonodos os linfonodos que estão próximos as grandes articulações que é considerado o grande lixeiro ali que vai receber a linfa e filtrar essa linfa então ainda ela até serve para estimular os linfonodos mas não necessariamente para fazer drenagem linfática em alguns casos que a gente tem linfedema que é um edema que é proteico formado por água sais minerais mas também proteína que aquele drama que Jesus fala que o edema duro se a gente apertar se a gente colocar o dedo nesse termo ele afunda e não volta ao normal a gente chama isso de cacifo o ato de a pele afundar e não voltar ao normal para receber muitas vezes utilizarem derma ajuda a empurrar essa proteína para dentro do sistema linfático mas de novo ela empurrou para dentro do sistema mas isso não quer dizer que vai ajudar no transporte de linfa então realmente para a drenagem linfática ainda é homologia ela não é interessante falando nisso a gente poderia pensar ainda é interessante para gordura localizada também não pessoal porque quando a gente viu o efeito fisiológico dela vai ser estimular os fibroblastos produzem novas fibras de colágeno ou então fazer vaso de rotação e aumentar muito a temperatura da região para fazer a quebra dessa fibra de colágeno e acabar com fibrose nenhuma dessas ações que são as ações fortes daí dermo tem a ver com gordura localizada alguns estudiosos falam que a utilizarem dermo numa região que tem muita gordura eu poderia provocar um aumento de temperatura que conseguiria também fazer com que o meu triglicerídeo se quebrassem glicerol é ácido graxo para depois do glicerol você metabolizado pelo fígado pela enzima existente no fígado e o ácido graxos então metabolizado gerar ATP que a nossa moeda energética mas o que que a gente sabe que o aumento de temperatura que é inverno gera ele é superficial ele vai atingir no máximo epiderme derme e meu tecido de gordura ele já tá na hipoderme então que os estudos científicos estão mostrando para gente hoje é que é endermologia ela não sabe para gordura localizada no entanto ela tem a capacidade de modular essa gordura ela semelhante a uma massagem modeladora conseguiria acinturar um tecido melhorar a superfície dessa pele mas realmente os efeitosfisiológicos dela a tua o quê na fibra de colágeno para destruir a fibrose.
VÍDEO 3 : 
Como a gente viu a endermo tem feitos fisiológicos bem específicos, que é quebrar as fibras de colágeno e fibroblastos produzem novo colágeno atuando assim sobre tudo em processo de aderência da fibrose.
A gente viu também que a dosimetria dela depende da extensão da região quanto maior a minha região mais tempo eu vou ficar utilizando o cabeçote naquele tecido e eu vou fazer isso até girar hiperemia que até a região fica avermelhada a gente sabe também endermo pode ser utilizada tanto no modo contínuo quanto no modo pulsado o modo contínuo é aquele que eu aplico pressão negativa direto no meu tecido enquanto modo pulsado eu tenho intervalos dessa pressão negativa a literatura aponta para a gente hoje que o modo contínuo ele é mais eficaz sobretudo quando eu quero quebrar essa fibrose no entanto para pacientes que acham que o endermo é dolorido, pode usar o modo pulsado que é de 10 a 50 cursos por minuto ou seja como seu aparelho ligasse desligasse de 10 e 50 x 1 minuto até o paciente se acostumar com a sensação e você poder passar para o modo contínuo quando a gente fala de indicação a gente já viu que ela é indicada para celulite naquele grau 3 ou 4 que tem fibrose para cicatriz hipertrófica em quelóide ela não é tão eficiente mas você pode tentar fazer ela também é indicada para estria branca na estria Branca o que a gente quer não é quebrar uma aderência não é quebrar fibrose é na verdade passar o cabeçote repetidas vezes deixando a região bem vermelha.ao ponto de gerar processo inflamatório mesmo que vai fazer o fibroblasto produzir mais fibras de colágeno a ponto de eu conseguir diminuir a expessura daquela estria.
Na estria vermelha a gente não é interessante porque na estrela vermelha poderia até o efeito deletério e em vez de diminuir a espessura ou aumentar a espessura das estrias então indicativo mesmo é só estria Branca mas ainda não também ela tem algumas contra-indicações e essas contra-indicações elas devem ser levadas ao pé da letra para não causar prejuízo para o indivíduo a primeira contra indicação que a gente fala em mulheres grávidas a gente não vai fazer sobre abdômen gravídico porque não é interessante estimular aumentar o metabolismo nessa região isso que o metabolismo dessa região já vai tá acelerado o que vai estar gerando aí essa nova vida o feto em outra coisa que a gente também não vai fazer sobre áreas que tenham intencionados como a gente falou ainda ela não é capaz gente de fazer o transporte da linfa ela não faz drenagem linfática ela só estimularia os linfonodos mas se eu faço sobre Maria que já tá infeccionada que eu já tenho um acúmulo bacteriano ou que muitas vezes já tem a presença de pus o estado de sanguíneo eu aumentaria o edema dessa região e eu poderia tá aumentando com isso a infecção local então áreas infeccionadas também não é interessante da mesma maneira a gente fala que a gente não vai fazer em pacientes que tem um câncer os estudos hoje mostra um presente uma grande controvérsia sobre pacientes que têm ou não a presença de tumores antigamente a gente dizia que se existe muito mesmo você não fazia nenhum tipo de terapia que pudesse aumentar a circulação local porque aumentar a circulação e significaria aumentar o metabolismo e se poderia espalhar uma célula cancerígena mas isso efetivamente nunca foi comprovado por nenhum estudo científico então apesar de a gente ainda tem como contra indicação que não se faz em pessoas com câncer a gente não pode dizer que realmente espalha o tumor ou Case metástases em outra região contra indicação muito importante a ser considerada também gente há pessoas que possuam varizes o que que a Isis né A varize é uma tortura cidade da veia para eu pensar por que que essa velha de kiri uma tortuosidade eu tenho que pensar nos dois motivos principais que fazem a varizes aparecer que primeiro é a falha da válvula e aí eu acabo tendo refluxo sanguíneo e segundo gente é o que é um problema no colágeno que constitui a parede dessa veia Se eu fiz ainda não soube essa região principalmente se arruma varizes em alto relevo eu corro risco na verdade já rebentar-se a fibra de colágeno e estourar essa veia e isso poderia causar uma hemorragia que não seria interessante ao passo que eu também não conseguir estimular produção de colágeno que constitui a parede da vez especificamente para dizer que eu vou diminuir a formação dessa varizes então sobre varizes a gente também não faz pode fazer em áreas ao redor mas não sobre ela tem um também não faço sobre áreas de fragilidade capilar ou pessoas que me relataram que tem fragilidade capilar basicamente o que que seria uma pessoa com fragilidade capilar aquelas pessoas que você observa que ficam com manchas roxas muito fácil como a gente falar endermologia ela vai gerar uma pressão negativa e essa pressão negativa ela consegue muitas vezes sugar toda e puder me para dentro da minha manopla do meu cabeçote de inverno isso já fazia o que eu ia diminuir a espessura da derme está espremendo a derme e toda essa pressão aplicada sobre a dengue poderia estourar esses vasos sanguíneos mais especiais deixando hematomas na pele eles também não é interessante então a pessoa que tem para agilidade capilar a gente já contra indica sensibilidade que eu leve a gente até pode tentar associar com o modo pulsado que é o modo que dá intervalo mas daí a gente não conseguiria usar em derme de uma maneira de presente a gente teria que utilizar ela mais parada simplesmente para fazer uma estimulação tecidual o quê contra indicação que é importante a gente pensar é nas regiões que já possuem edema as regiões que já estão inflamados um edema natural edema digamos que a pessoa passou muitas horas de pé e teve aquele drama de membro inferior a inverno gente quando ela é localizada sobre o tecido quando ela é feita como a gente falou a dose correta de inverno é eu fazer considerando a minha nega de pele a festa pega de férias cá vermelhas vocês vão Será que a prega de pele ficar vermelha ela fica um pouquinho em alto relevo eu queria um edema local então se eu faço sobre uma região que já tem edema eu estaria aumentando e cinema o que não é interessante então pessoas também que tem edema crônico não existe a indicação na região bb.do realizarem dermo o que não quer dizer que na área dos linfonodos das grandes articulações eu não posso estimular meu aparelho de ideia outra coisa que eu tenho que pensar sobre dermo é a quantidade de vezes por semana que eu vou estar realizando esse terapia então que que a gente fala hoje que é ideal o ideal mesmo gente é de duas a três vezes por semana eu poderia fazer todo dia eu poderia a ideia ela não é um tratamento que necessita de descanso tecidual porque a alteração deu química que ela causa é muito local e geralmente a duração dessa alteração bioquímica que é a vasodilatação que a melhora da circulação ela fica quando no organismo por até 12 horas depois dessas 12 horas a gente já disse que o efeito cai muito então se eu quisesse fazer verme de novo no dia seguinte eu poderia o que a gente fala em torno de duas a três vezes por semana é que a frequência mínima necessária para eu conseguir observar o efeito terapêutico digamos que eu quero melhorar aquele aspecto da cicatriz eu quero quebrar aquela fibrose de celulite se eu fizer uma vez por semana e infelizmente eu não vou conseguir diminuir diminuir o destruir essa aderência por isso que a gente precisa de no mínimo duas vezes e o ideal mesmo seria três vezes por semana posso usar produto depois posso usar produto não só posso como devo como a gente falou os estudos científicos eles não demonstram que usar o produto para deslizar o cabeçote teria efeitos melhores na verdade os efeitos ótimo estão demonstrados com cabeçote sobre a pele seca mas como eu tenho aumento da circulação e eu crio até CD malocao se a gente utiliza produto cosmético principalmente cosmético hiperemiante termoativo que vai me ajudar a destruir essa fibrose euconsigo melhorar ação da minha EDERMO.

Continue navegando