Buscar

AP Tecnologia dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO: Otavio Silva de Jesus
RU: 1384722
ATIVIDADE PRATICA
(Tecnologia dos Materiais)
Os materiais selecionados para o trabalho foram os seguintes: 
Material Cerâmico: Vidro.
Material Metálico: Aço.
Material Polimérico: Polietileno de baixa densidade (LDPE).
1. Material cerâmico - Vidro das Janelas.
O vidro geralmente é produzido nas indústrias em larga escala e artesanalmente através de uma mistura de substâncias inorgânicas, que é denominada mistura vitrificável. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica. Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 °C de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). 
Figura 1 - Unidade dos Silicatos.
Figura 2 - Estrutura do Vidro (Quartzo e Sílica Vítrea Respectivamente).
O vidro é um material frágil, porém não fraco. Ele tem grande resistência a ruptura, podendo mesmo ser utilizado em pisos, é duro e rígido, porém não tenaz, não sendo apropriado para aplicáveis sujeitas a impactos.
1.1. Propriedades do material: 
Baixa condutividade térmica; dureza; impermeável a fluidos; ótimo isolante elétrico; vida útil prolongada; reflexão; índice de refração; reciclável; transparência (permeável a luz); resistência a abrasão; resistência ao fogo; densidade isolamento acústico; durabilidade química.
2. Material metálico - Aço inoxidável das pernas da mesa
O aço é uma liga formada principalmente pelos elementos ferro e carbono, já o aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos. Esse tipo de aço contém aproximadamente 11% de cromo, e é justamente por isso que se torna resistente à corrosão. Essa característica torna o aço inoxidável superior ao aço comum, as propriedades físico-químicas como a alta resistência à oxidação atmosférica o torna especial para várias finalidades.
2.1. Principais elementos de liga do aço inoxidável austenítico:
Cromo: é o elemento mais importante da liga, pois é o principal responsável pelo aumento da resistência a corrosão e oxidação. 
Níquel: E tido como o principal estabilizador da austenita. Também aumenta a resistência do aço a corrosão.
Carbono: apesar de aumentar a resistência mecânica do aço, sua presença pode ocasionar a corrosão intergranular mesmo para os baixos teores utilizados.
 Molibdênio: melhora a resistência a corrosão e aumenta a resistência mecânica em trabalhos a quente. 
 Manganês: também atua como estabilizador da austenita. Possui pequena influência na resistência a corrosão e diminui os efeitos devidos a presença do S na liga.
A estrutura cristalina dos aços inoxidáveis austenıticos é do tipo cúbica de face centrada (cfc), denominada de austenita gama (γ).
Figura 3 - Aço inoxidável Austenítico
2.2. Propriedades do material: 
Alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; facilidade de limpeza/baixa rugosidade superficial; aparência higiênica; material inerte; facilidade de conformação; facilidade de união; resistência a altas temperaturas; resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °c); resistência às variações bruscas de temperatura; acabamentos superficiais e formas variadas; relação custo/benefício favorável; baixo custo de manutenção.
3. Material polimérico – Vasilhas de Polietileno de baixa densidade.
O Polietileno de baixa densidade ou LDPE é um termoplástico à base de petróleo. Foi a primeira categoria de polietileno, produzida recorrendo a um processo de alta pressão por via de polimerização radical, método ainda em uso atualmente. O seu código de identificação é o 4. 
Figura 4 - Estrutura do LDPE
3.1. Propriedades do material: 
Excelente resistência (não solúvel) a ácidos, álcoois, bases e ésteres; Boa resistência aos aldeídos, cetonas e óleos vegetais; Resistência medíocre, e uso recomendado de apenas curta duração, aos compostos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, óleos minerais e comburentes; fraca resistência, e uso não recomendado, com halogenetos de alquilo.
4. Sugestão de troca de material
O material que eu sugiro a troca é o aço inoxidável da mesa, já que o trabalha para apoiar equipamentos eletroeletrônicos e mais suscetível a condução de corrente elétrica provindos dos aparelhos aos usuários. O que pode substituí-lo é o a madeira. Como é um material que tem condutividade elétrica num percentual extremamente baixo, a madeira e muito indicada para produtos de campo elétricos de alta frequência como postes e cruzetas.

Outros materiais