Buscar

Português PET 1 GABARITO COMPLETO 1 ANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PORTUGUES EJA-ARGIRITA/2021, PET 1
SEMANA 1 EJA PORTUGUES
1- A Tia Má poderia colaborar com grande circulação de informações e auxiliar na conscientização das pessoas, através de conteúdos ricos em informação histórica e social, assim como campanhas que incentivassem a denúncia de crimes de racismo.
2- Atrair mais clientes, assim lucrando mais, e sem contar que também é uma forma de dizer que as pessoas amam os seus produtos, como a batata frita, tanto quanto amam wi-fi grátis.
3- A) A formalidade de como o texto foi escrito e com assinatura no final revelam q o texto pertence ao gênero ''carta''.
B) Eu acredito que sim e a empresa também seria capaz de atender ao pedido da garota.
SEMANA 2
1- O tema principal abordado pelo texto, é a luta contra a submissão das mulheres ao patriarcalismo (sistema onde apenas o homem detém autoridade e poder sobre as decisões) imposto pela sociedade.
2- a)váriação social e váriação situcional
variação social:
"...ler livros que não falam de gente, mais só de bichos..."
variação situcional:
"...sem borboleta nem abelha de permeio."
B) Grifar as palavras: uns, de, do, à.
3- Não tem o mesmo sentido , porque a preposição "entre e contra" são antônimos , e com isso automática mente o resto do texto muda com as preposições que foram faladas antes .
SEMANA 3
1) Personagem, tempo, acontecimento, foco narrativo e espaço. 
2) Uso de uma linguagem simples e coloquial; presença de poucos personagens, se houver; espaço reduzido; temas relacionados a acontecimentos cotidianos.
3) Narrador observador.
Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano.
4) Ela já estava acostumada com a vida de ser barata, não tinha mais contas a pagar, não tinha que relacionar com seres humanos e aguentar o desafeto deles.
SEMANA 4
1- Durante o período do Brasil colonial, as mulheres eram tratadas como subordinadas pelos homens, ou o patriarcado. A mulher nesse período era perseguida, agredida e em muitas vezes, era mantida presa dentro de casa.
2- O preconceito e o machismo eram comuns naquele período, as mulheres eram vistas como uma espécie inferior aos homens. 
3- Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que o homem é superior à mulher ou que tem papel distinto só pelo fato de ser homem, subjulgando a mulher como sendo inferior. O machismo estrutural é cultural e característico a diversos aspectos de uma sociedade, tendo sido normalizado por muitas décadas.
4- Fazer com que mulheres ocupem posições antes não ocupadas, de liderança, por exemplo, de chefia, posições políticas importantes. Deixar de repetir aqueles termos ou piadas que ouvimos e repreender quem o faz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando