Buscar

ARTIGO CÉLULAS TRONCOS HEMATOPOIÉTICAS com.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM RELACIONADAS 
AO “TRANSPLANTE DE CELULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS” (TCTH)
Erica Cristina Cabral[footnoteRef:2], [2: Erica Cristina Cabral, discentes do 3° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Cosmopolita.] 
Marta Silva Pereira[footnoteRef:3], [3: Marta Silva Pereira, discentes do 3° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Cosmopolita.] 
Renata Caroline Ferreira Castro[footnoteRef:4], [4: Renata Caroline Ferreira Castro, discentes do 3° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Cosmopolita.] 
Sarah Duarte.[footnoteRef:5] [5: Sarah Duarte, discentes do 3° semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Cosmopolita.] 
Simone Galdino.[footnoteRef:6] [6: Simone Galdino, Docente e orientadora na matéria de Processos Históricos e Legislação em Enfermagem na Faculdade Cosmopolita.] 
RESUMO
O transplante de células tronco hematopoiético (TCTH) é utilizado para diversas doenças no sangue sendo ela hereditária ou adquirida ao longo da vida, benigna ou maligna. Esse tratamento tem a responsabilidade de resgatar a função medular e imunológica do paciente. A pesquisa tem como objetivo descrever algumas práticas de enfermagem em transplantes de células-troncos hematopoiéticas.
PALAVRAS-CHAVES: 
Literatura. Descritores. Hematopoiéticas. Critérios. Estudos. Resultados.
INTRODUÇÃO 
Transplante de células tronco hematopoiéticas é um tratamento terapêutico para doenças imunológicas, hematológicas e oncológicas sendo elas adquiridas ou geneticamente transmitidas1. O transplante consiste na aplicação intravenosa contendo as células tronco hepatopáticas com o intuito de reestabelecer e restaurar a função imune ou medular do enfermo que se encontra em condições para esse recurso terapêutico5. 
As células usadas no TCTH são adquiridas da medula óssea, cordão umbilical, placenta ou sangue periférico sendo do próprio paciente, irmãos gêmeos idênticos2 ou de doares compatíveis, encontrados através do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea4. Existe uma classificação especifica para o transplante com o intuito de identifica cada doador, sendo o autólogo que significa que as células usadas no individuo são do próprio paciente acometido por determinada enfermidade, halogênico quer dizer que as células são de doares compatíveis sendo ele parente ou não e o sigênico significa células doadas por irmão gêmeos idênticos2. 
Antes da aplicação de células tronco hematopoiéticas é necessário que a paciente faça a quimioterapia ou radioterapia com a intenção de eliminar a doença para incentivar a recuperação medular5 para que se tenha uma medula totalmente saldável, pronta para receber a infusão intravascular de células tronco hematopoiéticas (CTH). O paciente também requer cuidados especializados e específicos para o sucesso na recuperação do organismo1, pois esses medicamentos voltados para quimioterapia e radioterapia são agressivos, oferecendo sérios riscos à saúde do mesmo.
A aplicação CTH no paciente que passa por esses procedimentos citados visam o aumento de sobrevida e livre da doença chegando até mesmo à cura. 
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (CONFEN) nº306/2006, para a realização desse procedimento de TCTH é necessário uma equipe de enfermagem treinada e especializada com todos os conhecimentos técnicos e científicos voltados para o paciente, visando sempre à recuperação e bem estar do individuo4.
OBJETIVO
METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, na qual possuem a finalidade de reunir conhecimentos sobre “Intervenções de enfermagem relacionadas ao transplante de células tronco hematopoiético”, além de abreviar uma variedade de publicações científicas, as quais proporcionam aos leitores a compreensão atual sobre o assunto. Em termos nativos, permite que determinado assunto seja descrito sobre o ponto de vista teórico ou conceitual.
A pesquisa dos artigos científicos foi realizada a partir da busca eletrônica em sites públicos, tais como: Biblioteca Virtual Da Saúde (BVS) e Google acadêmico. Os Descritores utilizados para o levantamento dos artigos, de acordo com os Descritores em ciências da saúde (DeCS) foram: Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.
Os critérios de inclusão no estudo são: artigos na íntegra listados nos bancos de dados selecionados com os descritores em saúde relacionados acima e artigos publicados em português compreendidos no período de 2014 a 2020. E os critérios de exclusão: os artigos publicados nos anos inferiores a 2014, pois suas pesquisas científicas não estavam voltadas a temática.
Inicialmente foram encontrados 210 artigos, após aplicar os critérios de exclusão restaram apenas 10 deles. Em seguida foi realizada a leitura dos títulos, resumos e metodologia a fim de refiná-los para a composição final deste estudo. Nessa etapa, além de considerar os critérios de inclusão, excluímos da amostra os artigos repetidos e os que não se relacionavam com a temática. Dessa forma, selecionamos cinco artigos, na qual foram utilizados para a elaboração do respectivo trabalho.
Os estudos foram analisados e em seguida agregados por semelhança de conteúdo, sendo estes categorizados e organizados em quadros, apresentados de forma descritiva os resultados obtidos.
RESULTADOS E DISCURSÃO 
O Quadro 1 expõe os artigos selecionados, autor, ano de publicação, idioma; periódico onde foi indexado, e os resultados encontrados. Elencou-se 3 categorias, por meio da técnica de análise temática, que emergiram após leitura exaustiva 
Dos estudos encontrados: Cuidado elementar; Cuidado Técnico e Cuidado Atinente.
REFERÊNCIAS
1. LIMA, Kaoana; BERNADINO, Elizabeth. O cuidado de enfermagem em unidade de transplante de células tronco hematopoiéticas. Texto & contexto enfermagem, vol.23, núm. 4, outubro-dezembro, 2014, pp. 845-853. Universidade federal de Santa Catarina, Brasil. 
2. AZEVEDO, I; CASSIANO, A; CARVALHO, J; JÚNIOR, M. Cuidados de enfermagem direcionada aos transplantados com células tronco hematopoiéticas e suas famílias. Rev. Rene. 2017. jul-ago;18(4):559-66. Universidade federal do Rio Grande do Norte, Brasil. 
3. FERREIRA, M; NASCIMENTO, L; BRAGA, F; RODRIGUES, F. Competências de enfermeiros nos cuidados críticos de crianças submetidas a transplante de células- tronco hematopoéticas. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2017. 
4. LIMA, F; MORAES, A; VASCONCELOS, T; SOUZA, R; MENDONÇA, S; FERREIRA, M; GARCEZ, J; UENO, T; CARVALHO, M. Cuidados de enfermagem em perioperatório de Transplante de Células- Tronco Hematopoiéticas. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019. 
5. IZU, M. SILVINO, Z. SANTOS, L. BALBINO, C. Cuidados de enfermagem em pacientes submetidas a transplante de células- tronco hematopoéticas: Protocolo de revisão de escopo. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e575974381, 2020 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409. 
6. MOREIRA CORGOZINHO, Marcelo; GOMES, Jacqueline R.A.A.; GARRAFA, Volnei. Transplantes de Medula Óssea no Brasil: Dimensão Bioética. rev.latinoam.bioet.,  Bogotá ,  v. 12, n. 1, p. 36-45,  jun.  2012

Continue navegando