Buscar

SOCIOLOGIA EDUCACAO - EstudoDisciplinar(ED)

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA E EDUCACAO - Estudo Disciplinares 
O surgimento da sociologia enquanto ciência esteve intimamente ligado:
I. À Revolução Industrial e à complexa dinâmica social gerada por ela.
II. À Revolução Francesa que, ao derrubar o Antigo Regime, abriu caminho para a implantação do Capitalismo e para a nova configuração de sociedade que o acompanhou.     
III. Ao Iluminismo, movimento filosófico que forneceu as bases intelectuais para  as Revoluções do final do Século XVIII e século XIX, as quais resultaram na criação de sociedades mais complexas.
IV. À Revolução Russa a qual, após triunfar, destruiu os fundamentos da sociedade capitalista e criou um novo tipo de sociedade baseada na solidariedade e na valorização dos estudos da Sociedade.  
Estão corretos APENAS:
RESPOSTA LETRA A – I,II e III
Para Durkheim, o “fato social” se caracteriza por:
I. Flexibilidade.
II. Coercitividade.
III. Generalidade.
IV. Exterioridade.
Estão corretos APENAS:
RESPOSTA LETRA C - II, III e IV.
Para Durkeim, a educação significava:
I. O processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade e que garante, de certo modo, nossa sobrevivência dentro dela.
II. Condição essencial para a vida em sociedade, para a conservação dos costumes e da própria sociedade.
III. Elemento que permite a cada um se apropriar dos costumes existentes com a finalidade de produzir o rompimento com a tradição e lançar as sementes da transformação.
IV. A ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.
Estão corretos APENAS:
RESPOSTA: LETRA B - I, II e IV.
“Não sou obrigado a falar a língua de meu país, nem a usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentasse escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se for industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e métodos do século passado; mas se fizer isso, com certeza vou arruinar-me”
 “Aqui está, portanto, um tipo de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confundidos com os fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem com os fenômenos psíquicos, pois estes só existem na mente dos indivíduos e devido a ela”
 (Émile Durkheim. As Regras do Método Sociológico, p. São Paulo: Martin Claret, 2001)
Os trechos citados foram escritos por Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da Sociologia. Tais trechos (o segundo, especialmente) trazem uma definição para o conceito de:
RESPOSTA LETRA C – fatos sociais
Em relação ao sentido de se estudar a Educação e as transformações sociais que a atingem pela perspectiva da Sociologia, é correto afirmar que:
I. Tal como no contexto da filosofia da educação, trata-se de um exercício que tem caráter meramente analítico e contemplativo.
II.  Significa entender que há fenômenos tipicamente coletivos que devem ser analisados e tratados como tal.
III.  É importante porque parte do individual para o coletivo, investigando como as ações individuais influenciam e determinam os comportamentos coletivos.
IV. Tem o potencial de possibilitar uma atuação profissional mais consciente e efetiva, pois permite compreender fenômenos coletivos característicos da realidade na qual – e sobre a qual – se pretende atuar.
Estão corretos APENAS:
RESPOSTA LETRA E – II e IV

Continue navegando