Buscar

Av1 - Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201904223759)
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
		
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201903594343)
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
		
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201903577162)
	Segundo a Constituição brasileira, o meio ambiente é:
		
	
	Bem de domínio dos Estados.
	
	Bem de uso comum do povo.
	
	Patrimônio da Humanidade.
	
	Bem de domínio da União.
	
	Patrimônio nacional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201903688311)
	O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
	
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201903671562)
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
		
	
	Audiência Pública
	
	Controle de padrão de qualidade
	
	Elaboração do RIMA
	
	Equipe multidisciplinar
	
	Gestão ambiental
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201903696397)
	Assinale a opção que apresenta o objetivo da proteção concedida às áreas de preservação permanente
		
	
	delimitar a circunscrição onde poderá ocorrer a prisão em flagrante do autor do dano ambiental.
	
	e assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural
	
	evitar a exploração econômica das áreas de preservação permanente, bem como a especulação imobiliária que vem destruindo os mananciais urbanos e parques nacionais e, como isso, provocando alterações antrópicas na biota.
	
	preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, bem como o fluxo gênico da fauna e da flora, a proteção do solo e o bem-estar das populações humanas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201903577828)
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
		
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201903578152)
	A obrigação de reparar o dano ao meio ambiente no Brasil:
		
	
	É observada somente no âmbito civil.
	
	Independe da aplicação de sanções penais e administrativas.
	
	Só ocorre quando a conduta do infrator for dolosa ou culposa.
	
	É afastada em virtude da aplicação de sanção penal.
	
	Substitui a aplicação de sanção administrativa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201903577797)
	De acordo com Lei Ambiental, deve ser desconsiderada a pessoa jurídica:
		
	
	Sempre que a pessoa jurídica auferir lucro excessivo em relação às suas atividades.
	
	Sempre que ocorrer lesão ao patrimônio público.
	
	Toda vez que ocorrer fraude contra credores públicos.
	
	Diante da impossibilidade de reconhecer e identificar o real causador do danos ambiental.
	
	Sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201903696760)
	Diante de uma Ação Civil Pública, decorrente de dano ambiental em razão da destruição de floresta nativa considerada de preservação permanente com antecipação da tutela imposta para evitar o aumento do já detectado dano ao meio ambiente, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	A ação civil pública será proposta no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.
	
	Nas ações civis públicas poderá haver adiantamento de custas,emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem a solicitação da condenação da associação autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais.
	
	Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de dados para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, sem ser necessária a fundamentação sobre o mesmo.
	
	Não é admitida a inversão do ônus probatório nas demandas ambientais por aplicação subsidiária do Código de Defesa do Consumidor.
	
	Nas ações civis públicas, o Ministério Público tem legitimidade para propor a ação principal, mas não a ação cautelar.

Continue navegando