Buscar

Sociedade e Meio Ambiente

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:668328) ( peso.:1,50)
	1.
	Com os grandes aglomerados humanos, a relação sociedade e meio ambiente começa a demonstrar suas fragilidades, sendo que a falta de saneamento básico provoca consequências funestas, principalmente na Idade Média. Com relação à peste negra ou peste bubônica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em uma sociedade permeada por forte religiosidade, acreditava-se que a peste negra era enviada por Deus para punir os homens.
(    ) A doença causa na pele dos doentes placas enegrecidas, e também pode atingir as vias aéreas e o sistema circulatório.
(    ) A peste negra é originária das estepes da Mongólia, onde pulgas hospedeiras da bactéria Yersinia pestis infectaram diversos roedores que entraram em contato com zonas de habitação humana.
(    ) A prevenção é baseada no controle dos roedores e no uso de repelentes para evitar picadas de pulgas.
(    ) A tosse ou o espirro dispersam as bactérias em gotículas e podem disseminar a infecção de uma pessoa a outra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	2.
	A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar, que é transferido, criado e recriado de geração em geração. Com relação à cultura indígena brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- O povo indígena influenciou na medicina através da quinina, empregada como medicamento na cura da malária, entre outros exemplos.
II- O consumo de alguns alimentos, como a mandioca, milho, batata-doce, amendoim foi introduzido através dos índios.
III- Várias palavras utilizadas no nosso cotidiano são de origem indígena, como: paraná, maracanã, ipanema, carioca.
IV- O samba, o maracatu, a capoeira, que deram origem a diversos subgêneros musicais, tiveram seu início na cultura indígena.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	O crescimento da indústria brasileira que ocorreu no início da década de 1970 resultou em um aumento de empregos e renda dos trabalhadores. A concentração industrial no Brasil ocorreu principalmente no eixo Rio-São Paulo. Sobre o que resultou desse cenário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aumento de centros urbanos, crescimento das favelas e criminalidade.
	 b)
	Diminuição de centros urbanos e aumento do êxodo rural.
	 c)
	Aumento de incentivos na educação pública profissionalizante.
	 d)
	Unificação de programas sociais, como o "Bolsa Família".
	4.
	Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merecem nenhuma atenção especial, basta colocá-los na beira da calçada para serem recolhidos (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o ressurgimento da peste bubônica.
(    ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
(    ) Na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos estava presente na cidades, com postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
(    ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:    
FONTE: THOMAS, J. M; CALLAN, S. J. Economia ambiental: fundamentos, políticas e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a prática dominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo jesuítas, que tinham como função a evangelização dos índios. Estes jesuítas classificaram a população ameríndia brasileira em dois grupos. Como eram denominadas essas duas tribos na visão dos jesuítas?
	 a)
	Tupis e Ticunas.
	 b)
	Avá-Canoeiro e Tupis-guaranis.
	 c)
	Tupis-guaranis e Tapuias.
	 d)
	Xavantes e Tapuias.
	7.
	Na sequência do desenvolvimento histórico a partir do modo de vida sedentário, as leis de propriedade alteram a relação homem-homem para uma relação dono-propriedade. Diante dessas condições, evidencia-se a importância da propriedade privada e suas regras, surgindo o Código de Hamurabi, que preconizava o princípio do "olho por olho, dente por dente". Com relação ao Código de Hamurabi, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se alguém furta bens do Deus ou da Corte deverá ser morto.
(    ) Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser morta e enterrada na frente do local do arrombamento.
(    ) Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ela será condenada à morte e também aquela que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
(    ) Se um homem tomar uma mulher como esposa, mantendo ou não relações sexuais com ela, esta mulher será considerada esposa deste homem e não propriedade dele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Dois fatores foram fundamentais para o nascimento das primeiras civilizações: as mudanças climáticas, transformando o ambiente natural num contexto mais favorável, e o desenvolvimento da agricultura tradicional, permitindo a produção de um excedente de alimentos, produtos agropecuários e de manufaturas, criando as primeiras vilas de trocas. Assim, há cerca de sete mil anos surgiam as primeiras cidades. Sobre o nome das primeiras cidades existentes nessa época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alexandria e Tebas.
	 b)
	Catal Huyuk e Jericó.
	 c)
	Constantinopla e Jericó.
	 d)
	Alexandria e Constantinopla.
	9.
	A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilização. Com relação a esta, analise as sentenças a seguir:
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura.
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas.
III- A trocada posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa.
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Para fugir da escravidão, os negros se embrenharam nas matas brasileiras. Pelos meados de 1600, esses negros fugidos realizaram uma reunião e decidiram formar uma comunidade. Como era chamada essa comunidade?
	 a)
	União.
	 b)
	Quilombo.
	 c)
	Tribo.
	 d)
	Senzala.

Mais conteúdos dessa disciplina