Buscar

Desafio-Física dos semicondutores e junções PN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio-Física dos semicondutores e junções PN
Por medida de segurança, foram conectados dois diodos de silício em série na entrada de um circuito, o qual tem por objetivo o acionamento de um LED, de modo que a corrente elétrica flua em apenas um sentido. A fonte do circuito é uma pilha AA de 1,5 volts. O LED que deve ser ligado também é um diodo, mas que emite luz. Ao ligar o circuito, percebeu-se que o LED não foi acionado.
Veja a representação desse circuito.
Você, na posição de engenheiro, foi acionado para, seguindo os conceitos da física dos semicondutores, determinar a possível causa desse acontecimento. Com base nas informações apresentadas e nos seus conhecimentos, responda:
Por que o LED não foi acionado?
Padrão de resposta esperado
Para que haja uma corrente circulando pelo diodo, é necessário que a barreira de potencial seja quebrada, o que só é possível com um determinado nível de tensão (o qual, para um diodo de silício, é de aproximadamente 0,7 volts).
Como há dois diodos em série, praticamente toda a diferença de potencial será gasta para que essa barreira de potencial seja quebrada, ou seja, 1,4 volts, não sobrando quase nada de energia para que o LED possa ser aceso, ou seja, é por isso que o LED não acendeu.

Outros materiais