Buscar

Análise das Demonstrações Contábeis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lorraine Priscilla da Silva Santos (2456635)
	
	Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669552) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29701410
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração financeira, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76. Acerca da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2020.
	 a)
	A DLPA evidenciará o montante de dividendos por ação do capital social.
	 b)
	A DLPA não evidenciará a distribuição de dividendos.
	 c)
	A DLPA não evidenciará a reserva de lucros a realizar.
	 d)
	A DLPA não evidenciará a parcela dos lucros incorporada ao capital social.
	2.
	Pelas demonstrações contábeis, é possível a realização da análise horizontal e da análise vertical. Para o analista, traz uma visão do desempenho e o que representam as mais diversas contas, no balanço patrimonial e demonstrativo do resultado do exercício, quando de uma auditoria interna ou independente. Sobre a análise horizontal e a análise vertical, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Análise horizontal permite fazer um comparativo, do ano base de cada item do demonstrativo, com os valores do ano anterior.
(    ) Análise vertical avalia a estrutura de composição de itens das demonstrações contábeis e sua evolução no tempo.
(    ) Análise vertical é conhecida como análise de evolução.
(    ) Análise horizontal mostra a evolução de cada conta isoladamente, ou de cada grupo de contas, aplicando o índice de inflação ou deflação, evitando distorções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas. Essa apuração é feita pela empresa para um determinado período, que geralmente é de 12 meses. Primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas e/ou serviços, e na sequência subtraem-se os custos e as despesas, até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo. Como é chamada essa forma de apresentação?
	 a)
	Dedutiva.
	 b)
	Aditiva.
	 c)
	Persuasiva.
	 d)
	Assimétrica.
	4.
	As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objetivo da análise horizontal concentra-se na verificação da estrutura de composição de itens dos demonstrativos e a sua evolução no tempo.
	 b)
	Através da análise vertical, é possível detectar os motivos pelos quais o resultado de uma empresa melhora ou piora de um período para outro.
	 c)
	As análises vertical e horizontal devem ser empregadas de forma complementar, a fim de obter uma visão mais completa da situação da empresa.
	 d)
	A análise vertical compara os valores de uma demonstração em determinado exercício social com as demonstrações em exercícios anteriores.
	5.
	A Lei nº 6.404/76 aborda que o balanço patrimonial tem como finalidade demonstrar a posição financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado momento, permitindo o conhecimento e a análise da situação financeira da sociedade. Sobre as características do balanço patrimonial, analise as sentenças a seguir:
I- Representa uma posição estática.
II- Para o ativo, as contas devem ser dispostas em ordem crescente de grau de liquidez.
III- Para o passivo, as contas devem ser dispostas em ordem crescente de grau de exigibilidade.
IV- Dentro de cada grupo, a ordem de liquidez e exigibilidade deve ser mantida.
V- Dentro do ativo, encontra-se os grandes grupos denominados de Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 6404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm>. Acesso em: 24 nov. 2010.
	 a)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	A taxa de rentabilidade é obtida através da atividade operacional. Contudo, precisamos reclassificar as despesas financeiras e as receitas financeiras no grupo não operacionais. Nesse contexto, encontramos a conta Despesas do Exercício Seguinte. Sobre as Despesas do Exercício Seguinte, analise as sentenças a seguir:
I- O único grupo de contas que não se converte em dinheiro.
II- Serve para ajustar dívidas, de curto prazo.
III- A classificação no ano da ocorrência é despesa, e quando é do ano de referência, é receita.
IV- Quando é um valor relevante, exclui-se do ativo circulante e subtrai-se do patrimônio líquido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A análise de balanço de um ou mais exercícios, através da análise horizontal ou vertical, aponta e sinaliza os problemas a serem investigados para, assim, encontrar as soluções. Esta é uma ferramenta poderosa para a administração. Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo da Análise Horizontal:
	 a)
	Mostrar a evolução dos quocientes de atividade.
	 b)
	Mostrar a estrutura do grupo do ativo.
	 c)
	Mostrar a evolução de cada conta isoladamente ou de cada grupo de contas.
	 d)
	Mostrar a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício.
	8.
	O Ativo de uma empresa é composto por todos seus bens e direitos de propriedade e controle da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefícios presentes ou futuros. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
(    ) Se o bem ou direito não for de propriedade da empresa, constará normalmente do seu Ativo porque a empresa tem sua posse.
(    ) Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, títulos de crédito etc.
(    ) Para ser um Ativo, é necessário preencher quatro requisitos simultaneamente: ser mensurável monetariamente, trazer benefícios presentes/futuros, constituir-se bem/direito e ter seu controle de curto prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	A Demonstração do Resultado do Exercício - DRE - visa fornecer os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social, sendo que o valor calculado será transferido para contas do patrimônio líquido. Os lançamentos efetuados na DRE são apropriados segundo o regime de competência, ou seja, o registro ocorre independente dos valores terem sido pagos ou recebidos. Sobre os itens que compõem a DRE, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ativo, passivo e patrimônio líquido.
	 b)
	Receitas, custos e despesas incorridas.
	 c)
	Somente receitas e despesas.
	 d)
	Somente receitas e custos.
	10.
	A análise vertical permite, inicialmente, que o analista avalie a estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, o que chamamos de lógica de balanço. Quanto à análise vertical, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A relação dos realizáveis a curto prazo e dos exigíveis a curto prazo evidencia uma capacidadeplena de pagamento em que o índice de liquidez é superior a 1,0.
	 b)
	A maior aplicação de recursos foi nos realizáveis tanto a curto quanto a longo prazo, resultando em menores recursos aplicados no ativo fixo.
	 c)
	O capital próprio não foi capaz de financiar integralmente o ativo não circulante, porém foi suficiente para financiar o imobilizado.
	 d)
	A maior origem de recursos foi o capital próprio o que provocou baixo endividamento do perfil de curto prazo.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando