Buscar

Importância do uso de equipamentos de proteção na saúde

Prévia do material em texto

A profissional falhou em primeiro lugar ao ignorar o uso dos equipamentos de proteção, os equipamentos de proteção individual (máscara, luva, touca) são específicos para uma finalidade, e devem ser utilizados juntos, para maximizar a prevenção a qualquer tipo de infecção ou contaminação para com ela e os pacientes. 
 De acordo com o caso proposto, aparentemente a experiente técnica de enfermagem teve conduta inadequada, por diversas possíveis razões Maria se distraiu no exercício de sua função, vamos supor que por falta de treinamento, se este for o caso, teríamos que averiguar se o equipamento ou instituição na qual o acidente se deu, possui sistema de conscientização e informação disponível aos funcionários, devendo proporcionar palestras, cursos e tudo que for possível para deixar os prestadores de serviços e colaboradores preparados para situações como a exposta. Não se pode eximir Maria da negligência, afinal de contas, um profissional da saúde segue um rígido código de ética, normatizado em conselho federal, quero dizer com isto, que a profissional em questão teve conduta inadequada passível de punição por vias legais, tanto por se pôr em risco, quanto o paciente. 
 É apropriado que a unidade de saúde, exponha por meio de cartazes e que os profissionais busquem se atualizar e lapidar seus conhecimentos, para desta forma estar sempre atentos aos procedimentos corretos.
 Registrar notificação na CCIH (as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar foram instituídas por lei a partir de 1998 com a Portaria nº 2.616 do Ministério da Saúde), em vista disso “a notificação do acidente é extremamente importante para o planejamento de estratégias preventivas; além disso, ela é um recurso que assegura ao trabalhador o direito de receber avaliação médica especializada, tratamento adequado e benefícios trabalhistas. A subnotificação da exposição ocupacional a doenças infecciosas é uma grande barreira para entender os riscos e os fatores associados com a exposição ocupacional a sangue e fluidos corpóreos’’ (MARZIALLE, 2003)
MARZIALE, M. H. P. Subnotificação de acidentes de trabalho com pérfurocortante entre trabalhadores de enfermagem brasileiros. Rev. Bras. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 56, n. 2, p. 164-8, 2003.

Continue navegando