Buscar

Perguntas Disparadoras ANATOMIA CP

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR NP1
ANA GISELE DA SILVA OLIVEIRA – ODONTOLOGIA – PARQUE ECOLÓGICO MANHÃ
ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO
1.Cite quais são os diferentes tipos dentais e caracterize-os segundo suas peculiaridades anatômicas (05 características de cada grupo dental).
O ser humano desfruta ao longo da vida de uma dentição difiodonte. Apresentando assim na sua primeira dentição 4 grupos de dentes: Incisivos centrais e laterais, caninos e molares. Na sua segunda dentição, vai aparecer além do 3º molar um outro grupo dental, os pré-molares ambas hemi-arcadas, apresentando assim 5 grupos de dentes : Incisivos centrais e laterais, caninos, pré-molares e molares.
Características:
INCISIVOS CENTRAIS:
1. .São unirradiculares. 2.Borda Incisal 3.Sulcos de desenvolvimento. 4.Lóbulos de desenvolvimeno 5.Mamelos
INCISIVOS LATERAIS: 
1. São unirradiculares. 2. Borda Incisal 3. Fossa língua profunda 4. Cíngulo estreito 5 Forame cego.
CANINOS: 1.Crista mediana 2. Borda Canina 3. Fossa central côncava 4. Borda incisal 5. Unirradicular.
PRÉ-MOLARES: 1. Borda oclusal 3. Unirradicular ou birradicular, 4. Ponte de esmalte 5. Aresta 
MOLARES: 1. Borda oclusal 2. Sulcos 3. Birradicular ou trirradicular 4. Cúspides 5. Arestas
2. Dona Bernadete apresentou lesão de tecidos moles de cavidade oral em decorrência de estímulo mastigatório traumático por repetição. Sabendo que existem diferentes padrões de relacionamento oclusal inter-arcadas dentárias, caracterize aqueles definidos por Angle (Classes I,II e III de Angle referentes a caninos e molares). 
CLASSIFICAÇÃO DE ANGLE
.
CLASSE 1: São englobados casos de má oclusão em que a relação anteroposterior dos primeiros molares superiores e inferior é normal. Isto significa que a mandíbula e o arco dentário a ele superpost, estão em correta relação mesiodistal com a maxila e demais ossos da face. A cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior oclui no sulco central do primeiro molar inferior. A mal oclusão está geralmente confinada aos dentes anteriores.
Classe 2: São aqueles casos em que a arcada inferior se encontra em relação distal com a arcada superior. A cúspide mesio-vestibular do primeiro molar superior oclui no espaço entre a cúspide vestibular do primeiro molar inferior e a face distal da cúspide vestibular do segundo pré-molar inferior. Apresentam duas divisões:
Classe 2 – Divisão 1: Uma de suas características marcantes é a protusão dos incisivos superiores que apresentam uma inclinação axial labial. A forma da arcada se assemelha á um “V”.
Classe 2 – Divisão 2: São aqueles casos de classe 2 em que os incisivos superiores estão com inclinação axial ou lingual. O arco superior geralmente apresenta-se achatado na região anterior, devido a inclinação lingual excessiva dos incisivos centrais superiores. Existe uma sobremordida vertical excessiva, e o arco inferior apresenta frequentemente curva de Spee exagerada. 
Classe 2- subdivisão: Quando os molares de lado apresentam relação de classe 1 e o outro lado em relação de classe 2. Recebe a denominação de subdivisões direita ou esquerda, conforme a chave de oclusão de classe 2 esteja do lado direito ou esquerdo, respectivamente.
CLASSE 3: São aqueles casos em que o primeiro molar inferior encontra-se em posição mesial na relação com o primeiro molar superior. A cúspide mésio-vestibular do primeiro molar oclui no espaço entre a cúspide distal do primeiro molar inferior e a cúspide mésio-vestibular do segundo molar inferior. Também neste caso é usada a subdivisão quando existe um lado em chave de oclusão. Os incisivos podem ou não apresentar mordida cruzada, com as faces vestibulares dos incisivos superiores contactando com as faces linguais dos incisivos inferiores. Os incisivos e caninos inferiores encontram-se com excessiva inclinação lingual.

Continue navegando