Buscar

teste 4 aula 1

Prévia do material em texto

Teste 4 aula 1
		 
	
	
	1.
	
		 O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: 
	
	Certo
	
	cosmológico.
	
	
	moral.
	
	
	político.
	
	
	educacional.
	
	
	religioso.
	
Explicação:
Os pré-socráticos se ocuparam com a origem e a ordem do mundo, com o cosmo (Kosmos). Esta filosofia inicial era uma cosmologia. Indagavam sobre a  existência  e a ordem do mundo, a origem da natureza e as causas  de sua transformação ( CHAUÍ, M.de S. Convite à filosofia. São Paulo, Ática. 1995).
		
	Gabarito
Comentado
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 A filosofia faz perguntas sobre a existência, ou seja, ela se volta para tudo aquilo que, de algum modo, pode ser problemático para o ser humano. Assinale a alternativa CORRETA sobre o questionamento filosófico. 
	
	
	
	Volta-se apenas para as questões teóricas, não sobre a prática.
	
	
	A aceitação de "verdades" já estabelecidas habitualmente é um primeiro passo para abrir caminho para que o mundo seja percebido de modo estranho.
	Certo
	
	Se aplica a tudo, de maneira especial àquilo que é entendido como óbvio e que, na verdade, precisa ser elucidado. O questionamento filosófico é o mais amplo que existe.
	
	
	A filosofia questiona do mesmo modo que a ciência o faz: os objetivos são os mesmos, a metodologia é idêntica, na busca de se poder falar de uma mesma realidade.
	
	
	Questiona-se com a pretensão de que se alcance uma resposta total com a pergunta;
	
Explicação:
A filosofia parte da "não aceitação" de verdades estabelecidas; questiona-se, sem a pretensão de achar uma resposta total, cada resposta é uma nova pergunta; volta-se para questões teóricas e práticas; o questionamento filosófico é distinto do questionamento científico, a filosofia tem objetivos e metodologias específica.
 
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Pelo menos em se tratando do Ocidente, poucos questionam que a Filsofia tenha nascido na Grécia Clássica. Porém, já há muito tempo não se aceita mais a concepção do "milagra grego". Ou seja, ela teria surgido porque o povo grego seria privilegiado no âmbito racional; o que impediria que ela nascesse em outro local. Hoje, sabemos que apesar do valor inegável da Cultura Grega, no Período Clássico, a Filosofia nasceu pelo conjunto de vários fatores. A saber: I - A estuturação da Grécia em Pólis, e consequentemente do comércio, exigiu do homem grego uma "abastração" necessária às relações sociais. II - O sugimento da Democracia também foi fundamental, já permitiu a todos os habitantes a participação na sociedade grega, como cidadãos. III - A Ágora torna-se um espaço fundamental para o apimotamento do discurso; o que exigirá cada vez mais uma capacidade retórica nas relações públicas. Das afirmativas acima:   
	
	
	
	Somente I e II são falsas.
	
	
	Somente I é falsa.
	Certo
	
	Somente II é falsa.
	
	
	Somente III é falsa.
	
	
	Somente II e III são falsas.
	
Explicação:
A Democracia grega, no período clássico, embora "direta", possuía uma percepção limitada de cidadania. Assim, mulheres, jovens, homens endividades, escravos, estrangeiros... estavam excluídos dela.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		  Um dos temas importantes da filosofia de Platão era o significado da palavra democracia. Isto indica que Platão 
	
	
	
	descobre que o pensamento político de sua época ainda tinha muitas fragilidades
	Certo
	
	considera que a filosofia se fazia necessária para compreender e explicar o fracasso e a decadência da democracia ateniense e queria uma solução para isto.
	
	
	só se interessava por temas relacionados aos assuntos políticos, pois sua ambição era o governo ateniense.
	
	
	não conhecia esta palavra e se esforçava para desvelá-la
	
	
	estava interessado em implantar uma democracia particular em Atena
		
	Gabarito
Comentado
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 Como sugere o nome, os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem a Sócrates. Contudo, essa divisão se dá mais propriamente devido ao objeto de sua filosofia (o interesse pelo estudo da natureza) em relação à novidade introduzida por Sócrates, do que em relação à cronologia. Já que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele (como no caso de alguns sofistas). Assinale a alternativa que NÃO corresponde à filosofia dos pré-socráticos. 
	
	
	
	Cada filósofo pré-socrático sugeriu um elemento primordial ou causa de todas as coisas que compõem a realidade física.
	
	
	Tales de Mileto, Heráclito, Demócrito e Pitágoras são representantes desta filosofia.
 
	
	
	Buscaram construir uma explicação racional da natureza (physis) a partir de causas naturais e não sobrenaturais.
	
	
	Também chamados de naturalistas e tinham como escopo especulativo o problema cosmológico e buscavam o princípio (arché das coisas).
	Certo
	
	Dedicaram seus estudos à problemática do sagrado e dos mistérios da fé.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Sob quais condições a Filosofia nasceu fincada no chão da sociedade grega? 
	
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e artísticas.
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e políticas.
	Certo
	
	Sob as condições políticas, econômicas e culturais.
	
	
	Sob as condições religiosas, artísticas e econômicas.
	
	
	Sob as condições políticas, artísticas e culturais.
	
Explicação:
As condições materiais que propiciaram o surgimento da FIlosofia foram:
As viagens marítimas, pois o impulso expansionista obrigou os comerciantes a enfrentarem as lendas e daí constatarem a fantasia do discurso mítico, proporcionando a desmitificação do mundo (como exemplo, os monstros que os poetas contavam existir em determinados lugares onde, visitados pelos navegadores, nada ali encontravam);
- A construção do calendário que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite. Isso favoreceu a capacidade dos gregos de abstrair o tempo naturalmente e não como potência divina;
- O uso da moeda para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa análise sobre a valoração;
- A invenção do alfabeto e o uso da palavra é também um acontecimento peculiar. Numa sociedade acostumada à oralidade dos poetas, aos poucos cai em desuso o recurso às imagens para representar o real e surge, como substituto, a escrita alfabética/fonética, propiciando, como os itens acima, um maior poder de abstração.
A palavra não mais é usada como nos rituais esotéricos (fechados para os iniciados nos mistérios sagrados e que desvendavam os oráculos dos deuses), nem pelos poetas inspirados pelos deuses, mas na praça pública (Ágora), no confronto cotidiano entre os cidadãos;
- O crescimento urbano é também registrado em virtude de todo esse movimento, assim como o fomento das técnicas artesanais e o comércio interno, as artes e outros serviços, características típicas das cidades;
- A criação da Política que faz uso da palavra para as deliberações do povo (Demo) em cada Pólis (por isso, Democracia ou o governo do povo), bem como exige que sejam publicadas as leis para o conhecimento de todos, para que reflitam, critiquem e a modifiquem segundo os seus interesses.
		
	Gabarito
Comentado
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Identifique as alternativas que indicam os fatos que contribuíram para o surgimento da Filosofia no séc.VI a.C (500 a.C): I - A escrita alfabética que possibilitou novas formas de comunicação e o desenvolvimento da linguagem. II - As viagens marítimas e o contato com outros povos que ampliou a forma de compreensão do mundo. III - A invençãoda moeda e do calendário que provocaram o desenvolvimento da matemática e o poder de abstração intelectual. IV - O desenvolvimento das cidades e do comércio que estabeleceu novas formas de produção material e social. V - A invenção da política e o desenvolvimento do pensamento argumentativo. 
	
	
	
	Os enunciados II, III, IV e V estão corretos.
	
	
	Os enunciados I, II, III e IV estão corretos.
	Certo
	
	Todos os enunciados estão corretos.
	
	
	Os enunciados I, II, III e V estão corretos.
	
	
	Os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
Explicação:
As condições materiais que propiciaram o surgimento da filosofia na Grécia foram: a escrita alfabética que possibilitou novas formas de comunicação e o desenvolvimento da linguagem; as viagens marítimas e o contato com outros povos que ampliou a forma de compreensão do mundo, a invenção da moeda e do calendário que provocaram o desenvolvimento da matemática e o poder de abstração intelectual, o desenvolvimento das cidades e do comércio que estabeleceu novas formas de produção material e social e a invenção da política e o desenvolvimento do pensamento argumentativo.
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 Os primeiros filósofos foram denominados como pré-socráticos. Um deles é reconhecido como sendo o primeiro filósofo e escolheu a água como elemento primordial na sua explicação da natureza. Escolha a alternativa correta. Estamos fazendo referência a: 
	
	
	
	Empédocles de Agrigento
	
	
	Pitágoras de Samos
	
	
	Demócrito de Abdera
	Certo
	
	Tales de Mileto
	
	
	Heráclito de Éfeso
	
Explicação:
A filosofia  nasce no VI século a. C. na Jônia. Tales de Mileto é o considerado o primeiro filósofo e se preocupou com o que considerava  o princípio de todas as coisas, a água: parte do fluxo universal e como umidade elementar, está em movimento.

Continue navegando