Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNEC
André Botton 0021915
Resumo
A epiderme vegetal é um tecido das plantas com função de revestimento. Essa estrutura origina-se nos meristemas apicais, especificamente na protoderme, e é constituída, geralmente, por uma única camada de células vivas e justapostas. O objetivo desse resumo e explicar a epiderme suas características e funções.
A epiderme vegetal, por ser um tecido de revestimento, auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente.
A epiderme vegetal pode apresentar alguns apêndices com funções específicas:
· Pelos: radiculares ou absorventes: são prolongamentos das células epidérmicas presentes na raiz que aumentam a superfície de absorção de água e sais minerais;
· Tricomas: são projeções de células epidérmicas, presentes nas partes aéreas, com funções variadas. Algumas plantas, como a urtiga, contêm uma substância urticante que as protege contra o ataque de herbívoros;
· Acúleos: são formações da epiderme que se soltam facilmente dela.
 É frequente a presença de cutina, uma substância lipídica, nas paredes das células epidérmicas. A principal função dessa substância, que forma a cutícula, é atuar como uma camada protetora contra a perda excessiva de água, além de proteger contra o excesso de radiação solar. Acima da cutícula, é possível encontrar também uma camada de cera. A cutina com a cera fornece proteção contra fungos, bactérias e alguns insetos.

Continue navegando